Consciência de classe, história do movimento sindical no Brasil e promoção da organização e participação ativa dos/das trabalhadores/as em educação nos movimentos sociais, foram alguns dos assuntos abordados durante o Primeiro Curso de Formação de 2024-2026. O evento teve como público-alvo, os/as dirigentes dos SINTERO. O curso organizado pela Secretaria de Formação aconteceu nos dias 2 e 3 de maio, em Porto Velho.
O processo de capacitação visa fortalecer a consciência de classe, promover a organização e participação ativa dos trabalhadores em educação nos movimentos sociais, e resgatar a história do povo brasileiro. A luta da classe trabalhadora é contínua e vital, impulsionando o avanço em direção a uma educação de qualidade para todos.
A programação meticulosamente preparada pela SINTERO, por meio da Secretaria de Formação, colocou em foco o enriquecimento intelectual dos/das participantes. Elementos históricos que moldaram a sociedade brasileira e a importância dos movimentos sindicais foram explorados ao longo dos dois dias de curso.
“É primordial capacitar nossa equipe para que possam representar o SINTERO em qualquer lugar do estado e do país. Lutamos incansavelmente por políticas públicas, por uma educação inclusiva e de qualidade, e pela preservação do meio ambiente, fundamentais para garantir um futuro digno e justiça social para as próximas gerações”, afirmou Marileth Soares, diretora da Secretaria de Formação do SINTERO.
A Presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, enfatizou a importância da busca contínua pelo conhecimento e elogiou o trabalho exemplar realizado pelos diretores e diretoras do sindicato.
“Nós nos preparamos para preparar. Como educadores, entendemos que o conhecimento é libertador. Fazendo parte do maior sindicato de Rondônia, temos grandes responsabilidades, e o conhecimento adquirido consolida o trabalho de cada dirigente em sua região”, declarou Dioneida Castoldi.