O Conselho Municipal da Juventude entrou em contato com a Coordenação Regional de Ensino de Cacoal para solicitar que seja colocada à disposição dos alunas que frequentam a escola Bernardo Guimarães, no período noturno, uma das salas da escola para deixar seus filhos.
A solicitação aconteceu porque há muitas mães matriculadas na escola e que não possuem condições de contratar pessoas para cuidarem de seus filhos, durante o período em que frequentam a escola. Esta medida poderá ajudar muitas famílias e evitar a evasão escolar no período noturno da escola Bernardo Guimarães, onde funcionam várias salas de aulas que atendem alunos maiores de idade, praticamente todos casados e que desejam concluir o Ensino Médio visando uma vaga no ensino superior.
A preocupação dos membros do Conselho Municipal da Juventude tem o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (SEMAST) e precisa ser analisada com muito carinho pela Coordenação Regional de Ensino de Cacoal. Caso a ideia seja aceita, a Prefeitura de Cacoal estuda meios legais e administrativos para designar servidores públicos que possam cuidar das crianças durante o período em que pais e mães estudam.
O CMJ afirma que essa iniciativa possui uma finalidade social muito clara e seria muito importante que fosse realmente colocada em prática.
Fonte: Tribuna Popular