24 C
Porto Velho
10 abril 2026

Cássio Gois visita Sintero em Cacoal e ouve reivindicações da categoria

O deputado estadual Cássio Gois esteve, nesta sexta-feira (8), na sede do Sintero Regional Café, em Cacoal, para conhecer de perto as reivindicações dos profissionais da educação estadual e dialogar com a categoria sobre os itens da pauta de valorização. A visita ocorreu após o sindicato emitir uma nota de repúdio às declarações feitas pelo parlamentar em entrevista a uma emissora de rádio local.

Segundo o diretor do Sintero, professor Oto Odirco Braz, o encontro também teve como objetivo discutir as informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e pelo Governo de Rondônia, já que parte delas teria sido distorcida e publicada em diversos veículos de imprensa do estado, especialmente no contexto da greve da categoria.

Os pontos apresentados fazem parte de uma lista já protocolada pelo sindicato junto ao Governo de Rondônia desde novembro de 2024.

Ao se pronunciar, o deputado Cássio Gois afirmou que, a partir das informações colhidas, buscará contato direto com a presidente do Sintero, com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e com a Casa Civil do Estado para ampliar as discussões e buscar soluções concretas.

Os servidores presentes consideraram positiva a iniciativa do parlamentar, ressaltando que a aproximação de representantes do legislativo é fundamental para que os problemas da educação sejam tratados de forma realista, ouvindo quem vive o dia a dia nas escolas.

O Sintero encerrou a reunião agradecendo a presença de Cássio Gois e reforçando o convite ao deputado Cirone Deiró, também de Cacoal, para participar das próximas assembleias e ouvir diretamente as demandas da categoria.

Durante a reunião, professores e técnicos utilizaram a palavra para reafirmar as razões da paralisação e cobrar do deputado participação efetiva nos debates junto à SEDUC e à Assembleia Legislativa. Entre os pontos destacados estão:

  • Realização imediata de concurso público para professores e técnicos;

  • Cumprimento da legislação que trata da valorização dos profissionais da educação, incluindo itens da Meta 17 do Plano Decenal, ainda não implantados;

  • Instalação de estrutura para perícia médica em Cacoal, evitando deslocamentos para outros municípios;

  • Regulamentação da lotação de servidores emergenciais e combate à alta rotatividade;

  • Revisão dos descontos previdenciários aplicados a temporários;

  • Regularização da gratificação de especialização;

  • Solução para a situação dos “Amigos da Escola”, que, segundo os trabalhadores, gera insegurança administrativa e jurídica nas unidades escolares.

 

LEIA A NOTA DOS TRABALHADORES DE CACOAL 

DEPUTADO CÁSSIO GOIS FAZ PRESENTE NA ASSEMBLEIA DO SINTERO, EM CACOAL, E FIRMA COMPROMISSO COM A CATEGORIA.

No dia 8 de agosto, sexta-feira, o deputado estadual Cássio Gois, 2º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia, compareceu à sede do SINTERO em Cacoal, com a finalidade de conhecer as reivindicações dos profissionais da educação estadual e discutir com a categoria sobre os itens da pauta de reivindicaçõees do SINTERO.

O motivo da visita do deputado à Regional Café foi, sobretudo, em função da greve da categoria e referente às informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Governo de Rondônia, visto que algumas informações distorcidas foram publicadas em diversos veículos da imprensa de Rondônia.

Durante a conversa do deputado com os trabalhadores da educação, na Regional Café, diversos profissionais usaram a palavra para ratificar as razões da greve e reivindicar do deputado que participe de maneira efetiva e voluntária dos debates com a categoria e com a Secretaria de Estado da Educação. Na ocasião, os trabalhadores reforçaram as cobranças de todos os itens da Pauta de Valorização que o SINTERO encaminhou à SEDUC, desde o mês de novembro de 2024.

Entre os itens questionados na Regional Café, em relação às razões da greve, estão a realização imediata de concurso público para professores e técnicos; o cumprimento da legislação em vigor sobre a valorização dos profisisonais de educação, especificamente os itens da Meta 17 do Plano Decenal, ainda vigente, mas não implantadas pelo Governo de Rondônia. Os trabalhadores reivindicaram, ainda, que o Governo de Rondônia adote as medidas cabíveis para criar em Cacoal uma estrutura voltada para a realização de perícia médica dos servidores públicos estaduais, visto que, muitas vezes, os trabalhadores/trabalhadoras precisam se deslocar para outros municípios de Rondônia.
Ainda durante as discussões, os trabalhadores reivindicaram do deputado que busque os mecanismos legais, dentro da Assembleia Legislativa, com relação à lotação de servidores emergenciais nas escolas estaduais, uma vez que a rotatividade e insegurança administrativa destes servidores é incompatível com as demandas das atividades nas escolas. Outro aspecto abordado foi com relação aos descontos previdenciários dos trabalhadores emergenciais, bem como a situação da gratificação de especialização. A situação dos trabalhadores denominados “Amigos da Escola” também está entre os tópicos elencados pela categoria como sendo uma situação que provoca insegurança administrativa e jurídica, compromentendo o andamento das atividades desempenhadas nas unidades escolares de Rondônia.

Os itens de reivindicações citados pelos trabalhadores/trabalhadoras da Regional Café ao deputado Cássio Gois representam parte da lista já protocolada pelo SINTERO nos setores competentes do Governo de Rondônia. Assim, os questionamentos feitos pelos servidores, durante a reunião, não eliminam qualquer outro item constante da pauta oficial do SINTERO, já em poder da SEDUC.

Ao usar a palavra, o deputado Cássio Gois declarou que, a partir deste momento, e considerando todas as informações recebidas durante a reunião com os servidores, buscará o contato pessoal com a Presidente do SINTERO, com os membros da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e com a Casa Civil do governo estadual, objetivando ampliar as discussões e buscar as soluções sobre a situação da educação no estado. Os servidores presentes na assembleia dos trabalhadores consideraram positiva a inicitiva do deputado de fazer o contato pessoal e discutir de perto os problemas da educação, as propostas defendidas pela categoria e as ações da SEDUC.

Como é do conhecimento de todos, quem conhece com precisão os problemas da educação são os professores e técnicos que atuam diariamente nas unidades escolares de Rondônia. Neste sentido é que a aproximação do deputado representa um passo importante na busca pelas soluções de muitos problemas. Para finalizar, nós trabalhadores da Educação, especialmente aqueles lotados em Cacoal e Ministro Andreazza, em nome do SINTERO, agradecemos ao deputado pela presença em nossa assembleia e ao mesmo tempo convidamos o deputado Cirone Deiró, que também é de Cacoal para participar de nossas assembleias e ouvir a categoria.

Trabalhadores/Trabalhadoras em Educação de Cacoal (Regional Café)

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Sexta-feira nublada e com chuvas em RO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

Polícia divulga lista de foragidos em Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia, após investigações conduzidas pela...

Chuva forte atinge Vilhena e previsão indica mais instabilidade 

Uma forte chuva caiu na tarde desta quinta-feira (9)...

RO cria protocolo para proteger mulheres em locais públicos

O governo de Rondônia publicou nesta terça-feira (7), no...

PF deflagra operação contra o tráfico de drogas em RO

 Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8/4), a Operação Sepulcro,...

OAB Rondônia amplia ações com Caravana do Cuidado

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia,...

Padastro é preso após engravidar menina de 10 anos

Um homem de 23 anos e uma mulher de...

Lei aprovada isenta taxa de concurso para mulheres em RO

Na tarde da última terça-feira (7), durante sessão ordinária...