25 C
Porto Velho
26 outubro 2024

Violência doméstica: quase 100 medidas protetivas foram pedidas desde janeiro em Vilhena

A semana do Dia Internacional da Mulher começou com uma mega Operação envolvendo a Polícia Civil e o Ministério da Justiça, em 26 estados brasileiros e Distrito Federal. A Operação Resguardo, visando combater crimes de violência contra a mulher, movimentou Rondônia e Vilhena.

Segundo dados divulgados pela Polícia Civil de Rondônia nessa terça-feira (09 de março), desde o início deste ano 229 pessoas foram presas por violência doméstica. Em todo o território rondoniense, pelo menos 700 denúncias anônimas foram recebidas e 679 terminaram em inquéritos policiais. Confira os dados completos:

Em Vilhena, os números também foram altos. A Polícia Civil de Vilhena informou que 127 inquéritos policiais foram registrados, 55 já concluídos. Nos primeiros 67 dias de 2021, 92 requerimentos de medidas protetivas de urgência foram pedidas. A Delegacia atende os municípios de Vilhena, Chupinguaia e seus Distritos, com aproximados 216 atendimentos a vítimas no período.

DA DENÚNCIA AO INQUÉRITO

A PCRO de Vilhena confirmou que os inquéritos policiais, em sua grande maioria, iniciam-se com as denúncias anônimas (de familiares ou vizinhos) que chegam às Delegacias. A partir de então, uma investigação começa em torno dos fatos, terminando na prisão do agressor e apoio à vítima.

As denúncias podem ser realizadas de forma anônima nos canais da Polícia Civil, ficando em sigilo absoluto. O telefone divulgado (197) está sob responsabilidade da “Central de Atendimento, em Porto Velho, que encaminha apenas os fatos denúncias para as delegacias da área, mantendo sigilo do denunciante”, informou a PCRO.

CANAIS DE ATENDIMENTO

O telefone da Central (197) está disponível 24 horas por dia, para todo o Estado de Rondônia. Em Vilhena, os casos urgentes são atendidos presencialmente durante os plantões 24 horas, na Delegacia de Polícia Civil (localizada na Avenida Luiz Mazieiro, N° 4650, no prédio da UNISP em frente ao Posto Taffarel).

Os atendimentos especializados são realizados na Delegacia de Atendimento à Mulher, que funciona de segunda a sexta-feira das 7h30min às 13h30min (localizada na Avenida Paraná, N° 2141, Bairro Nova Esperança).

Veja os telefones de contato abaixo:

  • Delegacia de Polícia Civil (UNISP): 69 3322-3001.
  • Delegacia da Mulher: 69 3322-5851.

As denúncias também podem ser registradas online, por meio da Delegacia Virtual. As atividades do site http://delegaciavirtual.pc.ro.gov.br/ continuam funcionando normalmente, para vítimas que não consigam se deslocar até a Delegacia presencial ou não tenham meios para telefonar.

OPERAÇÃO RESGUARDO

Na segunda-feira (08 de março), a Operação Resguardo cumpriu 53 mandados de prisão, 1 mandado de busca e apreensão e realizou 69 diligências em 14 municípios de Rondônia. Todas as prisões foram realizadas por mulheres policiais civis, e os presos foram conduzidos ao sistema prisional onde aguardarão os encaminhamentos da Justiça.

A Operação foi uma realização das Polícias Civis de Rondônia, coordenada com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, tendo início no dia primeiro de janeiro e ocorrendo de forma simultânea no Dia Internacional da Mulher em todo o Brasil.

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner
Banner

Últimas Notícias