Cacoal que estava previsto para esta semana teve que ser adiado, após o prefeito Adailton Fúria desaprovar a frota, na manhã da terça-feira (15), durante vistoria no pátio da Escola Cláudio Manoel da Costa, aos ônibus de empresas terceirizadas que iriam fornecer o serviço de transporte escolar para os alunos das escolas rurais.
Os veículos foram reprovados por não cumprirem requisitos mínimos de segurança. Na cidade, as aulas presenciais nas escolas da rede municipal começaram no dia 8 de março.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito afirmou que uma das empresas, sediada em Brasília e que havia vencido a licitação, enviou ônibus totalmente inapropriados. Ele também desqualificou os ônibus de outras empresas, que igualmente não atendem às condições mínimas de usabilidade.
O prefeito também convidou o presidente da Câmara e vários vereadores para acompanhar a vistoria.
Em mensagem dirigida aos pais, Adailton Fúria pediu a compreensão em relação ao adiamento no início das aulas por mais alguns dias, pois autorizar o transporte com ônibus nessas condições iria colocar em risco a segurança desses alunos.
Ainda acordo com o prefeito, o município de Cacoal conta hoje com uma frota de 22 ônibus novos e mais 30 em comodato com o estado, que foram reformados, mas são insuficientes para atender a demanda. Segundo ele, são necessários pelo menos 80 ônibus para dar conta de transportar todos os alunos e por essa razão foi necessário a contratação de empresas terceirizadas, mas o que não estava previsto era que os proprietários dessas empresas enviassem uma frota nessas condições de precariedade e descaso para com o município contratante.
TRANSPORTE ESTÁ SENDO REORGANIZADO
Ao site Segundo News, o secretário municipal de Educação, Gideon Alves, disse que a secretaria está reorganizando o transporte escolar, e após a conclusão das vistorias, quando for definida a quantidade de veículos aprovados e reprovados, irá completar o transporte na área rural com ônibus próprios da frota do município. A data para o início nas escolas rurais ainda não foi definida.
Fonte: Segundo News
Fotos: Divulgação
- Advertisement -