Para marcar esse primeiro dia oficial de campanha, nesta terça-feira (16), quando está autorizada a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas, propaganda na mídia impressa e na internet, o candidato a governador pelo Podemos, Léo Moraes, lançou um documento intitulado ‘Carta aos Rondonienses’, no qual ele esboça os rumos que serão tomados numa gestão sob seu comando.
“Minha candidatura é movida pela certeza que Rondônia Pode Muito Mais, na confiança de que hoje podemos e devemos, com pressa, produzir um futuro que Marias, Franciscos, Santos e Teixeiras merecem e querem. Um futuro nada distante ou inalcançável, mas que resulta das escolhas e da ação do agora, pois gente que sonha junto faz o sonho acontecer, gente que sonha junto faz a hora para valer, faz verdadeiramente um Estado cada vez mais democrático nesse voo alto do desenvolvimento, da sustentabilidade, concretizado por políticas públicas, em que a participação social destaca-se como elemento indispensável na tomada de decisão”, diz ele na apresentação.
Na carta, Léo Moraes deixa claro que os anseios e as diferentes demandas da população estarão sempre “no centro das decisões”, ao contrário do atual governo, marcado pela lentidão de suas ações e não consegue ver as reais necessidades da população. “Nosso propósito é, como um foguete, ser célere na proteção de direitos essenciais e urgentes àqueles que tanto necessitam dos serviços públicos – em especial, a todos que estão distantes do exercício pleno da cidadania por conta da omissão de governos que não gostam de gente”, diz em certo trecho.
Léo Moraes propõe aos rondonienses “uma gestão efetiva, com uma estrutura de tamanho adequado a um novo modelo de gestão mais ágil e eficiente, com a melhoria do fluxo de informação, a racionalização de processos, a otimização de recursos humanos, tecnológicos, materiais e financeiros, consolidando e solidificando boas políticas públicas”.
Quanto ao Plano de Governo, no qual está inserida a Carta aos Rondonienses, Léo Moraes diz que “mais do que uma carta de intenções, representa o meu compromisso absoluto com a nossa gente, tanto no seu presente quanto no seu futuro. Rondônia pode muito, tem pressa, e tenho certeza que reúno todas as condições essenciais para levar nosso Estado e nossa gente a voos jamais imaginados”.
O documento aborda ainda temas como serviços de saúde de qualidade, educação que ensine o aprender, desenvolva o pensamento crítico, inovador e verdadeiramente libertário, política social que combata a pobreza, que incentive a moradia e que veja o esporte e o lazer como elementos primordiais para o desenvolvimento em seu sentido mais amplo.