O coordenador da bancada federal deputado federal Lucio Mosquini participou de uma reunião no Ministério do Meio Ambiente, para tratar das recentes operações que o Ibama vem realizando em áreas que abrange os estados de Rondônia, Acre e Amazonas.
A reunião contou com integrantes das três bancadas federais, que representam os respectivos estados, e foram recebidos pelo ministro interino do meio ambiente João Paulo Capobianco.
Pela bancada de Rondônia participaram os seguintes Congressistas: Deputados federais Lúcio Mosquini, Silvia Cristina, Coronel Chrisóstomo, Maurício Carvalho, Dr. Fernando Máximo, Thiago Flores, e Cristiane Lopes e Lebrão, como também o senador Jaime Bagattoli.
Com relação a Rondônia, o deputado Lucio Mosquini pediu ao Ministro que estipulasse um prazo maior para a retirada do gado.
“Existem aproximadamente 500 mil cabeças de gado na região, e o prazo que foi dado para remoção dos animais foi de apenas cinco dias, “precisamos de mais tempo até que consigamos construir um entendimento sobre o assunto”, disse Mosquini.
Quem não obedecer a determinação pode ter seu gado apreendido. De acordo com o Ibama, a operação, intitulada “Retomada”, tem como objetivo “cessar a degradação ambiental e propiciar a recuperação da área degradada
O coordenador da bancada de Rondônia lembrou que todos são contra o desmatamento, “não precisamos derrubar uma árvore sequer, é possível aumentar a tecnologia para aproveitar as áreas já antropizadas, mais é importante que o governo sente com o parlamento para construir um entendimento.
Mosquini disse que embora os produtores estejam criando gado em áreas irregulares, isso não tira deles o direito de posse sobre os animais.