A 35ª edição da Expocol terá na noite deste sábado um de seus grandes momentos, com várias atrações na arena do Parque de Exposições Marcos Donadon. É a noite do grande show de Amado Batista, mas antes do artista pisar no palco muita coisa vai acontecer no recinto. A programação começa, às 20 horas, com as finais da Prova dos Três Tambores, que este ano promete ser muito concorrida, com participantes de várias cidades do Estado. O diretor da prova, Jorge Mário, está confiante que as competições serão de alto nível.
E a disputa entre cowboy adultos e mirins, além das cowgirls por um lugar nas finais será a tarde, começando as 15 horas, com a provas de classificação. São esperados pelos menos 30 cavaleiros e cavaleiras na pista, sendo que vinte deles vão para a fase final do torneio. Nas eliminatórias, cada competidor terá de fazer duas passadas pelo circuito.
As disputas serão feitas com provas femininas e abertas, e a premiação será em dinheiro aos três primeiros colocados. Tanto na competição feminina quanto na abeta os prêmios serão de R$ 2,5 mil aos primeiros colocados; R$ 1,5 mil aos vices e mil reais ao terceiro lugar. Além das competições, haverá demonstração da escolinha de aprendizes, com medalha para todas as crianças que participarem.
COMO É A PROVA: Numa pista com três tambores, os competidores partem em direção ao primeiro tambor. Eles devem o contornar com um giro de 360° da esquerda para a direita. O segundo e o terceiro tambores devem ser contornados também em uma volta de 360°, só que da direita para a esquerda. Só depois dessa fase, os participantes devem ir até à linha de chegada.
Texto – Mario Quevedo