25 C
Porto Velho
28 novembro 2024

Chegada do PDT à Frente Democrática abre nova crise: PSOL e Rede fora, Benedito dentro

Não está nada fácil as vidas do PSOL e Rede (que formam uma federação) na Frente Democrática. O presidente do PSOL, Pimenta de Rondônia, ex-pré-candidato a primeiro suplente do ex-pré-candidato ao Senado Federal, Daniel Pereira (SDD), não está muito feliz com as consequências da mudança de postulante ao governo, com a saída de Vinícius Miguel(PSB). Porque ao ascender, Daniel Pereira deixou um vácuo na candidatura ao Senado e, Pimenta de Rondônia, como primeiro suplente, entendia que seria o candidato natural da Frente Democrática. Não foi.

Momento seguinte à vacância, PDT, MDB e PSD, que estão fora da FD, se articularam para ocupar a cobiçada vaga. Segundo fontes, o PDT ganhou a disputa e o ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Benedito Alves (PDT) deverá ser o candidato da Frente. PDT, como se sabe, é comandado pelo senador Acir Gurgacz que está inelegível enquanto aguarda decisão de instâncias superiores da justiça. Benedito, além de ex-conselheiro do TCE-RO, ex-secretário de Finanças, tem dezenas de mestrados e pós-graduações,  estreou como escritor (lançou mês passado o livro “Amazônia Brasileira: Soberania ameaçada”, pela Editora FGV).

Pimenta de Rondônia, por seu turno, vai bater o pé e exigir a cabeça de candidato ao Senado ou pular fora da Frente. Na quarta-feira que vem, ele estará reunido com a Executiva Nacional do PSOL para decidir qual rumo o partido vai tomar com esse novo quadro.

Pimenta lembra que o PDT nunca esteve ao lado de Lula, como o PSOL. Muito pelo contrário, Ciro Gomes disse que jamais faria qualquer movimento em prol de Lula. “O PSOL”, diz Pimenta, “quando o Lula estava na cadeia carregou o PT sem problemas.  Fomos o partido que denunciou o golpe na Dilma o Fora Temer e agora o Fora Bolsonaro.  Nem um partido que está na Frente exceto o PT e PSOL fez isso agora vamos querer ser respeitado como merecemos. Não vamos ser usados.  A vaga de Senado é nossa juntos com a Frente ou vou disputar o governo com um senador nosso”.

Quanto à Rede ser contra o ingresso do PDT no grupo, pesa o fato de que o senador Acir Gurgacz, na qualidade de presidente da Comissão da Agricultura, permitiu a aprovação da PL do Veneno (que flexibiliza o uso de agrotóxicos), que contraria à  todas as diretrizes do partido fundado por Marina Silva.

Porém, muitos fatores contribuíram para a chegada do PDT à FD, dentre eles, o fato de que a legenda de Acir Gurgacz sempre teve um bom relacionamento com PT, PSB, PCdoB, e, principalmente com Daniel Pereira. Além do excelente currículo técnico e intelectual de Benedito Alves que é, de longe, o mais preparado para ser senador da República do que os demais pré-candidatos já expostos.

Na noite de ontem o agora pré-candidato ao governo de Rondônia, Daniel Pereira, esteve com o pré-candidato ao Senado, Benedito  Alves, que registrou o encontro no Instagram: “Muito honrado de receber em minha casa Daniel Pereira, homem do bem e com longa folha de serviços prestados a Rondônia. Como vereador, deputado estadual, vice-governador, governador, agricultor, e mais de tudo, como professor que transforma gerações. Sempre será bem-vindo meu amigo”.  Tudo indica que será ele o novo postulante ao Senado da Frente Democrática. As convenções dos partidos da Frente acontecem simultaneamente no dia 31 de juho, próximo domingo. A do PDT, também.

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner

Últimas Notícias