Sintero mostra força e mobiliza servidores em Vilhena e Pimenta Bueno por valorização da categoria

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) demonstrou sua força nesta segunda-feira, 24, ao reunir um grande número de servidores da educação nas regionais de Vilhena e Pimenta Bueno. Os encontros contaram com a presença da presidente do sindicato, professora Dioneida Castoldi, e tiveram como objetivo principal discutir as pautas de valorização da categoria para 2025, além de reafirmar a luta em defesa dos trabalhadores.

Em Vilhena, a reunião aconteceu pela manhã, enquanto em Pimenta Bueno o encontro foi realizado no período da tarde. Durante as reuniões, Dioneida repassou informações sobre a última reunião com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destacando os avanços e desafios enfrentados pela categoria.

A presidente do Sintero aproveitou a oportunidade para agradecer a participação dos servidores e informou que, no dia 14 de março, haverá uma nova reunião com a Seduc para reafirmar as pautas já apresentadas, entre elas a questão da titulação, que visa beneficiar os professores. Já no dia 18, será realizada uma assembleia simultânea em todo o estado para definir os encaminhamentos das ações que serão adotadas pela categoria em resposta à posição do governo estadual.

Dioneida também destacou que o Sintero segue mobilizado e lembrou a recente manifestação ocorrida no último dia 17, durante a abertura do ano letivo em Vilhena, onde os trabalhadores cobraram do governador Marcos Rocha e da secretária de Educação, Ana Pacini, soluções para as demandas da categoria. A líder sindical elogiou o engajamento dos profissionais da região do Cone Sul, parabenizando todos que compareceram e reforçando a importância da união em busca de melhores condições de trabalho e valorização profissional.

Pautas de negociação

A imediata implantação do piso salarial nacional para os professores, sendo o limite da implantação em folha de pagamento no mês de março com retroativo a janeiro. Que seja garantindo também, o mesmo percentual aos técnicos educacionais.

Além da implantação do piso no mês de março, e o mesmo percentual para os técnicos, aguardamos uma resposta o mais rápido o possível em relação aos demais itens da pauta que tem como prioridade; Aumento do auxílio alimentação, equiparado as demais secretarias;

Implantação do auxílio transporte, na proporção de quatro passagens para os que laboram em dois períodos, e duas passagens para aqueles que fazem um período, sendo o valor tarifário de Porto Velho; Aumento do percentual das titularidades; Efetivação do concurso público.