Dirigente do MST, Valceir Gomes de Lima – o Lula do Assentamento – disputa uma vaga na Assembleia Legislativa para lutar pela agricultura familiar camponesa e pela soberania alimentar
Carolina Mello – Uma reportagem sobre candidatos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) publicada na última terça-feira (23/08) no site de alcance nacional Jornalistas Livres destacou as propostas do candidato a Deputado Estadual Lula do Assentamento (PT), do município de Alto Alegre dos Parecis.
Como mostrou o veículo de comunicação, entre as propostas de Lula do Assentamento para o estado de Rondônia, estão duas medidas extremamente necessárias para combater a fome: o fortalecimento da agricultura familiar camponesa e a retomada dos programas sociais de segurança alimentar.
O combate à fome é uma das principais bandeiras do MST, que conforme a Constituição ocupa terras que não cumprem a função social para produzir alimentos através da agroecologia, uma modalidade de produção agrícola que não usa agrotóxicos, e garantir o acesso da população a alimentos saudáveis.
“O MST além de ocupar as terras e produzir alimentos saudáveis se preocupa com a maior necessidade da população que hoje passa fome”, disse Lula do Assentamento, que é dirigente estadual do MST em Rondônia e vereador eleito duas vezes.
“Políticas de fomento à agricultura familiar contribuem para o desenvolvimento da economia local e garantem a toda população o acesso a alimentos saudáveis produzidos por famílias camponesas. Nós já vimos que essa medida funciona! Tanto no Brasil quanto aqui em Rondônia temos exemplos disso”, completou o candidato a Deputado Estadual.
Morador do assentamento Che Guevara, Valceir Gomes de Lima – o Lula do Assentamento – é conhecido na região por coordenar ações sociais de distribuição de alimentos para famílias carentes, a mais recente foi o Natal Sem Fome, campanha do MST que, em 22 de dezembro de 2021, doou aproximadamente 4 toneladas de alimentos em forma de cestas básicas para o povo indígena Guajuru, do distrito de Porto Rolim de Moura do Guaporé, e para famílias de Alto Alegre dos Parecis.