34 C
Porto Velho
7 novembro 2025

Sintero repudia violência em escola de Vilhena e cobra ação do governo de Rondônia

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero) manifestou profundo repúdio ao episódio de violência ocorrido nesta terça-feira (28) na Escola Estadual Genival Nunes da Costa, em Vilhena, onde um estudante do 1º ano do Ensino Médio foi brutalmente espancado a socos por um colega de turma durante a aula de matemática.

Em nota, a diretora da Regional Cone Sul do Sintero, professora Lívia Maria, lamentou o ocorrido e destacou que episódios como esse revelam o colapso das políticas públicas de proteção e apoio à comunidade escolar. “Quando um aluno sofre esse tipo de violência dentro da escola, toda a comunidade adoece”, afirmou.

Para a dirigente sindical, a violência crescente nas escolas de Rondônia é consequência direta da falta de suporte do governo estadual aos profissionais da educação. “A violência dentro das escolas é reflexo de um governo que não protege seus docentes, causando insegurança aos servidores que, por outro lado, enfrentam sobrecarga de trabalho e o abandono do Estado”, criticou.

Lívia Maria também cobrou a presença efetiva da Superintendência Regional de Educação e de representantes do governo nas unidades escolares, ressaltando a ausência de políticas preventivas e de apoio psicológico para alunos e servidores.
“Não há apoio psicológico nem políticas de prevenção à violência. Onde está o governo e as superintendentes para acompanhar o cotidiano das escolas públicas? É preciso sair do gabinete e ter atitude de enfrentar esse grave problema que se agrava a cada dia, adoece os trabalhadores em educação e deixa as famílias reféns da violência escolar”, questionou.

O Sintero informou que acompanhará o caso de perto e reforçou a necessidade urgente de ações concretas por parte do Estado para garantir segurança, respeito e condições dignas de trabalho e aprendizado nas escolas públicas de Rondônia.

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (SINTERO), por meio da Regional Cone Sul, manifesta seu mais profundo repúdio ao episódio de violência ocorrido nesta terça-feira, 28 de outubro, na Escola Estadual Genival Nunes da Costa, em Vilhena, quando um estudante do 1º ano do Ensino Médio foi brutalmente agredido por um colega de turma durante o horário de aula.

O SINTERO considera inaceitável que a escola, espaço que deveria ser de aprendizagem, respeito e convivência saudável, se torne palco de atos de extrema violência, revelando o abandono do Estado e a ausência de políticas públicas efetivas de prevenção, mediação de conflitos e apoio psicológico à comunidade escolar.

Para a diretora da Regional Cone Sul, professora Lívia Maria, a situação é alarmante e exige providências urgentes. “Quando um aluno sofre esse tipo de violência dentro da escola, toda a comunidade adoece. A violência é reflexo de um governo que não protege seus docentes, causando insegurança aos servidores, que por outro lado enfrentam sobrecarga de trabalho e o abandono do Estado”, afirmou.

A dirigente sindical também cobrou a atuação direta das autoridades educacionais. “Não há apoio psicológico nem políticas de prevenção à violência. Onde está o governo e as superintendentes para acompanhar o cotidiano das escolas públicas? É preciso sair do gabinete e ter atitude de enfrentar esse grave problema, que se agrava a cada dia, adoece os trabalhadores em educação e deixa as famílias reféns da violência escolar”, questionou.

O SINTERO reitera sua solidariedade à comunidade escolar da Escola Genival Nunes da Costa, coloca-se à disposição para acompanhar o caso e reafirma sua luta por uma educação pública segura, humanizada e protegida, na qual estudantes e profissionais possam exercer suas atividades com dignidade e tranquilidade.

SINTERO – Regional Cone Sul
Em defesa da educação pública e dos trabalhadores em educação de Rondônia.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Ezequiel Neiva garante mais três campos de grama sintética em Vilhena

A cidade de Vilhena recebeu três novos campos de...

Cláudia de Jesus cobra equipamento para exames de mamografia em Guajará-Mirim

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou requerimento...

Sexta-feira de calor e tempo nublado em Rondônia

Nesta sexta-feira (7), Rondônia terá um dia de tempo...

Filme O Agente Secreto chega aos cinemas em todo o país

O cinema brasileiro volta a ocupar seu espaço nas...

Mega-Sena sorteia R$ 48 milhões nesta quinta-feira

As seis dezenas do concurso 2.937 da Mega-Sena serão...

Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta...