25 C
Porto Velho
1 fevereiro 2026

Mulher fica com buraco na testa após harmonização com biomédica

Uma moradora do Distrito Federal descobriu um câncer de pele após realizar um procedimento estético que acabou deformando o rosto dela, deixando-a com um buraco na região da testa. A mulher aponta erro médico e procura reparação judicial devido aos danos causados.

Entenda o caso

A chef de cozinha Eliane Carvalho (foto em destaque), 51 anos, promove serviços de buffet em eventos há pouco mais de duas décadas. Em um desses encontros, em 2020, ela conheceu uma biomédica que atua no DF. A profissional de saúde se apresentou, falou do trabalho dela e convidou a chef de cozinha a fazer uma harmonização facial, em sua clínica na 714/914 Sul.

Eliane e a biomédica combinaram que a harmonização seria paga por meio de permuta (acordo em que contratante e contratado trocam bens e/ou serviços sem envolver dinheiro no negócio). Já em 2021, o procedimento foi realizado e correu bem. “Eu fiz o buffet do casamento dela e ainda paguei cerca de R$ 2 mil como complemento”, conta a chef de cozinha.

Contudo, Eliane tinha um pequeno nevo (termo médico para pinta) no alto do nariz, próximo às sobrancelhas. Segundo a chef, aquela marca de nascença não incomodava, mas a biomédica insistiu para que ela retirasse o sinal.

“Eu me consultava há anos com dermatologistas para acompanhar essa e outras pintas que tenho pelo corpo. A do meu rosto nunca me incomodou, pelo contrário, eu achava o meu charme. Mas a biomédica sempre falava: ‘Nossa, seu rosto está ficando bonito com a harmonização, mas essa pinta é horrorosa. Vamos tirar, por favor’”, conta.

“Ela dizia que o sinal era feio, que a harmonização estava legal, mas que aquela marca de nascença atrapalhava o trabalho dela.”

De tanto a biomédica insistir, Eliane cedeu e autorizou a retirada da pinta. Foram feitas três sessões de cauterização, que deixaram, logo de início, uma cicatriz gritante. “Na correria do dia a dia, eu pensava que logo aquilo ia sarar, mas a marca não saía”, comenta a chef. “Ela dizia: ‘Ah, vai sarar’, e eu confiava.”

Em vez de cicatrizar, a marca da cirurgia no rosto de Eliane só crescia. Fora o constrangimento no dia a dia e no trabalho, a chef de cozinha tinha que evitar o calor do preparo de alimentos no rosto, o que acabou a impedindo de trabalhar em alguns momentos.

Câncer de pele

Três anos se passaram e, enquanto Eliane tentava conviver com as marcas ainda na esperança que elas sarassem, a filha dela marcou, em 2024, uma consulta com um dermatologista para investigar o porquê de as cicatrizes só crescerem. Nesse momento, veio a surpresa negativa. “Imediatamente, o doutor diagnosticou um câncer de pele”, relembra a vítima.

Com o diagnóstico, Eliane foi a um cirurgião-plástico para a retirada do tumor, em novembro do ano passado. Para além da cirurgia, os profissionais apontaram um erro médico quanto à remoção da pinta, afirma a paciente.

Metropoles

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Rondoniense viraliza ao cantar em praia do Rio

Cantando de forma espontânea a música When I Was...

Nova 364: acidente deixa duas vítimas fatais em RO

Duas pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Ex-presidiário e dono de site lidera campanha contra o STF

O site de notícias Metrópoles é o veículo da...

Campeão de fisiculturismo morre aos 38 anos

Jason Lowe, fisiculturista que participou duas vezes do Mr...

“Pintou um clima”: Bolsonaro é citado em arquivos de pedófilo

Steve Bannon, um dos principais ideólogos e estrategistas da...

PM mata ex-companheira e outro homem a tiros

Na madrugada deste sábado (31), um policial militar matou...

Papudinha vira quartel-general político de Bolsonaro

Até a eleição de 2026, o principal centro de...

Ezequiel Neiva comemora licitação para pontes entre Cabixi e Pimenteiras

O Cone Sul de Rondônia, especialmente os municípios de...