A feira foi realizada de forma virtual entre os dias 19 e 28 abril.
Com objetivo contribuir para a valorização do artesanato produzido em Rondônia, foi realizada entre os dias 19 e 28 abril de forma virtual a Feira do Artesão Viva Cone Sul que contou com a exposição de trabalhos de 10 artesãos do Cone Sul de Rondônia.
O projeto da feira é coordenado pela jornalista e produtora cultural Queitiane Rodrigues, e foi contemplado no Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC 2ª Edição Pacaás Novos Prêmio para Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artístico-Culturais, no Eixo III – Categoria R, com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.
Queitiane Rodrigues ressalta que a feira contou com exposição de produtos artesanais entre eles de utilitários, lembranças e souvenires e ofereceu momentos de lazer e cultura para as pessoas que acessaram a plataforma da feira e ainda promoveu a valorização dos talentos regionais.
De acordo com Queitiane Rodrigues, a feira contou com a exposição dos trabalhos dos seguintes artesãos: Carla Paulik, Beatriz Camilo, Leciandra Lauros, Karla Patrícia Duarte, Noemi Maria Kotz, Elma Lúcia de Andrade, Viviane Dias, Andreza Carvalho, Marcio Guilhermon e Valéria Cordeiro.
“Foram apresentados lindos trabalhos na feira, e os artesãos estão de parabéns”, disse a produtora cultural que lembrou que a feira foi lançada através de uma live no dia 19 de abril na página do Facebook da Associação Diversidade Amazônica no seguinte endereço: https://www.facebook.com/Diversidadeamazonica.com1 .
Queitiane Rodrigues lembra que a plataforma da feira contou com ferramentas de acessibilidade com programa de interpretação em libras bem como recursos para aumentar letra e linguagem simples e clara para todos para facilitar a navegação na página da feira.
“Estou muito feliz, pois a feira ajudou a divulgar iniciativas inovadoras, pois através da realização da feira os expositores puderam divulgar seus produtos e consequentemente ter abertura de novos mercados e público, assim esse projeto foi muito importante para fomentar a economia criativa em Rondônia e contribuir para valorização da produção de artesanato feito no Estado. Agradeço a todos que contribuíram para a realização da feira e desejo que venham outras edições”, finalizou a coordenadora do projeto.