26 C
Porto Velho
29 novembro 2024

Média de mortos pela covid-19 cresce mais de 200% em um mês

O Brasil registrou mais 361 mortes e 77.166 novos casos de covid-19 no último período de 24 horas monitorado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Assim, a média móvel de vítimas calculada em sete dias ficou em 238. É a maior marca desde 25 de março. Nesta quarta-feira (6), o país completa nove dias seguidos com esse índice acima de 200. Em 14 dias, a média de mortes teve crescimento de 98,3%. Em 30 dias, a alta chega a 217%.

A média móvel de casos, que ficou em 57.829, também continua subindo. Em duas semanas, o índice avançou 45% Na comparação com os últimos 30 dias, a alta chega a 86%. O total de casos seguramente é ainda maior, já que os resultados positivos dos autotestes não entram nos índices oficiais, ampliando a subnotificação.

Estamos voltando ao patamar de 400-500 mortes/dia e parece que nada vai ser feito para barrar escaladas ainda maiores. Número de casos, mesmo grosseiramente subnotificados, chegando a 80 mil/dia. Isso antes que variantes da ômicron mais agressivas dominem por completo. SOS Brasil”, alertou neurocientista Miguel Nicolelis, pelo Twitter.

“Ele se refere às variantes BA.4 e BA.5, que já predominam nos Estados Unidos e na Europa, e são responsáveis pelos aumentos de casos nessas regiões. Estudos apontam que ambas têm maior capacidade de burlar a proteção das vacinas, bem como a imunidade adquirida por infecções anteriores, contribuindo assim para o aumento das reinfecções. De acordo com o último levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) as duas variantes também já predominam no Brasil. Elas responderam por 79,3% dos “casos prováveis” de covid-19 nas duas primeiras semanas de junho.

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner

Últimas Notícias