Com o intuito de garantir mais segurança e proteção aos cidadãos nesta eleição, deu-se início segunda-feira (26), a Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas – Seopi.
As forças de segurança pública no dia 2 de outubro, os profissionais atuarão em cartórios eleitorais, locais de votação e apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte.
Os boletins informativos serão divulgados a cada três horas, por meio do site e das redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Rondônia, os horários dos boletins serão iniciados a partir das 8h.
Os crimes computados, serão os crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos, entre outros), manifestações pacíficas ou violentas, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados, temporais ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.
Os trabalhos serão monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional – CICCN e pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual – CICCE.
A ação conjunta durante o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022 será acompanhada, em tempo real, por representantes do Tribunal Superior Eleitoral, Polícias Civis e Militares, Polícia Federal – PF, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Corpo de Bombeiro Militares – CBMRO, Ministério da Defesa, Agência Brasileira de Inteligência – Abin, Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – Sedec.
Já em Rondônia, todo o sistema de segurança será acompanhado pelo Centro Integrado de Comando e Controle, em uma sala do Tribunal Regional Eleitoral, comandado pelo gerente de Integração de Segurança e Fronteira, coronel Davi Moroni. Estarão empregados na Operação, Polícias Militares e Civis do Estado de Rondônia, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnico-Científica.