33 C
Porto Velho
14 outubro 2024

Médica cubana que atuou no Mais Médicos vive hoje de ‘bicos’

médica cubana Mariela Ambruster Almenares, 53 anos, vive de doações feitas por amigos e “bicos” esporádicos como cuidadora de idosos nas cidades de Nova Fátima e Nordestina, a cerca de 227 quilômetros de Salvador. Com a remuneração que consegue, paga as contas e ajuda a família, que mora no país em que nasceu.

A profissional nasceu na cidade de Santiago, em Cuba, e passou por dificuldades financeiras no interior da Bahia, após o fim do programa Mais Médicos. Ela trabalhou na atenção básica de Nova Fátima de 2013 até 2016, cidade com população estimada em 8.120 pessoas, em 2021, conforme os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Agora, para se manter na área da saúde, a cubana promove palestras gratuitas para jovens, adultos e idosos sobre prevenção a doenças e a importância da mamografia e dos exames preventivos e de próstata.

Desde o fim do programa, a cubana não conseguiu colocação na sua área de trabalho. A solução foi trabalhar como atendente de farmácias em duas cidades baianas: Feira de Santana e Nova Fátima.

Mariela Almenares também atuou como cuidadora de idosos, atividade que atualmente executa de maneira esporádica, como forma de conseguir dinheiro para pagar contas básicas e ajudar os filhos.

G1

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner
Banner

Últimas Notícias