Com vitória do presidente Lula, a esquerda de Cerejeiras se fortaleceu e vem se articulando para disputar as eleições de 2024. Novos nomes estão sendo cogitados para concorrer à Câmara e a Prefeitura.
Com apoio da deputada estadual Cláudia de Jesus, filha do ex-deputado federal Anselmo de Jesus, uma das grandes lideranças da esquerda rondoniense, um grupo da cidade articula um nome de consenso para montar uma chapa e concorrer ao pleito que se avizinha.
Para Câmara Municipal, um dos mais cogitados é o sindicalista rural e comunicador Gilmar Fagundes. Importante liderança do segmento produtivo ligado à agricultura familiar e grande expressão do rádio cerejeirense, o jovem morador da cidade goza de trânsito e ampla simpatia da juventude rural. Gilmar tem claro posicionamentos políticos em favor da classe trabalhadora. É inteligente, articulado e ponderado em suas ações políticas.
Outro que vem como pré-candidato em 2024 é o sindicalista Divino Borges que, por pouco não se elegeu vereador nas últimas eleições. Divino é uma das grandes lideranças de Cerejeiras e deve fazer a diferença nas urnas.
Acomodadas em suas demandas e compromissadas com seus acordos com o Poder Executivo e recebendo gordas diárias em viagens fora e dentro do Estado, as atuais lideranças – que diz representar a classe trabalhadora – sofreram grandes desgastes, devendo ser substituídas nas próximas eleições.
Outro fator que contribui para o novo cenário, é de que os atuais inquilinos da Casa Leis estão desacreditados junto à comunidade, sinalizando para uma grande renovação do quadro atual para a nova legislatura.