10/02/2019 às 09h11min - Atualizada em 10/02/2019 às 09h11min

No Cone Sul, governo incentiva o agronegócio, avalia condições das estradas e prestigia encontro tecnológico


 
Cerejeiras - O governo estadual está desencadeando diversas frentes de trabalho para desenvolver o setor produtivo rondoniense. No último sábado (09), em Cerejeiras, o vice-governador, José Atílio Salazar Martins, Zé Jodan, acompanhado do secretário regional do Cone Sul, Nilton Gomes, além do secretário de Agricultura, Evandro Padovani, estiveram representando o governador Marcos Rocha durante o 3º Encontro Tecnológico Safra 2019.

Realizado na 4ª Eixo entre a Linha 3 e 4, KM 3, o evento foi organizado pelo Sindicato Rural de Cerejeiras, Faperon e Aprosoja Rondônia, tendo como foco o aumento do cultivares de soja e agregar valores à cadeia produtiva do grão, bem como, estimular uma produção que atenda o mercado e seus derivados. Houve, ainda, palestras, informações sobre a cultura da soja, apresentações de resultados e novas culturas, e novas tecnologias de plantio e técnicas de cultivo.

De acordo com Zé Jodan, o governador Marcos Rocha dará total apoio ao agronegócio, oferecendo aos produtores opções diferenciadas de cultivos, garantindo capacidade produtiva. “Nós estamos aqui, em Cerejeiras, trazendo uma resposta firme do governo Marcos Rocha para o setor agrícola, conversando com os produtores e avaliando as estradas que dão acesso ao escoamento da produção. Quero dizer também que, vamos reformular a Emater, para que seja um órgão que garanta ações efetivas de apoio ao homem do campo, melhorando sua produção de leite, carne, peixe e, por outro lado, trazendo a viabilidade aos negócios, combatendo o desperdício, a corrupção, os privilégios, e fazendo um governo alinhado com a nossa população”, explicou o vice-governador.   
Sobre o encontro, Jodan destacou que, entre outras coisas, o evento se destaca em oferecer ao agricultor opções de cultivos, facilitando o planejamento para a próxima safra. Explicou que, existe um programa, capaz de realizar testes e avaliações comparativas de desempenho das variadas sojas.
 
Industrialização
 
Presente ao encontro, o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, parabenizou os organizadores que, segundo ele, teve vários desdobramentos para o setor produtivo. Padovani anunciou, em breve, uma feira de negócios com vitrine tecnológica que será realizada pelas entidades ligadas ao setor rural de Cerejeiras.
Ele destacou, ainda, o potencial da região na produção de milho, café, suinocultura, piscicultura, soja, entre outras culturas, lembrando que, o governo está trabalhando fortemente para trazer a industrialização ao Cone Sul.  
Padovani lembrou que, o chefe do DER, Coronel Meireles, esteve presente junto com a equipe de governo e percorreu a Estrada do Boi para, segundo ele, conhecer de perto a realidade que os agricultores enfrentam, sobretudo no período chuvoso, no escoamento da produção.
Em sua primeira visita à Cerejeiras como o secretário regional do Cone Sul, Nilton Gomes, reafirmou que, o setor produtivo, receberá atenção especial do governador Marcos Rocha. “O evento tem como foco fomentar o agronegócio, valorizando o pequeno agricultor”, disse ele em entrevista à imprensa local.

Realizado pela empresa Agrofarm, que tem à frente o engenheiro Hugo Dan, o encontro também contou com as presenças dos deputados estaduais Ezequiel Neiva, Luizinho Goebel, da prefeita de Cerejeiras, Lisete Marth, além de vereadores e um grande número de produtores rurais da região do Cone Sul.
 
Texto: Erick Angelim
Fotos: Elizeu Evangelista
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »