25/03/2019 às 08h44min - Atualizada em 25/03/2019 às 08h44min

Cerejeiras realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde nos dias 26 e 27 de Março.

O conselho municipal de saúde de Cerejeiras realizará nos dias 26 e 27 de março a 6ª Conferência Municipal da Saúde, o evento será realizado no plenário da Câmara Municipal, localizado na Avenida Brasil, 2570, Bairro Jardim São Paulo em Cerejeiras.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde Jonatha de Carvalho, médico veterinário e diretor da Vigilância Sanitária, o evento terá início nesta terça-feira a partir das 19:00h com a composição da mesa de autoridades, apresentação da Companhia Municipal de Teatro –COMTECER – Espetáculo; “Caminhos Distorcidos”, Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência e Palestra Magna: “Democracia e Saúde; Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” que será explanada pela Psicóloga e Especialista em Gestão de Serviços de Saúde Dra. Maria Regina Azevedo dos Santos.

Já na manhã de quarta-feira, 27, a programação terá início a partir das 07:00h com credenciamento dos participantes, discussão dos eixos, debates, ao meio dia será servido um almoço aos participantes e na parte da tarde a programação terá reinicio as 13:30h com elaboração de propostas, eleição dos delegados que irão participar da Conferência Estadual de Saúde em Porto Velho, plenária final e encerramento com entrega dos certificados aos participantes.

As conferências municipais de saúde estão sendo realizadas em todos municípios de Rondônia até o dia 15 de abril de 2019, conta com a participação de entidades representativas e a sociedade civil organizada e tem o objetivo de elaborar propostas de melhorias para a saúde no âmbito municipal estadual e federal, todas a propostas deliberadas e escolhidas durante a conferência municipal serão apresentadas na conferência Estadual, que será realizada em Porto Velho-RO e se aprovadas, serão levadas para apreciação da conferência nacional de saúde, que será realizada em Brasília-DF em data ainda não definida.

O que é o Sistema Único de Saúde (SUS)?

SUS é uma sigla que significa Sistema Único de Saúde, o sistema de saúde pública do Brasil. O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela lei nº 8.080/90.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Básica, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.

A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »