04/07/2019 às 07h06min - Atualizada em 04/07/2019 às 07h06min

Jaqueline Cassol integra grupo de trabalho que busca redução do suicídio no Brasil

Assessoria

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), vice-líder do Progressistas na Câmara dos Deputados, foi apresentada como coordenadora na região Norte da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação (FPSA), lançada nesta terça-feira (2), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A FPSA tem como principal objetivo trabalhar pela redução de casos de suicídio e automutilação no Brasil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo mundo, estima-se que 800 mil pessoas se suicidam anualmente. No Brasil, a epidemia levou mais de 55 mil pessoas à morte entre os anos de 2011 e 2015. No mesmo período, o Ministério da Saúde notificou mais de um milhão de casos de violência autoprovocada, 69% em mulheres. Em Rondônia, de acordo com a Polícia Civil, 398 pessoas cometeram suicídio nos últimos 4 anos.

Durante o evento, a deputada federal Jaqueline Cassol chamou atenção para os números da região Norte. “Dois estados estão na lista do Ministério da Saúde com os piores índices de suicídio. Sendo Amazonas e Roraima. Em Rondônia, nós tivemos quase 400 casos em 4 anos. Temos que conter esses números, trabalhar para evitar que mais vidas se percam”, enfatizou a parlamentar. Ela também alertou, ainda, sobre o vertiginoso crescimento de suicídio entre jovens indígenas. “Entre eles, o número de ocorrências é oito vezes maior que entre os jovens brancos e negros.”
 

Em Rondônia, a deputada já realiza atividades voltadas para a superação da angústia e depressão, trabalho que motivou sua escolha como coordenadora da região Norte. Novas atividades sobre esta temática já estão programadas e devem acontecer entre os dias 18 de julho e 08 de agosto, em diversos municípios de Rondônia. Durante o evento a deputada destacou que “é necessário ter mais consciência e menos preconceito com essa temática”.

A Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação é presidida pelo deputado federal Lucas Gonzalez (NOVO-MG) e tem como vice-presidente a deputada Tabata Amaral (PDT-SP). Em breve será apresentada a agenda de trabalho e ações que serão desenvolvidas nos estados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »