05/10/2019 às 11h57min - Atualizada em 05/10/2019 às 11h57min

Colorado do Oeste: Alunos do IFRO são destaques na 9° Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Entre os dias 27 e 29 de setembro, os alunos do curso Técnico em Agropecuária do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, Sanderson Silva Urcino da Costa, Stefhany Melo Pereira e Vanessa Reis Martins, participaram da fase final da 9° Olimpíada Brasileira de Agropecuária (9° OBAP), em Foz do Iguaçu, Paraná.

A OBAP é uma competição científica destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico e Recursos Naturais. Os alunos são colocados em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, resolvendo questões que simulam problemas reais da agropecuária. Este ano a competição contou com a participação de outros países, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Angola

A primeira fase da OBAP foi virtual, e contou com a participação de aproximadamente 500 equipes, o que corresponde a 1500 alunos. Nesta fase classificaram-se apenas 30 equipes, considerando a melhor equipe de cada unidade, desde que ela ficasse entre as 30 primeiras vagas. O IFRO se destacou nesta fase, classificando 3 equipes na modalidade integrado (Colorado do Oeste, Cacoal e Ariquemes) e uma equipe de Cacoal na modalidade subsequente.

As 30 equipes classificadas do integrado (de diversos estados brasileiros) se desafiaram nas provas teóricas e práticas. A prova prática foi composta de 3 etapas, a prova de adubação, inseminação artificial em bovinos e uma prova de agrimensura. Todas as provas com um nível alto de dificuldade.

Na cerimônia de fechamento foram chamadas ao palco as equipes que se destacaram para o recebimento de medalhas. Dentre inicialmente 1500 alunos e 500 equipes, a equipe de Colorado do Oeste alcançou a 6° posição geral, alcançando uma medalha de prata no evento, se consagrando como um dos destaques da 9° edição da OBAP. Emocionados, os alunos subiram ao palco para receberem suas medalhas diante de autoridades da área agropecuária do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia e Angola. Destaca-se também que a equipe obteve a 2° melhor nota geral na prova de inseminação artificial de bovinos e tiraram nota máxima na prova de adubação.

A equipe agradece imensamente a toda a comunidade do IFRO Colorado! Consideramos que o resultado é fruto do trabalho de todos que fizeram parte da formação de cada aluno (técnicos e docentes). Agradecemos em especial o apoio do Prof. Jessé Alves Batista e do Coordenador da CPVIII Anderson Braun dos Santos, cujo as orientações foram fundamentais para esta conquista. Acreditamos que este resultado reflete a força do nosso curso técnico e que estamos sim entre as melhores instituições de ensino técnico do Brasil e aparentemente da América do Sul.

"Esperamos que este resultado motive a todos, para que no próximo  tenhamos mais equipes competindo, aumentando assim a representatividade do Campus neste evento que vem se consagrando como um evento de grande importância no ensino técnico." Ressaltou o professor Flávio Caldeira.

Equipe Agrotech Colorado

Orientador: Flávio Henrique Bravim Caldeira
Alunos: Sanderson Silva Urcino da Costa, Stefhany Melo Pereira, Vanessa Reis Martins.
Colaboradores:  Anderson Braun dos Santos, Jessé Alves Batista.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »