09/10/2019 às 11h07min - Atualizada em 09/10/2019 às 11h07min

​Em Rondônia, 344 PMs estão em desvio de função; 111 só à disposição da governadoria

Tem PM até no Senado Federal à disposição do ex-governador Confúcio Moura

Painel Politico
Enquanto a população de Rondônia se queixa da falta de segurança pública e Sérgio Moro tenta emplacar seu ‘pacote anti-crime’, a Polícia Militar do Estado parece que não anda muito preocupada com a questão. Um ofício encaminhado ao secretário de Defesa do Estado, coronel Hélio Pachá, demonstra que atualmente 344 policiais militares estão em desvios de função, ocupando cargos de que vão de cedência a outros estados à segurança pessoal de autoridades.

Até mesmo o ex-governador Confúcio Moura, atualmente senador, tem um PM para chamar de seu. Seu ex-ajudante de ordens, Maurício Marcondes Gualberto está à disposição de Confúcio em Brasília.

A Casa Militar do governo abriga o maior número de PMs, 111 estão à disposição, sendo que nada menos que 56 estão encarregados da ‘segurança pessoal´. No gabinete do governador, três policiais atuam diretamente em cargos de assessoramento do governador, sendo que um deles é ‘coordenador do gabinete´.

A Sesdec, secretaria de Defesa, conta com 62 policiais militares ocupando funções diversas, que vão de ‘monitoramento de redes sociais´ a ´motoristas´, passando pelo próprio secretário, um dos mais competentes policiais operacionais e com maior número de condecorações da história da PM de Rondônia, Hélio Pachá.

O Tribunal de Justiça abriga atualmente 37 policiais militares sendo que praticamente todos estão encarregados da segurança dos magistrados. O Ministério Público conta com 24 policiais, que fazem a segurança de membros e servidores do Parquet. Já a Assembleia Legislativa está ocupando atualmente 33 PMs, grande parte à disposição dos gabinetes. A Força Nacional levou 21 policiais que estão atuando em outros estados, grande parte no Pará.

Até a prefeitura de Porto Velho, quem diria, tem militares à disposição. O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves tem 3 policiais para cuidar de sua segurança e a primeira dama, Ieda Chaves conta com dois que fazem a sua segurança. No total, 7 militares estão na prefeitura.

Órgãos como DER, SEDAM, SESAU, SEPOG, SEAS, CAERD, SOPH e prefeituras de Cacoal, Candeias e Ji-Paraná também contam com PMs à disposição. De acordo com dados do governo, a PM tem atualmente um efetivo de 5.500 homens, incluindo alunos do curso de capacitação.

Monitor da violência

Rondônia registrou alta de quase 4% no número de mortes violentas nos dois primeiros meses de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o monitor da violência divulgado pelo G1. Com relação aos outros estados do Brasil, Rondônia e o Amazonas – que mostrou alta de 3,3% – são os dois únicos que apresentaram aumento no número de assassinatos no primeiro bimestre do ano. No total, o país teve queda de 25%.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »