20/11/2019 às 16h32min - Atualizada em 20/11/2019 às 16h32min

Em Pimenteiras, 5º Concurso da Beleza Negra acontece neste sábado

O Concurso da 5ª Edição da “Beleza Negra”, evento que acontece neste sábado, dia 30, a partir das 21h, no Pavilhão da Igreja Católica, em Pimenteiras do Oeste, será mais uma vez palco do concurso “Beleza Negra”. 
Nesta edição é possível acompanhar as mudanças de posturas e comportamentos das jovens e mulheres da comunidade local com seu corpo, seus traços mais marcantes e sua feminilidade. A estética padronizada e imposta pela sociedade e pela mídia como único padrão de beleza da mulher brasileira são questionadas durante o processo que envolve a realização do Concurso e que não se resume a um único desfile de beleza.
Como resultado desse processo formativo, jovens e mulheres que participaram das primeiras edições do Concurso manifestam mudanças de postura e valorização da autoestima que alteram positivamente comportamentos de toda a comunidade local.
Esta, que é a 5ª edição, e somente moradoras do município de Pimenteiras podem participar do evento, informou a presidente da Associação dos Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste, Izabel Mendes.
O concurso foi criado por Izabel em 2007, com o objetivo de resgatar o orgulho da cultura negra nos próprios remanescentes do município. “Muitos têm vergonha de serem negros e se deixam levar pelo preconceito. Esse concurso reafirma a identidade dos afrodescendentes”, comenta.
A última edição do concurso foi realizada em 2015 e teve como vencedora Prisciliana Lino dos Santos (eleita Miss Beleza Negra), Adeisiane Miranda Brito (1ª Princesa Beleza Negra) e Ketulli Andressa Broiano (Miss Simpatia).
As candidatas vão desfilar em trajes esporte fino, social e afro-brasileiro, e serão avaliadas em vários quesitos como presença de palco, desenvoltura, beleza, espontaneidade, carisma e simpatia.
Além do título de Miss Beleza Negra, Miss Simpatia e Miss Elegância, as vencedoras ainda vão receber uma premiação em dinheiro arrecado pelos patrocinadores. 

Mais informações sobre o concurso de beleza podem ser obtidas pelos telefones (069) 99318-9186. 
Fonte:Wilmer Borges
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »