09/12/2019 às 10h27min - Atualizada em 09/12/2019 às 10h27min

Acadêmica de Cerejeiras ganha bolsa para estudar Engenharia Agronômica na Costa Rica

Midiarondonia.com.br
A aluna Fernanda Eduarda Freitas Oliveira, acadêmica do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Colorado do Oeste, moradora do município de Cerejeiras (RO), conquistou uma das duas bolsas disponíveis para estudar na universidade de Earth, na Costa Rica. A outra selecionada de 2019 é do Campus de Ariquemes (RO).
 
Para participar do processo seletivo, os alunos fazem a inscrição preenchendo um formulário com questões relacionadas a vida pessoal e aos anseios em relação ao futuro e à Universidade; além disso, eles devem enviar 3 cartas de recomendação que pode ser feita por qualquer profissional ou pessoa que os conheça; enviam também o histórico escolar. Na segunda fase, os Professores da universidade vem até o IFRO e aplicam uma prova de matemática básica; seguida de uma entrevista em grupo e uma individual.
 
Os alunos selecionados recebem bolsa integral para realizarem o curso de Engenharia Agronômica na Universidade EARTH como internos e dividem o quarto com uma outra colega de um país de língua espanhola por quatro anos.
 
Ao final do terceiro ano eles podem voltar ao Brasil para realizar o estágio ou podem ir para qualquer outro país.
 
As bolsas são doadas por pessoas físicas ou jurídicas de qualquer lugar do mundo e o valor investido é de aproximadamente 30 mil dólares por ano.
 
A professora de língua espanhola do IFRO Campus Colorado do Oeste Ms Rosane Salete Sasset afirma que é uma excelente oportunidade para que os alunos consigam realizar um curso superior em outro país e conheçam outras culturas, pois lá eles convivem com colegas de mais de 40 países. "A troca de informações entre eles é um aprendizado de vida que ultrapassa qualquer limite do mundo acadêmico, desenvolvem as relações interpessoais, aprendem sobre questões sociais bastante diversas da realidade deles e tornam-se verdadeiros cidadãos preocupados com o ser humano e com o cuidado em relação ao meio em que vivem". Afirma Rosane.
 
Fernanda Eduarda vê a aprovação como uma grande oportunidade. "A Universidade EARTH é uma das melhores universidades de agronomia e além de aprender espanhol, língua oficial da Costa Rica, a graduação tem a disciplina de inglês durante todo o curso, além da oportunidade de realizar estágio em qualquer lugar do mundo, já que a Earth recebe alunos dos mais variados países, para mim é a realização de um grande sonho." Finaliza Fernanda.
 
Além de Fernanda Eduarda, o município de Cerejeiras já está sendo representado pelas acadêmicas Evili Marai Martins Silva e Kaenda Furquim Cardoso, que foram selecionadas em anos anteriores.
 
A acadêmica Evili Marai recebeu a diplomação em Engenharia Agronômica em dezembro deste ano e Kaenda Furquim concluiu o primeiro ano de faculdadea no país Costa Rica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »