19/03/2020 às 09h53min - Atualizada em 19/03/2020 às 09h53min

Chiquinho da Emater enaltece médico de Cerejeiras que cria dispositivo que facilita cirurgias no cérebro

Neurocirurgião obteve destaque nos EUA e seus pais ainda residem em Cerejeiras

Assessoria
O deputado estadual Chiquinho da Emater (PSB) como de praxe em reconhecimento as personalidades de Rondônia, enalteceu na manhã desta terça-feira, 17, na Assembleia Legislativa o dispositivo criado pelo Neurocirurgião de Cerejeiras, Thiago Albonette Felício que tem sido destaque na América do Norte pela eficácia no auxilio nas cirurgias do cérebro.

De acordo com o parlamentar este dispositivo foi desenvolvido, junto com outro médico brasileiro, Daniel Prevedello, que se trata de um mecanismo para ajudar no tratamento cirúrgico de tumores cerebrais profundos e sangramentos cerebrais.

A inovação proposta por ambos possui registro de propriedade intelectual na Universidade do Estado de Ohio, na cidade de Columbus, onde Thiago presta serviços e a etapa seguinte a ser cumprida será produzi-lo através da indústria do segmento.

O médico esclarece que por meio do dispositivo, os tumores cerebrais profundos que tem difícil acesso cirúrgico, podem ser evitados mesmo considerando a possibilidade de poder haver dano em tecidos normais durante a cirurgia.

Na carreira crescente dos médicos, outros projetos também foram apresentados, como por exemplo, fundamentações na 30ª Reunião Anual da Sociedade Norte-Americana de Base de Crânio, que aconteceu entre os dias 06 e 09 de fevereiro, em San Antônio, no Texas, onde reúne as maiores autoridades mundiais das áreas de neurocirurgia, pescoço, otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça.

Chiquinho da Emater além do reconhecimento exposto parabenizou Thiago pelo recebimento do prêmio “Pôster Destaque”, pela participação ativa em trabalhos, bem como pela ministração de palestras de grande valia e por exercer atuante função de revisor de revistas científicas de sua área, destacando que o médico cerejeirense com os pais ainda residentes no município detém experiência com formação em Cuiabá e especializações em Curitiba e na Alemanha.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »