24/03/2020 às 08h38min - Atualizada em 24/03/2020 às 08h38min

Cerejeiras: inicia campanha de vacinação contra gripe nesta terça-feira (24)

A vacina que protege a população contra o vírus que causa gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B) está disponível a partir de hoje terça-feira (24), no município de Cerejeiras (RO).
 
Nesta primeira etapa, que segue até 27 de março, serão imunizados idosos acima de 60 anos ou mais. A campanha geral encerra em 22 de maio.  A iniciativa faz parte de uma determinação do Ministério da Saúde que antecipou a campanha nacional que aconteceria em abril e é feita anualmente. Rondônia já recebeu a primeira remessa de doses de vacina, cerca de 120 mil, e repassa aos municípios conforme a quantidade de pessoas inclusas no grupo de risco em cada cidade. A meta é vacinar no mínimo 90% do público-alvo.
 
Locais de Vacinação em Cerejeiras
 
Barracão da Feira Municipal – Avenida das Nações, esquina com Rua Rio de Janeiro, Centro.
 
Creche Municipal Isabel Oliveira – Avenida Brasil, equina com Rua Minas Gerais – Bairro Floresta.
 
Escola Estadual Jerônimo de Santana – Rua Robson Ferreira, esquina com Rua Florianópolis, Bairro José de Anchieta.
 
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), enfermeira Marilúcia Ribeiro, destaca que a vacina não protege contra a pandemia do coronavírus.
 
‘‘A vacina não tem nenhuma influência no Covid-19, o que nós temos é uma arma poderosa contra a influenza, então pedimos ao grupo de risco que são nossos idosos que se vacinem, nosso objetivo é evitar aglomerações, inicialmente a vacina será destinada somente aos idosos de 60 anos ou mais, os demais públicos que inclui além de idosos, profissionais de saúde, professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento. E ainda crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, deficientes, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, servidores do sistema prisional, e os que têm de 55 a 59 anos, estaremos agendando e divulgando posteriormente, todos serão vacinados.’’, Esclareceu Marilúcia.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »