02/05/2020 às 11h45min - Atualizada em 02/05/2020 às 11h45min

Cerejeiras reabre parcialmente o comércio sem respeitar decreto municipal

MÍDIA RONDÔNIA
Ilustrativa
Na mesma noite em que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou mais 83 casos de coronavírus em Rondônia, elevando o total para 585 infectados, totalizando até o momento 18 mortes em razão da doença, o comércio de bares e lanchonetes de Cerejeiras (RO) reabriu “gradualmente” suas portas nesta sexta-feira (01).  Na realidade, o comércio está funcionando com ou secreto decreto, a Notificação Recomendatório nº. 09/2020/1ªPJCER do Ministério Público da Comarca de Cerejeiras não autoriza a reabertura de bares e balneários.

O fato estarrecedor é que, segundo pesquisadores da Universidade de São Paulo e Brasília, os registros subnotificados podem ser 20 vezes maiores do que os números oficiais, implicando dizer que, em Rondônia teriam, se as contas estiverem corretas, 11.700 casos, segundo revelam informações de pesquisadores do portal Covid-19 Brasil, conforme reportagem do jornal Correio Brasiliense (link abaixo).

Em um cenário menos caótico, uma cidade como Urupá (RO) que, ontem (01) bateu o recorde de infectados com 15 casos confirmados, segundo as contas dos pesquisadores, o município estaria hoje com um total de 300 pessoas contaminadas pela Covid-19. 

Leve-se em conta que, segundo o último censo do IBGE, o município registrou 13.296 habitantes, sua rede pública de saúde não suportaria a grande demanda em caso de contágio em massa e entraria em colapso, a exemplo de muitas cidades brasileiras que não cumpriram os protocolos de isolamento e aglomerações, não tendo vagas em UTIs e nem respiradores suficientes.  
 
O novo decreto da prefeitura de Cerejeiras nº. 149/2020 (link abaixo), que cobra um plano detalhado dos empresários do segmento de academias e também dos templos religiosos, para retornar suas atividades a partir do dia 04/05/2020 mediante apresentação de um PLANO DE FUNCIONAMENTO DETALHADO, que será analisado pela comissão do Comitê de Enfrentamento do Covid 19 de Cerejeiras e se aprovado o Corpo de Bombeiros posteriormente emitirá certidão onde consta a capacidade máxima de pessoas que o estabelecimento comporta, seguindo recomendação do Ministério Público Estadual.

Em um rápido giro pela cidade de Cerejeiras, na noite desta sexta-feira (01) foi constatado pela reportagem deste MÍDIA RONDÔNIA, bares e lanchonetes funcionando normalmente, sem o menor cuidado por parte dos empresários e clientes, verificou-se flagrantes aglomerações em alguns lugares e a inexistência do uso de máscaras (tanto pelo consumidor como pelo dono do estabelecimento) e meios de proteção defendido no decreto divulgado na última quinta-feira (30). 

“Na verdade, o povo não se deu conta da gravidade do vírus. Não se protege e ainda continua com práticas antigas: realizando festas particulares, aglomerações em bares, indo à pesca, balneários, caminhando pelas ruas sem proteção e colocando em risco à vida alheia”, revela um antigo advogado que milita na cidade.

“O povo só vai acordar quando essa doença começar a matar pessoas de suas famílias e verem os leitos de hospitais lotados”, relata um educador do município que, entre outras coisas, chama a atenção para as barreiras sanitárias que não funcionam e faz um grave alerta. ”Estão chegando muitas pessoas de Porto Velho na cidade de Cerejeiras e região. Algumas para passar o isolamento, outras em busca de trabalho e diversão em cidades como Pimenteiras e Cabixi”, diz a fonte pedindo para lhe preservar a identidade.
 
Click e veja a notícia do correio Braziliense que trata da subnotificação dos casos de covid 19 no Brasil: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/04/30/interna-brasil,850099/subnotificacao-pode-ocultar-mais-de-um-milhao-de-infectados-pelo-covid.shtml
 
Click e veja o novo decreto que trata da abertura das academias e Templos Religiosos de Cerejeiras: http://www.cerejeiras.ro.gov.br/sem-categoria/decreto-no-149-2020-fica-instituido-o-plano-estrategico-de-retomada-gradativa-e-segura-das-atividades-economicas-no-municipio-de-cerejeiras-e-enfrentamento-da-propagacao-decorrente-da-covid-19-no-m/

Veja fotos abaixo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »