07/05/2020 às 13h38min - Atualizada em 07/05/2020 às 13h38min

Cerejeiras: Começa segunda-feira (11) a terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza

MÍDIA RONDÔNIA
A terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B), começa nesta segunda-feira (11) no município de Cerejeiras (RO). 

Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde, Marilúcia Aparecida Ribeiro, nesta fase haverá uma divisão em duas etapas e o cancelamento do dia D que seria realizado no dia 09/05/2020.    
                            
A terceira fase da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe no município de Cerejeiras será destinada a:              
                                                                     
*CRIANÇAS DE 06 MESES A MENORES DE 06 ANOS DE IDADE

*PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

*GESTANTES

*PUERPERAS (mulheres em período pós-parto até o 45º dia).

A vacinação ocorrerá no período de 11 a 17 de maio de 2020 nas Unidades Básica de Saúde:
 
UBS Maria José Neiva de Carvalho – PSF-A, localizado na Rua Fernando de Noronha nº. 831, esquina com Avenida dos Estados, atrás da Emater, Bairro Eldorado.
 
UBS Drº. Hercílio da Silva Dutra, Posto Feliz, localizado na Rua Fernando de Noronha nº. 2180, Bairro Floresta, Setor CTG.

As salas de vacinação estarão atendendo de segunda a sexta-feira no período da manhã das 7:30 as 10:30h e no período da tarde das 13:30 as 16:30h.

No período de 18 de maio a 05 de junho de 2020 a vacinação será destinada aos Adultos de 55 a 59 anos de idade e também os professores.

Lembrando que as vacinas não imunizam contra o coronavírus Covid 19 e todos deverão levar o cartão de vacina e cartão SUS.
 
O QUE É GRIPE INFLUENZA

► A gripe influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos: influenza/gripe: A, B, C e D.

► O vírus dessa gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.

► Os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

► Tipo A – são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves.

► As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre.

► Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de duas proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).

► Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1) pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.

► Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

► Tipo B – infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em dois principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos. 

Tipo C – infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativa a saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

Em 2011 um novo tipo de vírus da gripe foi identificado. O vírus influenza D, o qual foi isolado nos Estados Unidos da América (EUA) em suínos e bovinos e não são conhecidos por infectar ou causar a doença em humanos. [Informações do Ministério da Saúde].
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »