22/05/2020 às 22h41min - Atualizada em 22/05/2020 às 22h41min

Secretário de saúde emite Nota de Esclarecimento sobre primeiro caso positivo de Coronavírus em Cerejeiras

Rádios Ondas Verdes FM esclarece notícia veículada

MÍDIA RONDÔNIA
O secretário municipal de saúde do município de Cerejeiras (RO), Ederson Lopes, emitiu Nota de esclarecimento, referente ao primeiro caso confirmado de contaminação no município.
 
Segundo a nota, trata-se uma moradora de Cerejeiras, 32 anos, que estava em tratamento contra um câncer no cérebro e estava internada no Hospital do Amor em Porto Velho (RO) havia 67 dias, vindo a óbito nesta quarta-feira (20).
 
Segundo fontes do Portal Eletrônico Mídia Rondônia, após o óbito, exames possivelmente confirmaram que a paciente testou positivo para o Covid 19, inclusive o sepultamento teve que ser realizado na capital, não sendo permitido o traslado do corpo para Cerejeiras.
 
A confirmação da contaminação e óbito foi informado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) pelo Boletim nº.67 publicado pela Secretaria Estadual de Comunicação – (SECOM-RO), link do boletim: http://www.rondonia.ro.gov.br/edicao-67-boletim-diario-sobre-coronavirus-em-rondonia/
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO RÁDIO ONDAS VERDES FM 104,9

A Rádio Ondas Verdes FM 104,9 por meio do seu departamento de Jornalismo, vem a público esclarecer: Referente a nota veiculada no Programa Tribuna Livre, produzido e apresentado pelo Jornalista Elizeu Evangelista, vem a público esclarecer. “A notícia veiculada com o título: CONFIRMADO PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS EM CEREJEIRAS teve como base o Boletim nº. 67 publicado pela Secretaria Estadual de Saúde, que diz que uma moradora de Cerejeiras havia positivado para COVID-19 e vindo a óbito. Desde o falecimento, haviam informações de que a paciente, que tratava um câncer em Porto Velho, estava com suspeita de COVID-19, mas, no momento da transmissão do programa, ao vivo, a Secretaria Municipal de Saúde não havia confirmado ao apresentador tratar-se do mesmo caso. Dessa forma, esta Emissora de Rádio esclarece que há apenas um caso confirmado no município.
 
NOTA ESCLARECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CEREJEIRAS.

Nota Esclarecimento nº. 03

Secretaria Municipal de Cerejeiras
 
Caso confirmado COVID-19
 
CONSIDERANDO, que nos dias atuais o Ministério da Saúde, em parceira com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde vem trabalhando assiduamente no combate de enfrentamento COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde de Cerejeiras vem esclarecer o primeiro caso confirmado.

Paciente passava por tratamento no município de Porto Velho à 67 (sessenta e sete) dias, na edição nº. 67 - BOLETIM DIÁRIO SOBRE CORONA VÍRUS EM RONDÔNIA, informa primeiro caso confirmado em Cerejeiras. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que se dá devido a paciente ser residente deste município. Levando a óbito no dia 20 de maio de 2020 em Porto Velho e assim sendo sepultada na Capital do Estado no dia 22 de maio de 2020.

A Vigilância Epidemiológica laborando suas atividades de investigação, ao tomar conhecimento do caso confirmado, procurou alguém da família que relatou ocorrido:

- Alguém da família: No dia 14 de março de 2020, levamos a falecida para Hospital do Amor em Porto Velho e desde de então não retornou mais município de Cerejeiras. No decorrer do tratamento a mesma teve como acompanhante, sua mãe, sua irmã, seu irmão e filho nos últimos dias. No período de 15 á 18 de maio de 2020, o cunhado, sobrinha e outro irmão foram até Porto Velho portanto não teve contato com a falecida.

Mediantes as informações a Vigilância Epidemiológica, afirma que todos serão monitorando conforme protocolo do ministério da Saúde, para a prevenção do COVID-19.
 
Cerejeiras/RO, 22 de maio de 2020.
 
Ederson Lopes - Secretário Municipal de Saúde
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »