29/05/2020 às 10h38min - Atualizada em 29/05/2020 às 10h38min

Suposta Fake News causa pânico em moradores de Cerejeiras; Justiça é acionada

MÍDIA RONDÔNIA
“Isso é Fake News”. Esta foi a resposta da coordenadora de vigilância epidemiológica de Cerejeiras, enfermeira Marilúcia Aparecida Ribeiro, sobre uma matéria que está circulando nas redes sociais desde ontem (28), insistindo na existência de um caso confirmado do novo coronavírus no município. 
 
A Fake News que, gerou pânico entre pais, alunos, educadores e comunidade geral, é baseada em informações oficiais da prefeitura de Cerejeiras, sendo divulgada com um gráfico do boletim fornecido pela assessoria de comunicação do Executivo Municipal. 
 
“Isso é muito grave. Esse caso é da semana passada, portanto, trata-se de uma Fake News”, disse a enfermeira ao vereador Valdecir Sapata, membro da comissão do Comitê de Enfretamento à Covid-19 da Câmara Municipal de Cerejeiras. 
 
Ontem (28), o secretário de saúde do município, Ederson Lopes, também descartou a mesma informação de que exista a confirmação do caso. Ele pediu até mesmo para que, ninguém divulgasse Fake News, pois, além de ser crime, era prejudicial à população. “Não é hora de fazer terror e plantar mentiras. A doença é séria e tem matado muita gente. Passou da hora de acabar com essas Fake News. Já estamos com essa publicação printada, vamos localizar sua origem e tomaremos as providências jurídicas que o caso pede”, ressaltou um morador de Cerejeiras. “Isso é bandidagem. É preciso ter responsabilidade com as informações que são repassadas à população”, completou indignado. 
 
Para piorar a situação, a assessoria de comunicação da prefeitura não ajuda a esclarecer e nem informa o que vem acontecendo na administração Lisete Marth, sobretudo na área de saúde e demais setores, onde o mundo todo vive sua maior crise sanitária. Um boletim cheio de falhas, que mais confunde do que esclarece a comunidade, foi divulgado ontem (28) nas redes sem nenhuma explicação. Simplesmente jogaram nas redes sociais.  
 
Assim como a Câmara municipal de Cerejeiras, a assessoria do Executivo Municipal peca na missão de bem informar os moradores com responsabilidade, além de não atender os veículos de comunicação do Cone Sul que buscam esclarecer as ações das instituições em Cerejeiras e seus milhares de internautas.
 
O portal eletrônico MÍDIARONDÔNIA deixa  espaço disponível, caso alguém da administração municipal queira se manifestar e esclarecer os fatos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »