25/11/2020 às 08h50min - Atualizada em 25/11/2020 às 08h50min

Chiquinho da Emater destaca discussão do Zoneamento e das áreas de reserva

O deputado Chiquinho da Emater (PSB) usou a tribuna na sessão desta terça -feira (24), para destacar a importância da aprovação do PLC 80/20, que trata da alteração dos limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e do Parque Estadual de Guajará-Mirim, cria o Parque Estadual Ilha das Flores, o Parque Estadual Abaitará, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Bom Jardim, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Limoeiro, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Machado e a Reserva de Fauna Pau D’Óleo.

Ele defendeu ainda a celeridade na aprovação do PLC 85/20, que trata da atualização da lei do Zoneamento Socioeconômico-Ecológico do Estado de Rondônia. As duas matérias serão discutidas na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

"Esta Casa de Leis vai fazer justiça com vocês, que são trabalhadores honrados. Essa grande região de Porto Velho, Buritis e Guajará-Mirim, será beneficiada. Temos responsabilidade com o meio ambiente, mas não podemos esquecer de quem trabalha e produz, para que exerça seu trabalho sem perseguição de ninguém", destacou.

De acordo com o deputado, "esse é um grande projeto em benefício do homem do campo. Vamos aprovar o mais rápido possível essa matérias das reservas e também o Zoneamento. Queremos dar esse presente ainda nesse ano aos produtores rurais, aprovando essas duas matérias".

Chiquinho da Emater disse ainda que "se nesse mandato, a gente conseguir documentar as terras de Rondônia, aprovar a aproximação do Zoneamento e a reserva Jaci-Paraná, estarei muito satisfeito".
Violência

Chiquinho da Emater pediu ao comando da Polícia Militar e à Secretaria de Defesa e Cidadania (Sesdec), para que reforce a segurança na zona rural de Nova Mamoré, especialmente na região da Linha 21, onde estão ocorrendo inúmeros crimes.

"Não podemos deixar os nossos produtores desamparados, expostos aos crime e vítimas de criminosos, que dizem vir até da Bolívia para aterrorizar as famílias que estão no campo, produzindo. Temos que trazer paz ao campo e peço uma atenção especial da segurança pública para àquela região", finalizou.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »