25.6 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 1006

Prefeitura e Governo revitalizam praça em Colorado do Oeste

A  segunda etapa de revitalização da Praça Nossa Senhora Aparecida, localizada em Colorado do Oeste, está em fase de conclusão. Estão em andamento serviços da parte elétrica como a troca de luminárias, fios e cabos entre outros, bem como a construção de passeios em concreto, bancos e pergolados, plantio de grama esmeralda, árvores e arbustos, contemplando assim, toda a parte de paisagismo da praça.

A obra é uma realização em parceria com o governo do Estado. Foi investido  R$ 1.096.137,86 (um milhão noventa e seis mil, cento e trinta e sete reais e oitenta e seis centavos), sendo R$ 966.692,19 (novecentos e sessenta e seis mil seiscentos e noventa e dois reais e dezenove centavos) ​ oriundos do Governo do Estado via projeto “Governo na Cidade”, e a contrapartida e elaboração de projeto provenientes da prefeitura do município no valor de R$ 129.445,67 (cento e vinte e nove mil, quatrocentos e quarenta e cinco reais e sessenta e sete centavos).

Projeto com mão de obra reeducanda revitaliza Vilhena

Com um trabalho voltado para ressocialização e bem estar da população, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, realiza em Vilhena, o projeto “Semear e Ressocializar”. A ação consiste na utilização da mão de obra reeducanda em variadas frentes de trabalho, que iniciam dentro das unidades prisionais se estendendo às ruas de todo o município.

O projeto iniciou há cerca de quatro anos, com o apoio dos servidores do Centro de Ressocialização Cone Sul e atualmente possui  convênio firmado com a Prefeitura, celebrado há 7 meses. No total, ficam à disposição da prefeitura de Vilhena,  80 reeducandos que realizam construções, limpeza, revitalização de órgãos públicos, pintura, jardinagem, entre outros.

O  trabalho dos reeducandos é acompanhado por 16 policiais penais e apesar do elevado número de privados de liberdade nas ruas trabalhando, o coordenador do projeto, Silvano Alves Pessoa, destaca: “Não temos registro de nenhuma fuga e a reincidência dos apenados que passam pelo projeto chega a ser quase nula, totalizando menos de 1%, ao longo dos 4 anos de funcionamento ”.

CLASSIFICAÇÃO

O projeto tem o aval do Ministério Público através do promotor de justiça Elicio de Almeida e Silva e do judiciário local, por meio  Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Vilhena, Adriano Lima Toldo, . Os reeducandos são selecionados pela Comissão de Classificação da unidade e  só vão às ruas após um longo período de ressocialização e readaptação voltados para o trabalho fora da unidade

No Centro de Ressocialização Cone Sul o trabalho na horta faz parte do projeto de ressocialização

prisional. Aliado a isso, os internos são capacitados por meio de cursos ofertados através de parceria da Sejus com o Instituto Federal de Rondônia  – Ifro e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Seac.

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, grande parte dos reeducandos não tem profissão, e após o contato com o projeto tem a oportunidade de atuar  em mais de 14 áreas, sendo elas,  mecânico de veículo leve, mecânico de veículo médio, mecânico de veículo pesado, mecânico de moto, horticultor, fruticultor, pedreiro, pintor, grafiteiro, lavador de veículos, jardinagem, eletricista predial, eletricista residencial, eletricista de automóveis, funileiro, entre outras.

O secretário da Sejus, Marcus Rito destaca a economia gerada através do projeto. “O município economiza através dos trabalhos realizados pela mão de obra carcerária, tendo acesso a um serviço com eficiência e qualidade ”, afirmou.

O governador do estado, Marcos Rocha, complementa. “A longo prazo, enquanto ressocializamos por meio do trabalho, economizamos o dinheiro público, pois os dias dos reeducandos em custódia do estado, reduzem através da remição de pena, prevista na Lei de Execução Penal, que garante um dia de pena a menos a cada três dias trabalhados”, explicou.

TRABALHO INTERNO NA UNIDADE

O Centro de Ressocialização Cone Sul, possui ainda oficina mecânica, lavador de veículos e uma horta que produz em torno de 20 mil pés de alface, 400 pé de couve, variedades de leguminosas, 40 mil pés de mandioca e 115 mil pés de abacaxi, com todo o trabalho realizado pelos internos. Toda a produção da colheita é doada para instituições como Hospital Regional, Lar dos Idosos, Abrigo de Menores,  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae e outras entidades carentes do município.

Secretários municipais de agricultura se reúnem com Seagri e Emater para debater sobre agropecuária

O Encontro do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Rondônia – Consemagri, foi realizado na segunda-feira, 30. Os secretários municipais se reuniram na Federação da Agricultura – Faperon, com autoridades do setor agrário, a exemplo do secretário de Estado da Agricultura, Luís Paulo; o presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Luciano Brandão; o superintendente do Ministério da Agricultura, Walterlins Calaça; entre outras autoridades no Estado, para debater e alinhar as necessidades dos municípios com as diretrizes da política agrícola de Rondônia.

Os secretários municipais apresentaram muitos questionamentos, principalmente em relação ao repasse de máquinas e equipamentos para as secretárias municipais e para associações de produtores, através de emendas parlamentares que as vezes não atendem ao objetivo proposto, por falta de algum implemento, haja vista que estas máquinas e equipamentos são de uso combinado. Não adianta, por exemplo, receber  um trator equipado com uma ensiladeira, se não tiver uma carreta de transporte para receber o produto colhido, disse o secretário de Itapuã do Oeste.

Para o governador  de Rondônia, Marcos Rocha, “as secretarias municipais de agricultura são uma extensão da política agrícola do Governo do Estado que tem fortalecido o desenvolvimento dos municípios por meio da agricultura familiar”, disse.

O presidente da  Emater esclareceu sobre a necessidade de receber informações sobre a utilização dos equipamentos repassados aos municípios, pois é importante que se cumpram os programas de trabalho e se alcancem as metas estabelecidas nos convênios.

Na oportunidade o presidente anunciou ainda, que deverá encaminhar um projeto para ampliação do quadro de pessoal da Emater que se encontra defasado, para melhor atender os produtores rurais e apoiar as secretarias municipais de agricultura, e informou da aquisição de 400 barracas de feira, que estão sendo adquiridas com recursos de emenda parlamentar para atender alguns municípios.

Thiago Flores, Lebrão e Cris Lopes podem deixar a Câmara Federal

Interpretação da PGR sobre forma de cálculo de “sobras eleitorais” pode tirar Thiago Flores, Cris Lopes e Lebrão da Câmara Federal, abrindo vaga para Anderson Pereira, Joliane Fúria e Rafael Fera

Um questionamento que há várias semanas vem sendo apresentado em petições judiciais de partidos após a divulgação do resultado das eleições do segundo turno acerca de divergências de concordância no cálculo do chamado quociente eleitoral deixou de ter o caráter de tese para se apresentar como ameaça à vários eleitos em virtude da adesão da Procuradoria-Geral da República com relação ao argumento, manifestada pelo próprio dirigente máximo da instituição, o procurador-geral Augusto Aras.

O assunto está relacionado com a complexa matemática eleitoral criada no Brasil para definir que ganha eleições proporcionais baseada em critérios de proporcionalidade, o que torna o cálculo quase inacessível ao cidadão comum, que com certa razão não entende porque é que não são eleitos os que recebem mais votos, e acontecem aberrações que colocam gente em cargos eletivos parlamentares com menos votos que outros, em nome da defesa de um suposto equilíbrio entre as legendas.

Tentando resumir as coisas, a regra funciona assim: para disputar as vagas de deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital, o partido político deve ter obtido pelo menos 80% do quociente eleitoral (resultado do número de votos válidos dividido pelo número de vagas disponíveis). Além do desempenho do partido, cada candidato deve alcançar, individualmente, 20% do quociente.

Caso sejam esgotados os partidos políticos e federações partidárias que tenham alcançado 80% do quociente eleitoral, além dos candidatos com votação nominal de 20% desse quociente, e ainda assim sobrem vagas para serem preenchidas, serão eleitos os postulantes das siglas que obtiverem as maiores médias, segundo interpretação defendida por Aras.

O caso, que está sendo discutido no STF a partir de demandas de várias legendas, poderá alterar a composição da Câmara dos Deputados, assim como em Assembleias Legislativas no país afora, em certos casos de formas drásticas, com os novos cálculos.
Em termos de Câmara Federal, caso o STF concorde com a posição da Procuradoria-Geral, haveria mudanças nas bancadas de vários estados e legendas, com um entre e sai de deputados que pode chegar próximo a quarenta parlamentares. E isso atinge quase metade da bancada de Rondônia.
Caso haja tal mudança em Rondônia os partidos União Brasil e MDB perderiam, respectivamente, duas e uma vaga na Câmara dos Deputados. A chamada “sobra eleitoral”, que no caso do União colocou Cris Lopes e Lebrão na bancada, e do MDB concedeu mandato a Thiago Flores seria desprezada, e com o novo cálculo os candidatos Joliane Furia (PSD), Anderson Pereira (Republicanos) e Rafael Fera (Podemos) assumiriam os cargos.


Já no caso da Assembleia Legislativa, a mudança pode afetar um terço da atual configuração, trocando até seis deputados que assumiram suas cadeiras na quarta-feira passada, porém ainda não foram feitos os cálculos detalhados e não é possível falar com segurança quais serias esses parlamentares.
No entanto, a fato é que a questão agora abraçada pela PGR coloca a chama “espada de dâmocles” sobre a cabeça destes deputados federais e estaduais que podem ficar sem mandato a partir do que for decidido pelo Supremo, situação que sem dúvida complica esta fase inicial do mandato tanto para eles quanto para a população que os elegeu, pois os coloca no olho do furacão de uma luta partidária pelo poder, pois às legendas o que importa neste momento é a quantidade de cadeiras que cada uma ocupa nos parlamentos, e não quais são as pessoas que as ocupam. (Mais RO)

ADI 7263 – Codigo Eleitoral – distribuicao das sobras – quociente eleitoral – sistema proporcional

Sintero anuncia campanha de conscientização e alerta trabalhadores para prevenção doenças

O segundo mês do ano faz um importante alerta sobre algumas doenças. As campanhas Fevereiro Roxo e Laranja têm o objetivo de atentar para a conscientização, prevenção, diagnóstico e combate ao lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia.

O Sintero soma-se a esta luta e adere à campanha com o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e detecção precoce.

Ao longo do mês de fevereiro, o Sintero utilizará suas redes sociais para ampliar a visibilidade das ações feitas em nível municipal, estadual e nacional.

A presidenta do Sintero, Lionilda Simão, reforça que o Sintero está engajado na luta e que incentiva aos trabalhadores e trabalhadoras em educação para que estejam atentos às formas de prevenção indicadas pelos especialistas da área da saúde, que incluem a prática de atividade física regular, alimentação equilibrada, entre outros.

“Nosso objetivo é incentivar o autocuidado e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce em relação a essas patologias”, disse Lionilda Simão.

SINTERO conscientiza sobre a campanha Fevereiro Roxo e Laranja com o objetivo de alertar a sociedade sobre a prevenção

Governo lança programa para reduzir filas no sistema de saúde

O governo federal lançará, nesta segunda-feira (6), um programa elaborado para diminuir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) para cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas. A cerimônia de lançamento será no Rio de Janeiro, a partir das 15h, e contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Redução de Filas terá orçamento inicial de R$ 600 milhões, conforme previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição – valores que serão repassados a estados e municípios.

Entre os objetivos do programa, está o de “assegurar apoio técnico e financeiro a estados e municípios para responder ao problema crônico das filas de cirurgias eletivas, exames e consultas na atenção especializada”. Na avaliação da pasta, essas filas têm crescido em decorrência do envelhecimento da população; do aumento de doenças crônicas não transmissíveis; e, também, devido a sequelas da covid-19.

Dimensões e fases

O programa terá duas dimensões: uma emergencial, focada no “aumento imediato” da oferta de cirurgias, exames e consultas; e uma estruturante, dedicada à “melhoria dos processos de gestão das filas e do fluxo de atendimento dos usuários (sistema de regulação) e qualificação da atenção básica”.

A qualificação da atenção básica ajudará, segundo o ministério, a reduzir demandas para a atenção especializada. Dessa forma, possibilitará um número maior de médicos disponíveis nas equipes de atenção básica, bem como investimento em capacitação e uso mais intenso de tecnologias como telessaúde.

De acordo com o ministério, a primeira fase do programa vai até junho de 2023. Dos R$ 600 milhões previstos para o ano, R$ 200 milhões serão repassados “imediatamente” para apoio na execução de planos locais que incentivem a organização de mutirões em todo país, de forma a  “desafogar a demanda represada”; e R$ 400 milhões serão repassados a depender da quantidade de cirurgias realizadas, principalmente as abdominais, as ortopédicas e as oftalmológicas.

“A ação prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento em todo o Brasil. Cada estado poderá estabelecer as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local”, informou o ministério. A segunda fase, entre abril e junho, inclui exames diagnósticos e consultas especializadas, com foco em tratamentos oncológicos.

Critérios

Em nota, o Ministério da Saúde informa que “critérios e detalhes” para o repasse dos valores aos fundos dos estados e municipais de saúde serão publicados em portaria. “Cada unidade federativa terá que entregar um diagnóstico com a real demanda local por cirurgias, assim como um planejamento para executar o programa de redução das filas, para que seja estipulada a liberação de recursos. Estados e municípios devem apresentar o quantitativo de procedimentos realizados e dimensionar a redução”, diz a nota.

O programa conta com a participação de seis hospitais federais e de três institutos nacionais (câncer, cardiologia e traumato-ortopedia), na cidade do Rio de Janeiro, além de 41 hospitais universitários.

criação do Programa Nacional de Redução de Filas foi aprovada no dia 26 de janeiro durante a primeira reunião anual ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CTI), formada por Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Volta às aulas começa nesta segunda na rede estadual

Nesta segunda-feira (6), cerca de 200 mil alunos matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino que abrange 406 escolas, retornam às aulas para iniciar o ano letivo de 2023 em Rondônia. A solenidade de abertura oficial vai acontecer na Escola Estadual Josino Brito, às 9h, no município de Cacoal.

Durante a solenidade, haverá uma demonstração da utilização dos dispositivos portáteis “Orcam MyEye”, que serão entregues para alunos com deficiência visual de toda a rede pública. “Este dispositivo de visão artificial permite que pessoas com deficiência visual, compreendam o texto e identifiquem objetos através de feedback de áudio, descrevendo o que não conseguem ver”, explica a secretária da pasta, Ana Pacini.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A partir do dia 10 de fevereiro, a Gerência de Educação Básica (GEB) da Seduc, irá distribuir para toda a rede pública os seguintes materiais didáticos: livros voltados à Educação Financeira e  Língua Inglesa, que irão abranger o Ensino Fundamental e Médio,  materiais da coleção MicroKids, apostilas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) modular e semestral, kits de materiais didáticos (lápis, canetas, borrachas, cadernos, apontadores e réguas), livros voltados à Inclusão,  Língua Portuguesa, Matemática (edição Diálogos), e Empreendedorismo (para estudantes do Ensino Médio).

INVESTIMENTOS

Durante a atual gestão, foram realizados investimentos na estrutura das escolas, bem como: equipamentos e mobiliários, em especial, a aquisição de jogos de carteiras novas;  materiais pedagógicos como  livros paradidáticos, laboratórios de informática e ciências,  notebooks; revitalização das salas de recurso, dentre outros.

“Todos os investimentos foram realizados com o objetivo de melhorar os processos de ensino e aprendizagem, elevar o desempenho dos nossos alunos e a qualidade da educação, aprimorando assim, os resultados”, ressalta o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

Camionete capota entre Colorado e Vilhena neste domingo

O motorista de uma camionete Chevrolet S-10 de cor branca perdeu o controle da direção e capotou após sair da pista, indo parar dentro do matagal.

O acidente aconteceu na manhã deste domingo, 05, nas proximidades da lanchonete Guarani, localizada na BR-174 entre as cidades de Colorado do Oeste e Vilhena.

Não há informações de feridos e até o momento, nenhum hospital das cidades citadas confirmou a entrada de possíveis vítimas do acidente e o Corpo de Bombeiros Militares não recebeu chamados, o que indica que o capotamento não tenha deixado ninguém ferido, segundo informa o Rota Policial.

Presos homens acusados de ataques a Unisp e condomínio popular em Rondônia

A Polícia Civil prendeu de três indivíduos suspeitos de envolvimento a ataques a tiros na Unisp leste e residencial Porto Madero I, fatos ocorridos em Porto Velho.

Dois desses presos foram Edson J. F. J., 23, e Francisco B. de S. S., 21, vulgo “Buda”. Outro que está sendo procurado é Ramero Francisco Cardoso Neto, vulgo “Pesadelo do Cv”.

Os suspeitos estavam no carro modelo Fiat Uno usado para dar fuga nos ataques, quando foram abordados pela PM após perseguição e tiros no bairro JK na madrugada desta quinta-feira (02).

Foram realizados 6 mandados de busca e apreensão e três de prisão. Um revólver calibre 38 foi apreendido na casa de um dos investigados que foi preso junto com a dupla, porém não teria participação nos ataques.

A Polícia Civil pede que qualquer informação sobre “Pesadelo do CV” pode ser feita através dos números 197 ou 190.

Homens acusados de ataques em condomínio popular e Unisp são presos

Vigilante é mantido refém e tem arma roubada em cidade de Rondônia

Um vigilante foi mantido refém e teve a arma roubada por dois bandidos durante um assalto na maternidade municipal “Mãe Esperança”, situada em Porto Velho. O fato foi registrado na sexta-feira (03).

Dois homens chegaram em duas motocicleta e renderam o vigilante e pegaram a arma da empresa que a vítima trabalha.  Algumas pessoas tentaram reagir e, nesse momento, o vigilante ficou sob a mira de arma e, na sequência, os criminosos levaram a vítima até a saída e fugiram. A Polícia Militar foi acionada, mas não localizaram os assaltantes.