27.9 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 487

Delegado embriagado é detido por desacato após chamar PM de “vagabundo”

Na noite de sexta-feira (15), o delegado Igor Vasconcelos Fernandes, de 41 anos, foi detido em Fortaleza por desacato a um policial militar em serviço. Segundo o G1, o episódio ocorreu no bairro Varjota, após denúncias de que um homem embriagado e armado causava transtornos em um restaurante. A confusão terminou com o delegado conduzido ao 2º Departamento de Polícia, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO).

De acordo com informações preliminares, os policiais militares foram acionados ao local e, ao identificar o delegado como o responsável pela confusão, iniciaram a abordagem. Um vídeo gravado durante o incidente mostra Igor visivelmente alterado, com fala arrastada, discutindo e insultando o subtenente da PM. Em um dos trechos, Igor chama o policial de “vagabundo”, que reage: “Vagabundo não, me respeite.”

A troca de provocações prosseguiu com Igor questionando: “Eu sou delegado de polícia, tu é quem?”. O subtenente respondeu prontamente: “Eu sou subtenente da Polícia Militar, estou trabalhando. Você tá de folga, bêbado.”

Reação das autoridades

Após a chegada de reforços, o delegado teria resistido à detenção, mas foi levado ao distrito policial. A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) divulgou nota informando que “está investigando os fatos no âmbito administrativo”. Já a Secretaria de Segurança Pública do Ceará confirmou que o delegado será alvo de um processo disciplinar.

Desacato é tipificado como crime contra a administração pública, e, apesar de detido, Igor foi liberado após a confecção do TCO.

Baile do Sintero de Cacoal supera todas as expectativas e garante diversão e alegria aos filiados

Organizado pela Regional Café e liderado pelo professor Oto Braz Odorico e a diretora Rosângela Santos, Cacoal sediou uma noite inesquecível com a realização do tradicional Baile do Sintero, evento realizado na última quinta-feira, 14, no Parque de Exposições da cidade, reunindo filiados e a direção do sindicato em um clima de confraternização e celebração.

A presidente do Sintero, professora Dioneida Castold, marcou presença e aproveitou o momento para agradecer a todos pela participação e pelo apoio contínuo à entidade. Durante a festividade, houve sorteios de brindes que animaram os participantes e reforçaram o espírito de união e pertencimento entre os membros do sindicato.

O ponto alto da noite foi a apresentação do renomado cantor Wanderley Andrade. Com sua performance enérgica e repertório repleto de sucessos, o artista garantiu que os filiados ocupassem a pista de dança e aproveitassem cada momento da festa. A música ao vivo proporcionou momentos de pura alegria e descontração, embalando a comemoração até altas horas.

O professor Oto Braz Odorico, diretor da Regional Café, expressou sua satisfação com o resultado do evento, destacando que as expectativas foram superadas. “Foi uma noite memorável, onde pudemos não só nos divertir, mas também reforçar os laços de amizade e solidariedade que são a base do nosso sindicato”, afirmou.

Com o sucesso do Baile do Sintero, a direção já começa a planejar futuras celebrações e atividades, sempre buscando fortalecer o espírito de coletividade e a valorização dos trabalhadores da educação.

 

Sargento do Exército vítima de acidente em Rondônia estava há 11 meses no Acre

O 3º sargento Guilherme Machado Brum se mudou do Rio Grande do Sul para o Acre há 11 meses com a esposa. O militar era natural da cidade de Cacequi e o corpo será levado de Porto Velho, em Rondônia, para a cidade gaúcha para velório e enterro.

Lotado no Comando de Fronteira do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) em Rio Branco, o sargento morreu em um acidente na BR-364, Km 790, Ponte do Caracol, em Rondônia, nessa sexta-feira (15). O sargento voltava de um treinamento na cidade de Campo Novo de Rondônia.

Brum morava na capital acreana com a esposa, que também é natural do Rio Grande do Sul. O 4º BIS informou que presta toda assistência à família do militar.

Em julho deste ano, uma equipe da Rede Amazônica Acre entrevistou o militar durante uma cerimônia de formação dos guerreiros da selva, promovida pelo Exército Brasileiro. O curso de operações foi conduzido pelo Centro de Instrução de Guerra na Silva, em Manaus, para capacitação de oficiais e sargentos de carreira para sobrevivência e operação na selva.

Domingo de céu nublado e pancadas de chuva Rondônia

Neste domingo, 17 de novembro, o fluxo de umidade continua forte sobre o sul da Amazônia, influenciando o clima em Rondônia. O sol até aparece, mas é ofuscado por muitas nuvens, que cobrem o céu de todo o estado.

A previsão é de céu nublado e pancadas de chuva com trovoadas durante a tarde e noite, afetando todas as regiões de Rondônia. O tempo segue instável, com elevados índices de precipitação.

Advogados de Rondônia escolhem novo presidente da OAB nesta segunda

Nesta segunda-feira (18), os advogados e advogadas da Seccional Rondônia participam da escolha dos novos representantes da Diretoria e Conselho Seccional, Caixa de Assistência e delegações nas Subseções para o triênio 2025-2027.

A votação ocorrerá no prazo contínuo de oito horas, das 9h às 17h, e o voto é obrigatório para todos os profissionais inscritos na Seccional Rondônia.

Pela primeira vez, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Rondônia realizará o processo eleitoral de forma totalmente online. A novidade permitirá que os advogados e advogadas participem diretamente de dispositivos digitais, eliminando a necessidade de deslocamentos e tornando o processo mais prático e acessível.

Entre os candidatos à presidência, Márcio Melo Nogueira, atual presidente da OAB Rondônia, busca a reeleição. Já o advogado Eurico Montenegro Neto é o outro nome na disputa pelo comando da Seccional no próximo triênio.

Para votar, é necessário que os profissionais tenham realizado a atualização cadastral. Aqueles que estão aptos a participar receberão um PIN de autenticação enviado via e-mail ou SMS. Alternativamente, também é possível votar utilizando um token ou assinatura digital.

A votação será realizada exclusivamente pelo site oficial do pleito: www.eleicoesoabro2024.org.br.

Três pessoas são assassinadas e bebê é encontrado em estado grave no interior de Rondônia

 

Três homicídios, envolvendo uma mesma família, foram registrados neste final de semana em São Francisco do Guaporé (RO) nesta sexta-feira (15). As vítimas estavam em uma residência, onde uma criança de dois anos também foi resgatada em estado grave. Os mortos são Tereza Peterson, de 45 anos, sua bisneta Ana Vitória, de 11 anos, e sua neta Ayla Maité, de apenas 8 meses.

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais chegaram ao local e encontraram uma mulher ajoelhada ao lado de sua filha, uma menina de dois anos gravemente ferida. Nos demais cômodos da casa, foram encontrados os corpos das três vítimas, todas com sinais de violência.

Segundo a Polícia Civil, Tereza Peterson foi localizada com as mãos amarradas e sinais de estrangulamento. Ana Vitória, de 11 anos, apresentava um corte profundo na garganta, enquanto o corpo do bebê de 8 meses foi encontrado sobre a cama.

A criança de dois anos, resgatada com vida, foi encaminhada em estado grave para um hospital da região. O local do crime foi isolado, e a perícia técnica foi acionada para coletar evidências.

A mãe da criança de dois anos, que também é filha de Tereza, informou à polícia que o namorado de sua mãe poderia estar envolvido. Segundo seu depoimento, o casal havia discutido recentemente, e Tereza teria bloqueado o contato dele.

O homem negou envolvimento, alegando que não estava na cidade durante a manhã do crime e que tomou conhecimento dos fatos apenas à tarde.

Durante a perícia, foram recolhidos diversos itens que podem ser cruciais para a investigação, incluindo cordas utilizadas para amarrar as vítimas, uma mordaça e um pedaço de tecido encontrado no pescoço de uma delas.

Com informações do Rondoniagora

Baile do Sintero em Cacoal garante diversão, alegria e brindes aos filiados

 

Organizado pela Regional Café e liderado pelo professor Oto Braz Odorico, Cacoal sediou uma noite inesquecível com a realização do tradicional Baile do Sintero, evento realizado na última quinta-feira, 14, no Parque de Exposições da cidade, reunindo filiados e a direção do sindicato em um clima de confraternização e celebração.

A presidente do Sintero, professora Dioneida Castold, marcou presença e aproveitou o momento para agradecer a todos pela participação e pelo apoio contínuo à entidade. Durante a festividade, houve sorteios de brindes que animaram os participantes e reforçaram o espírito de união e pertencimento entre os membros do sindicato.

O ponto alto da noite foi a apresentação do renomado cantor Wanderley Andrade. Com sua performance enérgica e repertório repleto de sucessos, o artista garantiu que os filiados ocupassem a pista de dança e aproveitassem cada momento da festa. A música ao vivo proporcionou momentos de pura alegria e descontração, embalando a comemoração até altas horas.

O professor Oto Braz Odorico, diretor da Regional Café, expressou sua satisfação com o resultado do evento, destacando que as expectativas foram superadas. “Foi uma noite memorável, onde pudemos não só nos divertir, mas também reforçar os laços de amizade e solidariedade que são a base do nosso sindicato”, afirmou.

Com o sucesso do Baile do Sintero, a direção já começa a planejar futuras celebrações e atividades, sempre buscando fortalecer o espírito de coletividade e a valorização dos trabalhadores da educação.

 

Super de Vilhena realiza prêmio inédito e homenageia gestores em noite temática inspirada no Cinema

Em uma iniciativa inédita, a Superintendência Regional de Educação de Vilhena realizou o Prêmio Gestor Escola Nota 10, uma celebração dedicada aos gestores das escolas de Vilhena e Chupinguaia. O evento, que aconteceu na última quinta-feira, 14, encantou os presentes com o tema “Cinema” e proporcionou uma noite glamurosa que remeteu ao tapete vermelho de Hollywood.

A noite foi comandada pela superintendente regional de Educação, professora Anandreia Trovó, que idealizou a premiação como uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho excepcional dos gestores escolares. Como parte da homenagem, os líderes educacionais receberam réplicas do Oscar, destacando simbolicamente a importância e o impacto de seus esforços no fortalecimento da educação na região.

Dentre os convidados de honra, destacaram-se o secretário regional do governo de Rondônia, Wesley Germiniano, e sua esposa, a psicóloga Oziane Germiniano. Em sintonia com o clima hollywoodiano da celebração, o casal desfilou no tapete da fama e compartilhou momentos de descontração com os homenageados.

A cerimônia também contou com brindes especiais e a presença de figuras notáveis da educação e da sociedade local, como a professora Osnier Machado, ex-dirigente do Sintero e atual administradora da clínica Emagrecentro em Vilhena, e o casal de representantes da escola de idiomas Wizard, Mayara Loqueti e Wellinton Van Den Bylardt.

Durante sua fala, Anandreia Trovó expressou profunda gratidão a todos os servidores da Super envolvidos na realização do evento, agradeceu o dono da Sorveteria Canadá, servidor Edson de Souza, incluindo o apoio do Sintero. Ela enfatizou a importância da colaboração e do apoio de todos e no reconhecimento dos esforços dos gestores escolares. “Este evento simboliza não apenas o trabalho árduo de cada um, mas também nossa dedicação coletiva em promover uma educação de excelência”, afirmou.

O Prêmio Gestor Escola Nota 10 reforça o compromisso da Superintendência Regional de Educação de Vilhena com a valorização dos profissionais que, diariamente, enfrentam desafios e trabalham para garantir um ambiente educacional enriquecedor e de qualidade.

Previsão de chuvas intensas em Rondônia neste sábado

Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (15) dois alertas distintos de chuvas intensas, com validade até a manhã do sábado (16). De acordo com informações do órgão, áreas de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, estão sob alerta de perigo potencial devido à possibilidade de precipitações significativas e ventos moderados. As informações são da CNN Brasil.

Já o alerta de perigo — mais grave — atinge regiões de seis estados: Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Goiás, além de parte do Distrito Federal. Nessas localidades, o Inmet prevê chuvas mais intensas, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos de até 100 km/h. “Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”, alertou o instituto.

Sargento do Exército morreu esmagado após pneu de caminhão estourar, diz PRF

 

A vítima fatal do grave acidente no Km 790, da BR-364, na ponte do Caracol, em Porto Velho, nesta sexta-feira (15), foi identificado como 3º sargento Guilherme Machado Brum, do Comando de Fronteira do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), sediado em Rio Branco. Outro militar ficou ferido.

A causa do acidente já foi anunciada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF),a partir de depoimento do militar sobrevivente: o estouro do pneu dianteiro esquerdo, “o que fez com que o motorista perdesse o controle do veículo, que acabou caindo em uma ribanceira”;

Ainda segundo a PRF, o condutor era um soldado que saiu consciente e foi encaminhado ao hospital para atendimento médico. O sargento, foi jogado para fora e esmagado pelo veículo, morrendo no local.

Em nota, o batalhão dos dois militares lamentou a morte e disse que a equipe retornava de um exercício de adestramento em Campo Novo de Rondônia e seguia para Rio Branco.

Rondoniagora