22 C
Porto Velho
24 junho 2026
Início Site Página 494

Ao lado do deputado Ezequiel Neiva, vice-governador destaca prioridades para a Educação no Cone Sul em 2025

Em reunião realizada no gabinete do vice-governador Sérgio Gonçalves, localizado no Centro Político Administrativo (CPA), em Porto Velho, importantes pautas sobre o futuro da educação no Cone Sul de Rondônia foram debatidas na manhã desta quinta-feira, 07. O encontro contou com a presença do deputado estadual Ezequiel Neiva, seu filho e assessor do governo, Wiveslando Neiva, e a superintendente regional de Educação de Vilhena, professora Anandreia Trovó, que esteve cumprindo agenda de trabalho na capital.

O deputado Ezequiel Neiva destacou as ações do governo na região, frisando que 2025 será um ano de prioridades voltadas ao setor educacional. Entre os principais planos estão investimentos na construção e ampliação de novas salas de aula, reformas de prédios, pinturas, aquisição de materiais essenciais para as instituições de ensino. Em sua fala, Ezequiel lembrou das emendas já implementadas que beneficiaram a educação em Vilhena, incluindo uma de R$ 300 mil destinada à compra de uniformes para a escola militar administrada pelo Corpo de Bombeiros.

Wiveslando Neiva, assessor do governo e também participante da reunião, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Superintendência Regional de Educação. Ele destacou a melhoria contínua na qualidade de ensino e o suporte aos estudantes da região, salientando que o governo estadual tem empenhado esforços para fortalecer o setor educacional.

O vice-governador Sérgio Gonçalves reforçou o compromisso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com as demandas locais, garantindo que seu gabinete está à disposição para acompanhar de perto as necessidades educacionais e assegurar um ensino de excelência. Gonçalves também anunciou sua intenção de visitar em breve todas as escolas de Vilhena e Chupinguaia, destacando que essas visitas serão acompanhadas por Wiveslando Neiva, que desempenhará um papel ainda mais ativo no atendimento das demandas regionais.

A superintendente regional de Educação, Anandreia Trovó, expressou gratidão pelo apoio constante do deputado Ezequiel Neiva e de seu filho, além do suporte do vice-governador. Ela destacou a relevância de ter o governo mais presente na região do Cone Sul, o que, segundo ela, fortalece as ações e contribui para avanços significativos na educação. Anandreia Trovó ressaltou o trabalho que a secretária de Educação de Rondônia, professora Ana Pacini, vem realizando à frente da Seduc. “A secretária Ana Pacini tem sido uma grande parceira do nosso trabalho no Cone Sul”, disse a superintendente.

Para Anandreia Trovó, a reunião sinaliza uma perspectiva de maior envolvimento governamental e novos investimentos na educação, com o objetivo de promover melhores condições de ensino e infraestrutura para a comunidade escolar.

Mega-Sena sorteia R$ 140 milhões nesta quinta

As seis dezenas do concurso 2.794 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 140 milhões.

Caso apenas um apostador leve o prêmio e aplique o valor na poupança, receberá cerca de R$ 800 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Vilhena é representada no 1° Seminário Estadual da Política de Alfabetização de Rondônia

Nos dias 5 e 6 de novembro, a capital Porto Velho sediou o 1° Seminário Estadual da Política de Alfabetização de Rondônia – Proalfa, reunindo educadores de várias regiões do estado para discutir e aprimorar práticas de ensino voltadas à alfabetização. A superintendente regional de Educação de Vilhena, professora Anandreia Trovó, e a gerente do pedagógico, professora Bruna Iris, marcaram presença no evento, contribuindo para a troca de experiências e o fortalecimento das políticas de alfabetização.

A programação do seminário foi ampla e incluiu uma palestra de abertura intitulada “Formação Docente e Alfabetização”, ministrada pelo professor Lourival José Filho, representante do Ministério da Educação (MEC). Ele destacou as diretrizes nacionais e estratégias inovadoras para o desenvolvimento da alfabetização nas escolas.

Além da palestra principal, o evento contou com oficinas práticas e uma mesa redonda que envolveu professores da Universidade de Rondônia (UNIR). “Esses momentos foram essenciais para discutir abordagens pedagógicas e compartilhar pesquisas que ajudam a aprimorar o ensino da leitura e escrita nas salas de aula”, avaliou a superintendente de Vilhena.

A  superintendente regional de Educação de Cerejeiras, professora Marlene Ribeiro, também esteve representando o Cone Sul de Rondônia. A presença das educadoras de Vilhena, Anandreia Trovó e Bruna Iris, destacou o comprometimento da região com a melhoria contínua da educação e com a implementação eficaz de políticas que atendam às realidades locais.

 

Cláudia de Jesus incentiva primeira feira afro de Porto Velho

Nesta quarta-feira (6), profissionais do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), do Preticomitê Coletivo de Mulheres Pretas Empoderadas e do Movimento Negro Unificado reuniram-se com a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) na Assembleia Legislativa de Rondônia. O encontro foi para debater e definir detalhes sobre a primeira feira afro centrada de Porto Velho, que acontecerá no dia 30 de novembro no IFRO da Zona Leste, localizado na Avenida Calama.

O evento é um marco para a capital e visa promover a inclusão social e econômica, valorizando a identidade afro-brasileira e fortalecendo a luta pela redução das desigualdades. Durante a reunião, a organização da feira solicitou apoio da deputada Cláudia de Jesus, que incentivou a iniciativa e destacou a importância de ações que fortalecem o protagonismo da população negra.

A programação da feira afro centrada inclui uma capacitação voltada para empreendedores, que acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, preparando-os para aproveitar as oportunidades do evento e desenvolver suas habilidades em gestão e marketing. Além da exposição e venda de produtos de empreendedores locais, o evento contará com rodas de conversa, apresentações culturais e outras atividades que celebram a cultura afro-brasileira.

Segundo os organizadores, a feira é uma oportunidade para que a sociedade conheça e valorize a produção cultural e econômica da população negra de Rondônia, ao mesmo tempo que incentiva o fortalecimento de uma rede de apoio e consumo consciente, ampliando as oportunidades para os empreendedores afrodescendentes da região.

Ezequiel Neiva reforça compromisso com a educação em Vilhena e Chupinguaia

 

O deputado Ezequiel Neiva (União Brasil) recebeu na Assembleia Legislativa de Rondònia (Alero), a superintendente regional de Educação, professora Anandreia Trovó, numa agenda para alinhar ações e investimentos em escolas estaduais nos municípios de Vilhena e Chupinguaia. A reunião ocorreu no gabinete do parlamentar, com a presença do filho, Wiveslando Neiva, que a partir do próximo ano terá atuação estratégica para levantar as demandas do estado nos municípios do interior.

 

Anandréia Trovó apresentou relatório detalhado sobre a situação de cada escola de responsabilidade da regional, e pediu apoio do deputado para que mais investimentos possam chegar às unidades educacionais do Estado. A professora afirmou que o governador Marcos Rocha tem priorizado investimentos para a Educação, porém, ressaltou que a estrutura educacional é muito grande.

 

“Em Vilhena, temos 12 escolas na cidade, quatro unidades indígenas e três extensões, nos distritos de Nova Conquista, Perobal e São Lourenço. Em Chupinguaia, são mais duas escolas, outras duas indígenas e duas extensões, nos distritos de Novo Plano e Guaporé. Precisamos de apoio para cuidar de toda essa estrutura”, pontuou a professora.

 

Ezequiel Neiva explicou que o atendimento à educação é uma das prioridades. Citou que tem destinando investimentos para as escolas do Estado e também do município, numa parceria com o prefeito Flori. “Vamos fazer uma agenda em Vilhena e Chupinguaia para visitar as escolas para conhecer as prioridades de cada uma. Reforço aqui o meu compromisso de continuar trabalhando pela melhoria do ensino, atendendo os nossos jovens da melhor maneira possível”, destacou o deputado.

 

Texto: Nilson Nascimento I Assessoria parlamentar

Empresa rondoniense é condenada por intolerância religiosa após afastar gerente por uso de colar de miçangas

Uma empresa foi condenada a indenizar uma ex-funcionária por intolerância religiosa em Porto Velho. Segundo a Justiça do Trabalho, a empresa permitia “brincadeiras” relacionadas a sua religião e punia a vítima pelo uso de miçangas no ambiente de trabalho.

De acordo com a ex-funcionária, em ocasiões em que adoecia a empresa alegava que era devido ao fato de ela ser “macumbeira”. Durante o feriado de Sexta-feira Santa, a vítima informou que a empresa negou sua folga, com a justificativa de que ela não era católica.

À Justiça do Trabalho, a empresa não negou as acusações, mas afirmou que a ex-funcionária “permitia brincadeiras com a sua religião” e que tudo aconteceu em um “ambiente saudável”.

Além disso, a empresa afirmou que a suspensão da ex-funcionária pelo uso de miçangas foi necessária, pois não queria vincular a imagem do estabelecimento a uma determinada religião.

No entanto, a empresa foi condenada por intolerância religiosa e deve indenizar a vítima no valor de R$5.100,00, além do pagamento de verbas trabalhistas. A empresa também foi condenada a pagar honorários advocatícios dos advogados da ex-funcionária.

Rondônia: pecuarista desaparecido é encontrado morto em cova rasa

Genilson Bazilio Martins, de 45 anos, foi encontrado morto em uma cova rasa, nesta terça-feira (05), no assentamento Margarida Alves em Nova União (RO). Segundo a perícia, a vítima foi encontrada a 40 metros do local onde ocorreu o crime.

De acordo com o registro de ocorrência, populares relataram que Genilson estava desaparecido desde de segunda-feira (04), quando foi em uma propriedade rural para resgatar uma uma novilha que estava solta no pasto de um vizinho.

Durante as buscas em uma propriedade do assentamento, os policiais encontraram dois cartuchos de espingarda usados. Já em outra propriedade, os populares encontraram o corpo do homem em uma cova rasa, próxima a um córrego.

Após ser acionada, a perícia técnica constatou que a vítima foi morta em um local, mas o autor arrastou o corpo por 40 metros e enterrou em uma cova.

À policia, o dono da propriedade disse que alugou a terra para a vítima no dia 30 de outubro. Segundo ele, antes do desaparecimento entrou contato com o homem para que fosse ao local, pois havia um animal solto no pasto do vizinho, mas não chegou a ter contato com Genilson.

O homem foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Mirante da Serra (RO), para prestar esclarecimentos. A motocicleta da vítima e o telefone não foram localizados. O crime segue em investigação.

G1

Guerra de facções: casal é preso acusado de executar mulher em Vilhena

No dia 1º de maio de 2024, um homicídio brutal ocorrido na Rua 807, esquina com a Rua Ana Neri, mobilizou a equipe da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Contra a Vida em Vilhena (RO). A vítima, Paola Emanuele Alves da Silva, foi encontrada morta dentro de uma residência alugada, em uma cena que evidenciava a violência do crime e a precisão necessária para desvendar a autoria. Graças ao trabalho minucioso e dedicado da Polícia Civil, o caso foi solucionado em tempo recorde, com a identificação dos responsáveis e a revelação da motivação do crime.

A Polícia Militar foi acionada nas primeiras horas do dia 1º de maio após relatos de disparos de arma de fogo na residência localizada no número 6236 da Rua 807. Ao chegar, a equipe encontrou a casa trancada aparentemente pelo lado de fora, sendo necessário arrombar a porta para acessar o local. Dentro do imóvel, deitada na cama, estava Paola, com ferimentos fatais causados por disparos no rosto e no braço direito. A perícia identificou ao menos dois ferimentos provocados por projéteis de arma de fogo e a cena do crime, com muito sangue espalhado, era perturbadora.

Próximo ao corpo, os peritos encontraram um recipiente contendo sete munições calibre .32, R$ 383,00 em espécie, quatro pequenas porções de crack e dois celulares, que foram recolhidos para perícia técnica. Com a ausência de outras pessoas no local, a equipe iniciou um levantamento meticuloso, dando início a uma investigação que se mostraria desafiadora.

Testemunhas informaram que, por volta das 6h da manhã, ouviram um estampido abafado e avistaram um homem pardo e alto, acompanhado de uma mulher, saindo da residência ambos de bicicletas, seguindo pela Rua Ana Neri. Essas informações foram cruciais para a Delegacia Especializada, que iniciou imediatamente o processo de identificação dos suspeitos.

Após um trabalho intensivo de investigação, a Polícia Civil conseguiu identificar os suspeitos: a mulher foi identificada como A.R.S., apontada como a atiradora, e seu cúmplice, M.G.M., foi identificado como o homem que a acompanhava. Ambos os assassinos estão presos por força de mandado de prisão em operações da Polícia Civil contra o crime organizado, sendo que “foram presos” também nesse homicidio.

A motivação do crime, segundo a Polícia Civil, está relacionada a um desacerto entre facções criminosas devido a disputas pelo comércio de drogas na região. A residência onde Paola foi encontrada morta havia se tornado alvo de conflito entre os envolvidos e o homicídio foi resultado direto de divergências nas atividades ilícitas que envolviam facções rivais.

O desfecho rápido e preciso desse caso evidencia o compromisso da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Contra a Vida com a segurança da população de Vilhena. Em declaração oficial, a polícia reiterou seu compromisso em combater os crimes de homicídio na cidade e reforçou a importância de ações coordenadas e rápidas no enfrentamento à violência gerada pelo narcotráfico e outras atividades criminosas.

A Polícia Civil destaca que investigações criteriosas como esta, que identificam os autores com precisão e elucidam a motivação do crime, são fundamentais para prevenir novos conflitos e desarticular atividades que afetam a segurança pública.

Fonte: Polícia Civil

Ciclista de 51 anos morre após mal súbito em Vilhena

Mídia Rondônia – Na noite desta terça-feira, dia 5, o ciclista Isaias Martins da Costa, de 51 anos, faleceuapós sofrer um mal súbito enquanto pedalava em grupo pela BR-174, próximo ao aeroporto de Vilhena. O caso aconteceu por volta das 19h, quando Isaias, que praticava o ciclismo com regularidade, passou mal de forma repentina, assustando os amigos que o acompanhavam.

De acordo com informações, o Corpo de Bombeiros foi acionado rapidamente e chegou ao local para prestar os primeiros socorros. Ao chegar, os socorristas encontraram Isaias em aparente parada cardíaca. Após tentativas de reanimação, ele foi levado para uma unidade hospitalar de Vilhena, onde, infelizmente, não resistiu e faleceu.

O ocorrido chocou a comunidade de ciclistas e amigos de Isaias, que era um entusiasta do esporte. Muitos prestaram homenagens e lembraram da paixão que ele tinha pelo ciclismo, uma atividade que praticava regularmente.

Nota de Esclarecimento da Escola Álvares de Azevedo

Nota de Esclarecimento

A direção da Escola Estadual Álvares de Azevedo, em Vilhena, informa à comunidade que a obra de reparo do telhado da escola, danificado por um vendaval, está em fase final e não prejudicou o andamento das aulas na instituição. Desde que a nova gestão assumiu, em 16 de outubro, não houve dispensa de alunos devido à chuva.

Os reparos no telhado estão sendo realizados todos os sábados pela empresa responsável, que, visando a segurança dos estudantes e servidores, realiza o trabalho fora do horário de aulas. A empresa já substituiu praticamente todas as telhas das salas de aula, faltando apenas a cumieeira do refeitório e a parte posterior da cozinha, cuja conclusão está prevista para este sábado.

Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso em manter um ambiente seguro e acolhedor para nossa comunidade escolar.

Atenciosamente,
Direção da Escola Estadual Álvares de Azevedo