26.8 C
Porto Velho
26 junho 2026
Início Site Página 929

No Dia Mundial do Meio ambiente, prefeitura de Vilhena anuncia plantio de árvores nativas

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente, celebrado em 05 de junho será realizado a abertura da Semana do Meio Ambiente, ás 09h da manhã, no Paço Municipal

Na ocasião, serão plantadas inúmeras árvores nativas da região nas dependências da Prefeitura e às 14h30 na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O objetivo dessa ação é conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e promover a participação da comunidade na conservação do nosso patrimônio natural.

Garageiro morre esmado por caminhão em Rondônia

Um trágico acidente na manhã desta quinta-feira, 1 junho de 2023, ceifou a vida de um motociclista na marginal da br-364, mais precisamente frente a Rondobrás.

De acordo com informações, o motociclista identificado como Waldir proprietário da garagem de veículos Araras Car, estava seguindo pela marginal da Br-364, sentido primeiro distrito e logo a sua frente caminhão boiadeiro que seguia no mesmo sentido fez uma manobra para virar à direita sentido bairro São Francisco, e o motociclista acabou caindo debaixo do caminhão, que passou por cima esmagando.

Os bombeiros chegaram a se deslocar para o local, mas o Motociclista teve morte instantânea.

A polícia militar manteve preservado o local do acidente até a chegada da polícia rodoviária que está no local para os procedimentos de praxe.

PF mira criminosos ambientais em Rondônia

A Polícia Federal de Rondônia deflagrou a Operação ‘Kawahiba’, nesta quinta-feira, 01, em combate a crimes ambientais ocorridos no interior da reserva indígena Karipuna.

A investigação foi iniciada em 2021, após inúmeras denúncias apresentadas tanto à Polícia Federal como ao Ministério Público Federal, as quais foram tratadas com prioridade, utilizando-se de técnicas especiais de investigação de polícia judiciária.

Durante os trabalhos preliminares, a Polícia Federal realizou sobrevoo na referida terra indígena e constatou que havia intensa exploração de madeira, incluindo corte seletivo, corte raso, queimadas, cicatrizes de queimadas, edificações dentro de áreas desmatadas, além de uma região de pasto na parte sul da reserva.

Ainda em 2021, após autorização judicial, foram destruídas seis pontes clandestinas, bem como maquinários e outros objetos que estavam sendo utilizados para a prática de ilícitos na Terra Indígena Karipuna.

Com os mandados de busca cumpridos hoje, 01/06, o quais foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal de Rondônia, a Polícia Federal espera chegar nos responsáveis pelos crimes de invasão de terras da União, desmatamento, assim como outros crimes ambientais e o delito de lavagem de dinheiro. Também espera-se inibir a prática de novas atividades delituosas na área indígena.

Quarteto cai com cocaína em Guajará

 Na tarde de quarta-feira (31) a Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Guajará-Mirim, prendeu em flagrante delito quatro homens com 3 quilos de cocaína em Guajará-Mirim.

Segundo as investigações, o grupo havia adquirido a droga em Guayaramerin – Bolívia. Em território brasileiro, os criminosos foram surpreendidos pelos policiais do Serviço de Investigação e Capturas – SEVIC da 1ª DP.

A ação resultou na apreensão de 02 (dois) veículos utilizados para conduzir o entorpecente.

O Estado de Rondônia possui 1.342 km de linha divisória com a Bolívia, fronteira em sua totalidade delimitada por rios. Apesar das dificuldades geográficas a Polícia Civil do Estado Rondônia não mede esforços para combater o tráfico internacional de drogas na região fronteiriça.

TSE julga inelegibilidade de Bolsonaro no próximo dia 13

Brasília (DF) 18/05/2023 Ex-presidente, Jair Bolsonaro, na saída do Senado federal após visitar seu filho e senador, Flávio Bolsonaro. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

–  Corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves liberou para julgamento nesta quinta-feira (1) uma ação que pode tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível. De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta (PT), o julgamento deve ocorrer no próximo dia 13. A definição da data é prerrogativa do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

“Depois de atentar contra a democracia, tentar compra de votos, dar calote em banco e atacar o sistema eleitoral brasileiro com uma fábrica de mentiras, tudo indica que a casa finalmente vai cair para o criminoso. Que pague por todos os crimes!”, escreveu Pimenta no Twitter.

Benedito Gonçalves apresentou um relatório detalhado ao tribunal, contendo informações sobre os procedimentos realizados ao longo da ação, incluindo dados da coleta de provas, bem como as alegações das partes envolvidas e do Ministério Público Eleitoral.

A decisão de liberar o processo para análise abre caminho para que o caso seja avaliado pelos ministros do TSE, que terão a responsabilidade de analisar as evidências e tomar uma decisão sobre a elegibilidade de Jair Bolsonaro. A ação em questão busca apurar possíveis irregularidades cometidas durante sua campanha eleitoral.

Cerejeiras de luto: morre Ivo da Pastoral da Saúde

Nesta quinta-feira (01), a cidade de Cerejeiras perdeu mais um ilustre morador: Ivo Mendes de Souza, de 66 anos. Ivo da Pastoral da Saúde, como era chamado, estava internado em Vilhena, onde passava por tratamento de saúde.

Querido pela comunidade, ele foi um dos maiores representantes da Igreja Católica cerejeirense, atuando por anos na Pastotal da Saúde.

Amigos, colegas de trabalho e toda comunidade católica se despediram do “médico dos pés descalso”, assim como era conhecido pelos tratamentos de sucesso que tanto realizou na cidade em benefício do povo mais humilde. A morte foi confirmada pelos representantes da Igreja de Cerejeiras.

Urgente: PF encontra cofre cheio de dinheiro em operação contra aliados de Arthur Lira

Durante a manhã desta quinta-feira (1), a Polícia Federal (PF) realizou buscas no âmbito da Operação Hefesto e fez descobertas surpreendentes. Em um endereço em Brasília, os investigadores encontraram um cofre completamente lotado de dinheiro em espécie, tanto em notas de real quanto em dólar americano. No compartimento, além do dinheiro, havia também um medicamento utilizado para tratar disfunção erétil. Até o momento, a corporação não divulgou o valor total encontrado. Além disso, a PF também apreendeu uma quantia em dinheiro escondida em malas de viagem.

Um dos assessores do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi alvo de mandado de busca e apreensão durante a operação, segundo a coluna ‘Na Mira’, do Metrópoles. Os agentes da PF apreenderam documentos em endereços relacionados a Luciano Cavalcante, em Brasília. O investigado está lotado na Liderança do Progressistas (PP). A Controladoria-Geral da União (CGU) prestou apoio à operação, cujo objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes em licitação e lavagem de dinheiro em Alagoas. Os recursos utilizados eram destinados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de kits de robótica.

De acordo com a CGU, as fraudes e o superfaturamento causaram um prejuízo aos cofres públicos no valor de R$ 8,1 milhões, além de um sobrepreço que pode chegar a R$ 19,8 milhões, considerando as despesas analisadas até o momento. Durante a operação, os policiais também encontraram uma grande quantidade de dinheiro nas residências dos alvos, em Brasília e Alagoas.

 (crédito: PF/Divulgação)

Homem é morto com sete tiros em Cerejeiras

A vítima foi identificada como Alvanei, de 42 anos. Ele foi assassinado com sete tiros na madrugada de terça-feira, 30, na Rua Canadá, bairro Floresta, em Cerejeiras.

Ele era morador da cidade de Campo Novo dos Parecis (Mato Grosso) e exercia a função de operador de máquinas agrícolas. Alvanei veio trabalhar em Chupinguaia e posteriormente foi para Cerejeiras, onde foi executado. A polícia investiga o caso.

 

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio acumula em R$ 65 milhões

Nenhum apostador acertou nesta quarta-feira (31) as seis dezenas do concurso 2.597 da Mega-Sena. Com isso, o prêmio acumulou e está estimado em R$ 65 milhões no próximo sorteio

Veja as dezenas sorteadas: 14-26-34-54-56-58

O sorteio foi realizado no Espaço da Sorte, em São Paulo.

A quina registrou 92 apostas vencedoras; cada uma vai receber R$ 52.271,31. Já a quadra teve 6.038 apostas ganhadoras. Os acertadores vão receber, individualmente, um prêmio de R$ 1.137,78.

O próximo sorteio será realizado no sábado (3). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números, custa R$ 5.

MPF arquiva inquérito sobre denúncia de assédio feita por aluna contra professor de Direito da Unir

Candidatos fazem provas do Enem neste domingo no Centro de Ensino Médio Elefante Branco

O Ministério Público Federal (MPF) informou que arquivou o inquérito que apurava uma denúncia de assédio feita por uma aluna da Universidade Federal de Rondônia contra o professor de Direito da instituição, Samuel Milet.

Segundo o MPF, o arquivamento foi feito porque a Unir acatou todas as recomendações feitas pelo órgãos em parceria como a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB-RO).

A recomendação foi feita pelo MPF e OAB-RO depois que o caso foi exposto no g1. A estudante relatou que o professor ministrava a aula de Direito Civil e para criticar o que chama de “ideologia de gênero”, ele teria citado o episódio em que a Unir foi condenada porque o próprio chamou uma palestrante da Universidade de Brasília (UnB) de ‘sapatona doida’ e ‘vagabunda’ por tratar questões como gênero e aborto.

Quando Josi se posicionou sobre o assunto em sala, protestando contra a fala do professor, MIlet entrou em contato com ela e com alunos da turma por meio do WhatsApp.

Um dos áudios enviados de Milet para Josi, citados na recomendação, descreve:

“Se isso vir a ter qualquer consequência, você vai responder por isso, tá? Eu sempre costumo fazer grandes amigos em de sala de aula e você vai estar excluída dessa minha lista […] Se você torna isso público, então você vai responder, evidentemente, pelo que você fala, tá? […] Eu acho que você errou e errou feio, muito feio. E aí as consequências virão, ou não. Vamos ver o que é que vai acontecer”.

Segundo MPF e OAB-RO, essas e outras falas do professor possuem caráter intimidatório e configuram, “no mínimo”, assédio moral.

A recomendação enviada à Unir incluiu:

  • instauração de procedimentos administrativos internos para apurar o ocorrido, em especial os procedimentos para apuração de faltas disciplinares;
  • realização debates sobre a questão da misoginia, homofobia, assédio moral e sexual e os limites da liberdade de expressão em face dos discursos de ódio. Também devem ser realizadas oficinas com os docentes sobre os mesmos assuntos.
  • retratação pública e um pedido formal de desculpas no campus e também em meios de comunicação, caso seja confirmada as infrações disciplinares.

 

Segundo o MPF, a Unir informou que está apurando as denúncias feitas pela aluna e vai penalizar o professor caso as mesmas sejam comprovadas. A universidade também se comprometeu em se retratar publicamente.

Ainda de acordo com o órgão, apesar de arquivado, nada impede que o inquérito seja reaberto em um prazo de seis meses, caso surjam novas provas.