24 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 977

Polícia investigará suposta prática de turismo sexual por americanos

A Polícia Civil de São Paulo abriu um inquérito para investigar dois estrangeiros que afirmam serem coaches de relacionamento do curso chamado Millionaire Social Circle. Por meio do curso, os estadunidenses Mike Pickupalpha e David Bond viajam o mundo vendendo supostas técnicas para conquistar mulheres.

Em fevereiro, eles estiveram no Brasil e promoveram uma festa em uma mansão em São Paulo. Em vídeos da festa, publicadas por eles mesmos em redes sociais, são mostradas pessoas bebendo, comendo e tirando fotos. O evento promovido na cidade seria para que os convidados colocassem em prática as técnicas ensinadas nos cursos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), uma das mulheres presentes nessa festa se reconheceu em vídeos que circularam nas redes sociais e registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica. Em entrevista ao site G1, algumas das vítimas relataram que foram à festa sem saber que eram parte de uma aula desse curso.

Por meio da denúncia encaminhada à Delegacia Eletrônica, a Polícia Civil abriu inquérito para investigar se houve favorecimento de prostituição ou outra forma de exploração sexual durante a realização dessa festa. O inquérito também vai apurar se os norte-americanos agenciaram, aliciaram, transportaram, transferiram, compraram, alojaram ou acolheram exploração sexual durante sua passagem pelo Brasil. O caso está sendo investigado pelo 34º Distrito Policial.

Agora, a polícia deverá realizar diligências para identificar e ouvir formalmente os organizadores dessa festa.

Millionaire Social Circle cobra a partir de US$ 12 mil (cerca de R$ 63 mil) para uma “mentoria”, que prevê uma viagem de duas semanas para algum país. Esse curso já promoveu edições na Costa Rica, Colômbia e Filipinas. A próxima etapa será na Tailândia, em agosto.

Países de preferência

Em entrevista à Agência Brasil, a advogada Luciana Terra, diretora jurídica do Me Too Brasil, destacou que a escolha desses coaches por países subdesenvolvidos para os seus cursos não é feita de forma aleatória. “Eles entendem que são países subdesenvolvidos e que as mulheres seriam mais ‘fáceis’, de mais fácil acesso. Infelizmente, no Brasil, temos muitos casos de turismo sexual, de exploração sexual infantil e de prostituição e isso acaba, de alguma forma, facilitando esse acesso”, disse ela.

Para a diretora do Me Too Brasil, outros crimes poderiam também ser imputados aos estrangeiros, como o de compartilhamento de imagens em redes sociais. “[A divulgação das] imagens das mulheres, com cunho sexual, é crime no Brasil”, disse ela. “Outro crime que pode ser denunciado é de importunação sexual”, acrescentou ela.

Outro lado

Por meio das redes sociais, os estrangeiros se defenderam dizendo que “uma coisa positiva” se tornou algo negativo por meio da mídia. “Fizemos esforços para tornar a festa o mais segura e bem coordenada possível. Contratamos segurança brasileiro, contratamos vários funcionários no local, oito pessoas para churrasco e até assistentes para ajudar no transporte. Entendemos que somos estrangeiros e entendemos que estamos no país de outra pessoa. Tomamos todas as medidas para respeitar a cultura local e garantir a segurança de todos com quem interagimos. A festa foi algo pessoal, com alguns amigos brasileiros próximos”, disseram eles, na nota.

Segundo eles, as pessoas preencheram um formulário de inscrição antes de participar da festa. “Não havia nenhuma exigência de fazer nada na festa. As pessoas falavam com quem queriam e iam para onde queriam”, escreveram. “Concordo que crimes sexuais são um assunto sério, mas conhecer alguém organicamente por meio do Tinder ou de aplicativos de namoro online, levar alguém a um restaurante e ter uma interação consensual não é um crime sexual”, acrescentaram.

Em suas redes sociais, Mike Pickupalpha ainda postou comentários irônicos e misóginos para dar sua explicação pessoal sobre a festa no Brasil. “Fizemos a maior festa do Brasil e as feministas não poderiam lidar com isso”, escreveu ele.

“Mulheres como experimento”

Para a diretora do Me Too Brasil, o que aconteceu em São Paulo não pode ser encarado como uma simples festa, já que todos os homens presentes participavam desse curso. “Como eles estão nesse movimento, com coaches de como pegar mulheres, as mulheres ali fizeram parte de um experimento. Não era uma festa de interação ou de curtição. Era mais voltada para essa atmosfera desses cursos de como pegar mulheres, de cunho sexual, e que infelizmente têm acontecido no Brasil. E, infelizmente, como eles vão embora do país, fica difícil seguir um processo penal ou uma responsabilização”, disse ela.

Luciana Terra alerta que mulheres que enfrentem situações semelhantes a essa denunciem o caso à polícia. “O alerta é para que as mulheres que souberem ou presenciarem coisas desse tipo denunciem e chamem o 190 [telefone da polícia] na hora. Também é preciso tomar os devidos cuidados quando forem chamadas para esses tipos de eventos”, falou ela.

Ela ainda ressalta que o país precisa estabelecer critérios mais rígidos para impedir que grupos como esses entrem aqui livremente e pratiquem crimes. “É preciso que as embaixadas também se mobilizem com relação a isso, tendo critérios mais rígidos para a entrada de grupos dessa natureza que queiram entrar no país”, disse ela.

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 45 milhões

O sorteio do concurso 2.574 da Mega-Sena foi realizado na noite dessa quinta-feira (16) no Espaço da Sorte, em São Paulo. Não houve ganhadores.

O prêmio acumulou e para o próximo concurso, no sábado (18), é estimado em R$ 45 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 12 – 17 – 43 – 44 – 48 – 60.

A quina registrou 68 apostas vencedoras. Cada uma vai pagar prêmio de R$ 41.754,98. Já a quadra teve 4.377 ganhadores, cabendo a cada acertador R$ 926,70.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Esportes Fortaleza perde e fica fora da fase de grupos da Libertadores

O Fortaleza não conseguiu a classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores após ser derrotado por 2 a 1 pelo Cerro Porteño (Paraguai), nesta quinta-feira (16) no estádio La Olla, em Assunção. O Leão do Pici já estava em situação complicada na terceira fase prévia da competição após perder de 1 a 0 para os paraguaios no confronto de ida, na última semana no Castelão. Agora o Fortaleza seguirá para a fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Vasco perde nos pênaltis para o ABC e se despede da Copa do Brasil

Lance da partida entre Vasco x ABC pela Copa do Brasil no Estadio Sao Januario em 16 de marco de 2023. Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

Mesmo empurrado por sua apaixonada torcida que compareceu ao estádio de São Januário, o Vasco deu adeus à Copa do Brasil após ser superado por 6 a 5 pelo ABC, na noite desta quinta-feira (16) . No tempo regulamentar o confronto terminou em empate de 0 a 0.

Com a bola rolando, o Cruzmaltino e o Mais Querido não fizeram uma boa apresentação, com a equipe da casa forçando demais nas bolas levantadas na área e criando poucas oportunidades claras de gol no primeiro tempo. Na etapa final o técnico Maurício Barbieri ainda tentou melhorar a produção ofensiva de sua equipe ao colocar em campo os meias Nenê e Orellano, mas as mudanças não deram resultado.

Assim, a igualdade perdurou até o final dos 90 minutos, o que levou a partida para a disputa de pênaltis. E nas penalidades máximas o Vasco ficou muito próximo da classificação, pois Jair, Miranda, Nenê e Puma Rodríguez foram eficientes.

Porém, na hora de confirmar a classificação (já que Walfrido havia perdido pelo ABC), Pedro Raul bateu por cima do gol e adiou o final da disputa. E aí o time potiguar não falhou mais e garantiu a classificação após Orellano chutar muito distante do gol defendido por Simão.

Agora, o ABC aguarda sorteio a ser realizado posteriormente para conhecer seu próximo adversário na competição. A terceira fase da competição também conta com a participação de equipes que conseguiram a classificação direta para esta etapa: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Atlético-MG, Athletico-PR, Fortaleza, Internacional, Cruzeiro, Paysandu, Sport e São Paulo.

Léo Moraes deve assumir o Detran na próxima quarta-feira

O ex-deputado Léo Moraes deve ir para a direção-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na próxima semana, possivelmente na quarta-feira (22). Uma sabatina, como prevê a legislação, deverá acontecer um dia antes no plenário da Assembleia Legislativa, para convalidar o ato governamental.

Léo deveria ter assumido o cargo desde fevereiro, quando deixou o cargo parlamentar na Câmara, mas como não chegou a um acordo sobre a divisão interna de cargos, preferiu aguardar.

A sua relação com o Governo ficou complicada após o episódio da alta do IPTU em Porto Velho. Como pretenso futuro candidato a prefeito, Léo se posicionou nas redes sociais criticando fortemente o prefeito Hildon Chaves, um dos maiores aliados do governador Marcos Rocha. Chegou a dar como encerrada a “novela do Detran”, mas voltou atrás e deve assumir para honrar os compromissos firmados com suas lideranças ainda na campanha, segundo informa o Rondoniagora.

Flori destaca 1º Encontro de Alfabetização na Idade Certa em Vilhena

Começou terça-feira, 14, o 1º Encontro do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia que busca a formação continuada de professores alfabetizadores para a melhoria dos resultados educacionais, com foco na alfabetização. Evento terá continuação ainda nesta semana, nos dias 16 e 17.

 

Além dos profissionais da educação em Vilhena, o evento contou com a presença de representantes dos municípios de Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste, todos integrantes do Bloco IV do PAIC.

 

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, do secretário de Educação, Flávio de Jesus, e dos gestores escolares, coordenadores municipais do PAIC, técnicos das secretarias municipais de Educação, autoridades e demais convidados presentes no evento.

 

Durante a solenidade, o prefeito Flori Cordeiro destacou a importância da alfabetização como um direito de todos, e a satisfação em receber um programa de formação de professores tão relevante, assessorado por órgãos governamentais de alta confiabilidade.

 

Também participaram do primeiro dia do encontro, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Samir Ali, o representante do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Jailson Viana de Almeida, a coordenadora regional de Educação em Vilhena, Maria de Fátima Oliveira, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia e Curadora da Educação, Infância e Juventude no Município de Vilhena, Yara Travalon Viscard, a especialista em planejamento estratégico e processos comunicacionais, Rita de Cássia Paulon, a formadora do PAIC, Maria Regina dos Santos e as representantes da Defensoria Pública Bruna Grobberio Trancoso e Ilcemara Sesquim Lopes.

O evento contou com atividades formativas para os professores alfabetizadores, como palestras e oficinas, visando contribuir com o desenvolvimento da metodologia do programa e aprimorar a alfabetização das crianças na idade certa. O PAIC é uma iniciativa do Tribunal de Contas em cooperação com as redes municipais de ensino, buscando a melhoria da educação na região.

A expectativa é que, com o desenvolvimento do programa, os municípios envolvidos possam alcançar melhores índices educacionais, proporcionando um futuro mais promissor para as crianças e jovens. O 1º Encontro do PAIC em Vilhena espera obter o comprometimento das autoridades com a educação e o desenvolvimento social do Estado de Rondônia.

Influencer rondoniense é presa com 32 kg de maconha

A digital influencer Gleitieli Cunha Chagas, de 29 anos, foi presa com 32 quilos de maconha, do tipo skunk, em Porto Velho. A informação é da Polícia Civil que, por intermédio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos e do Departamento de Narcóticos – DENARC, prendeu Gleitiele.

Ela chegou a ganhar uma Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Porto Velho como reconhecimento “Jovem Empresarial. Nas redes, ela dava dicas de beleza e postava imagens de suas viagens.

A operação resultou ainda na prisão do marido dela e de um. Os três foram encaminhados ao Sistema Prisional onde permanecerão à disposição da Justiça.

Azul estuda viabilizar passagens aéreas a R$ 200

A Azul está disposta a estudar e tentar viabilizar passagens aéreas a R$ 200 para estudantes do Fies, aposentados e pensionistas do INSS e servidores municipais, estaduais e federais que ganham até R$ 6,8 mil, segundo Alex Malfitani, CFO e co-fundador da companhia aérea. O desconto faz parte do programa “Voa, Brasil”, anunciado nesta semana pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).Ao InfoMoney, Malfitani disse que a empresa se beneficiaria com o aumento no número de brasileiros viajando de avião, já que o maior custo para uma companhia aérea é assento vazio. O executivo, no entanto, ressaltou que o programa precisa de um desenho bem pensado, já que as aéreas também lucram com a venda de última hora de bilhetes por um valor bem maior que o normal.

Após pressão nas redes sociais, universitárias que debocharam de colega de 44 anos abandonam faculdade

As três universitárias da Unisagrado, faculdade privada de Bauru (SP), que viralizaram nas redes por debochar de uma colega de curso 44 anos decidiram se desmatricular da instituição, informa o portal Metrópoles. As estudantes foram duramente criticadas na internet, acusadas de etarismo por insinuar que pessoas acima dos 40 anos não deveriam estar na faculdade. A Unisagrado chegou a abrir um processo disciplinar contra o trio, mas elas optaram por abandonar o curso de Biomedicina e a faculdade antes da conclusão do processo. “Comunicamos que foi instaurado processo disciplinar e, durante, as três estudantes solicitaram a desistência do curso de Biomedicina; dessa forma o processo perdeu o objeto e por isso foi finalizado”, afirmou a instituição em nota.

Cremero se posiciona contra projeto de lei que permite acompanhante para mulher submetida a exame com sedação

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) divulgou uma nota nesta quarta-feira (15) se posicionando contra o projeto de lei que permite acompanhante para mulher submetida a exame com sedação.

O órgão afirma que a notícia foi recebida com espanto e que não são todas as pessoas que têm condições psicológicas de presenciar procedimentos médicos.

Na nota, a presidente do conselho, Ellen Santiago, ainda ressalta que existem maneiras de prevenir problemas de assédio e abuso durante procedimentos, e que a responsabilidade pela segurança no local é dos núcleos de segurança dos pacientes.

Confira a nota na íntegra

“O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), tomou conhecimento através de questionamentos de médicos sobre o projeto de lei da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/RO) que dispõe sobre o direito da mulher à permanência de acompanhantes e atendentes nas salas de exames e consultas das unidades hospitalares, clínicas médicas e estabelecimentos afins quando houver procedimentos sedativos, de anestesia geral e outros procedimentos.

Diante da notícia, a presidente do Cremero, Dra. Ellen Santiago, reforçando o objetivo principal deste Conselho de prezar pelo bom exercício da Medicina e dos serviços prestados pelos profissionais para a população, vem a público externar espanto quanto ao projeto de lei em questão. “A pauta é importante dado principalmente os registros recentes de assédio e estupro durante procedimentos, porém precisamos destacar que não é qualquer acompanhante que tem condições psicológicas de presenciar a maioria dos procedimentos médicos. Queremos enfatizar que há maneiras de se prevenir esses problemas e que a responsabilidade por garantir essa segurança é dos núcleos de segurança dos pacientes que funcionam muito bem em muitos hospitais, tanto público quanto privados”, enfatizou.

Para o Cremero a sociedade como um todo assim como a ALE tem todo o direito de pedir e cobrar a atuação em conjunto para que esses núcleos sejam efetivos. “Vamos trabalhar incansavelmente para que esse tipo de crime não aconteça, mas se acontecer que esses profissionais sejam prontamente identificados e que respondam aos processos éticos profissionais e sejam penalizados”, finalizou a presidente.”