22.1 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 990

Educação: mais uma escola de Vilhena recebe recurso do deputado Ezequiel Neiva

O deputado Ezequiel Neiva liberou recurso no valor de R$ 260 mil para a melhoria da infraestrutura da escola Cleonice Batista, em Vilhena. O investimento é para a construção do revestimento do piso da escola. O deputado informou que o valor já está na conta da prefeitura, que ficará responsável pela contração da empresa que executará a obra.

Em visita à escola, acompanhado da ex-diretora Rosemary Aparecida de Oliveira (foto), o deputado analisou as necessidades de melhorias e constatou que a unidade educacional precisava do investimento e firmou compromisso com a instituição.

Gislaine Brizolla dos Santos, atual diretora da escola, explicou que a Cleonice Batista de Jesus atende por volta de 600 alunos, somados os períodos matutino e vespertino. Disse que a escola está em funcionamento há mais de 10 anos e é notório a necessidade de alguns reparos e reformas em sua estrutura predial.

“O piso apresenta pontos de revestimento quebrados, ou cerâmicas totalmente descoladas o que acarreta em riscos de acidentes ou cortes nos alunos, pois são crianças de 6 a 10 anos que brincam bastante nos momentos de intervalo das aulas. Essa parceria é de extrema importância para a qualidade da educação, pois vale ressaltar que o aluno não é do Estado ou Município e sim da cidade. Investir na infraestrutura da escola é, sem dúvida, um grande benefício à população do bairro Jardim das Oliveiras”, afirmou a diretora.

O deputado disse que tem priorizado o atendimento à Educação. Citou que no final de 2022 destinou R$ 300 mil para a construção de uma cozinha e um refeitório para a escola municipal Vilma Viera. “Também atenderemos a escola Nina Paul, com recurso para a construção de uma brinquedoteca, depósito e uma sala para creche”, acrescentou Ezequiel Neiva.

Vasco goleia o Boavista no Carioca

Pedro Raul chuta comemora seu gol, o primeiro na partida entre Vasco da Gama x Boavista no Estadio de Sao Januario em 27 de fevereiro de 2023. Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

Com dois gols de Pedro Raul, o Vasco goleou o Boavista por 4 a 1, na noite desta segunda-feira (27) no Estádio de São Januário, na partida que encerrou a 9ª rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca. Com este resultado o Cruzmaltino assumiu a terceira posição da classificação com 17 pontos.

Apoiado por mais de 17 mil torcedores, o Vasco não teve dificuldades para dominar as ações desde o primeiro minuto, não permitindo que o Boavista criasse muitas oportunidades. Em um contexto como esse, a equipe da casa abriu o placar cedo. Aos nove minutos, Alex Teixeira roubou a bola de um adversário e encontrou Pedro Raul, que avançou e bateu colocado para superar o goleiro Fernando.

E foi dos pés da dupla Alex Teixeira e Pedro Raul que saiu o segundo gol. Um pouco antes do intervalo, o camisa sete vascaíno enviou a bola para o centroavante, que, de costas para o gol, dominou a bola antes de tocar de volta para o meio-campista, que tentou duas vezes, a segunda de cabeça, para marcar.

Transposição: Sintero anuncia novos nomes de servidores

A Comissão Especial dos Ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima (CEEXT) publicou a Ata nº 08, deferindo o processo de 07 servidores do Estado.

A Comissão solicitou ainda a complementação de documentos de 30 processos do Estado e indeferiu o processo de 02 servidores que aguardam para ser incluídos no quadro em extinção da administração federal.

VEJA A ATA ABAIXO: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/comissao-ex-territorios/atas/2023/camaras-de-julgamento-de-rondonia/ata-no-08-de-24-de-fevereiro-de-2023-2013-camaras-de-julgamento-de-rondonia

Dupla mata jovem e homem a tiros em Rondônia

Dois homens foram executados na manhã desta segunda-feira (27), no município de Cujubim. Os crimes aconteceram na rua Rouxinol, esquina com Pardal, no Setor 02.

Imagens de câmera de segurança mostram quando dois homens chegam em uma moto modelo Lander de cor escura e abordam ocupantes de outras motos. O carona já desceu atirando, atingiu uma das vítimas que caiu e recebeu mais tiros.

Um segundo homem conseguiu correr e se escondeu em uma casa na rua Peito Roxo, mas também foi alcançado e atingido por vários tiros. Apesar de socorrido com vida pela equipe do Samu, não resistiu e morreu.

As vítimas fatais foram identificadas como Marcio da Luz Frelik, 33 anos e Mateus Queiroz Gomes, 22 anos.  Segundo informações a dupla estava hospedada em um hotel da cidade e foi vista pela última vez juntos em frente ao cartório da cidade. No hotel foi encontrado um cartucho de uma espingarda calibre 12 e um celular. A dupla foi executada com tiros de pistola .40 e .380. ( Foco em Notícia)

Acusado de assédio sexual contra servidoras, vereador vai responder pelos crimes em RO

No Diário Oficial de Justiça desta segunda-feira, 27, a Vara Única de Alvorada d’Oeste (autos nº 7001434-14.2022.8.22.0011) determinou a citação por edital de João Batista de Oliveira, ex-presidente da Câmara de Urupá.

De acordo com a citação, o resumo da denúncia indica:

“No ano de 2022, no Município de Urupá/RO, o denunciado JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA, consciente da ilicitude e reprovabilidade de sua conduta e prevalecendo-se de sua condição de superior hierárquico, por reiteradas vezes, constrangeu as vítimas […], com o intuito de obter vantagens e favorecimento sexual.

Segundo apurado, as vítimas eram servidoras comissionadas da Câmara Municipal de Urupá/RO, e foram assediadas sexualmente por diversas vezes pelo denunciado, o qual ocupava o cargo de Presidente da Câmara Municipal.

Ele é acusado de atentar contra a dignidade sexual de pelo menos cinco servidoras assediando todas elas, segundo o Ministério Público (MP/RO), sexualmente.

Agora, ele terá de responder às imputações , “por escrito e por intermédio de advogado, no prazo de 10 (dez) dias, podendo arguir preliminares e alegar tudo que interesse às suas defesas, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, até o máximo de 8 (oito) […]”.

Não apresentado a resposta no prazo legal, será nomeado defensor público para atuar na defesa de Batista.

2º FATO

Consta ainda que no ano de 2022, na Câmara Municipal do Município de Urupá, o denunciado JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA , consciente da ilicitude e reprovabilidade de sua conduta, praticou ato libidinoso contra a vítima […], com objetivo de satisfazer a própria lascívia. Conforme restou apurado, após assediar a vítima para ter relações sexuais com ele (1º FATO), o infrator deu um tapa nas nádegas da vítima.

3° FATO

Nas mesmas condições de tempo e local descritas no fato anterior, o denunciado JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA, consciente da ilicitude e reprovabilidade de sua conduta, praticou ato libidinoso contra a vítima […], com objetivo de satisfazer a própria lascívia. De acordo com o apurado, a vítima compareceu à sala do denunciado, tendo este pedido para que ela fechasse a porta de sua sala. Nesse momento, o infrator se aproximou da vítima e começou a acariciar suas costas, tendo lhe segurado forte, para que ela não se soltasse.

Ato contínuo, o denunciado beijou o ombro e pescoço da vítima, que relutou e tentou sair, momento em que o denunciado lhe segurou com força e tentou beijá-la contra sua vontade.

A vítima expressou ao infrator que ele “estaria passando dos limites”, momento em que o denunciado abriu o zíper de sua calça e, com seu órgão genital ereto, puxou a vítima pela cintura, forçando que ela sentasse em seu colo.

4° FATO

Por fim, infere-se do incluso caderno investigatório que no ano de 2022, na Linha C3, na RO-473, Município de Urupá/RO, o denunciado JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA, consciente da ilicitude e reprovabilidade de sua conduta, praticou ato libidinoso contra a vítima […], com objetivo de satisfazer a própria lascívia. (Rondoniadinamica)

Ressai do caderno apuratório que, após ser assediada por diversas vezes pelo denunciado (1º FATO), a vítima estava em uma festa no local dos fatos, e o infrator se aproximou da vítima e passou a mão em suas nádegas. […]”.

 

CONFIRA:

Previsão de chuvas intensas nesta terça em Rondônia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas  nesta terça-feira (28) nas cidades do norte e leste de Rondônia.

Há previsão de chuvas com volume entre 30 a 60 milímetros por hora, podendo chegar de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos.

Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Estupro: Daniel Alves pode ser condenado a até dez anos de prisão

O caso de Daniel Alves parece estar caminhando para sua fase final. De acordo com o jornal espanhol El Mundo, de Barcelona, o jogador brasileiro pode ser condenado a até 10 anos de prisão na Espanha pelo que a justiça do país enquadra como “agressão sexual com penetração”.

 

Segundo o jornal El Mundo, o Ministério Público da Espanha deve enquadrar Daniel Alves em um crime com agravante. De acordo com fontes ouvidas pela publicação, o brasileiro será acusado de “agressão sexual com penetração” com “abuso de autoridade”, o que faria a pena ficar em no mínimo de oito anos de prisão.

 

Apesar das tentativas da defesa do jogador brasileiro de liberdade, as últimas provas e informações vindas da Espanha fazem com que a situação de Daniel Alves fique mais difícil. No início do mês, jornais da Europa informação que o DNA do brasileiro foi encontrado na mulher.

 

Daniel Alves entregou voluntariamente uma amostra do seu DNA no dia 20 de janeiro, quando foi preso preventivamente sem direito à fiança. O material coletado foi comparado com quatro amostras e, em todos os casos, o resultado se manteve.

 

O CASO

Daniel Alves teve a prisão decretada no dia 20 de janeiro. Ele foi detido ao prestar depoimento sobre o caso de agressão sexual contra uma mulher na madrugada do dia 30 de dezembro. O Ministério Público pediu a prisão preventiva do atleta de 39 anos, sem direito à fiança, e a titular do Juizado de Instrução 15 de Barcelona acatou o pedido, ordenando a detenção.

 

A acusação se refere a um episódio que teria ocorrido na casa noturna Sutton, em Barcelona, na Espanha. O atleta, que defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, teria trancado, agredido e estuprado a denunciante em um banheiro da área VIP da casa noturna. Ela procurou as amigas e os seguranças da balada depois do ocorrido.

 

A equipe de segurança da casa noturna acionou a polícia catalã (Mossos d’Esquadra), que colheu depoimento da vítima. Uma câmera usada na farda de um policial gravou acidentalmente a primeira versão da vítima sobre o caso, corroborando o que foi dito por ela no depoimento oficial. A mulher também passou por exame médico em um hospital. Daniel Alves foi embora do local antes da chegada dos policiais.

 

Segundo a imprensa espanhola, a contradição no depoimento do lateral-direito foi determinante para o Ministério Público do país pedir a prisão e a juíza aceitar.

Bom Sucesso anuncia caldos especiais em Vilhena

Um dos melhores caldos de Vilhena estará sendo servido nesta segunda-feira (27), na marmitaria Bom Sucesso. O caldo é servido de segunda a sábado.

Localizada na avenida Paraná, a Bom Sucesso oferece o melhor da cozinha, além de frango assado nos fins de semana, espetinhos e cachorro quente durante a semana. Para a sobremesa, tem um delicioso açaí especial. Durante a semana a Bom Sucesso tem as marmitas especiais.

Reserve agora seu caldo, espetinho ou mesmo seu delicioso açaí pelo telefone 999931793. Tem ainda o serviço de entrega com a taxa de R$7,00.

Chefe da Receita acessou e copiou dados sigilosos de desafetos de Bolsonaro

O chefe da inteligência da Receita Federal no início da gestão Jair Bolsonaro acessou e copiou dados fiscais sigilosos do coordenador das investigações sobre o suposto esquema das “rachadinhas” (o então procurador-geral de Justiça do Rio Eduardo Gussem) e de dois políticos que haviam rompido com a família presidencial, o empresário Paulo Marinho e o ex-ministro Gustavo Bebianno.

Documentos internos oficiais do governo obtidos pela Folha de S.Paulo e depoimento de pessoas diretamente relacionadas ao caso mostram que Ricardo Pereira Feitosa, então coordenador-geral de Pesquisa e Investigação da Receita, acessou de forma imotivada os dados nos dias 10, 16 e 18 de julho de 2019, primeiro ano da gestão Bolsonaro (2019-2022).

Não havia nenhuma investigação formal em curso na Receita contra essas três pessoas, o que resultou na posterior abertura de investigação interna e processo disciplinar contra Feitosa.

Em nota de sua defesa que enviou à reportagem, Feitosa não respondeu diretamente às perguntas. Disse apenas que não cometeu violação, que não vazou dados sigilosos e que sempre atuou no estrito cumprimento do dever legal.

O procurador Eduardo Gussem chefiou o Ministério Público do estado do Rio de janeiro de 2017 a janeiro de 2021, período em que o órgão recebeu, durante investigação, relatório produzido pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) indicando movimentação financeira atípica de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio.

Marinho e Bebbiano, que se tornaram amigos próximos, participaram do comando da campanha de Bolsonaro em 2018.

O primeiro cedeu sua mansão no Jardim Botânico do Rio para ser quartel-general e estúdio de gravações da campanha, tendo também integrado e sido eleito primeiro suplente de senador na chapa de Flávio Bolsonaro.

O segundo coordenou a campanha presidencial do capitão, como ele gostava de chamar Bolsonaro, e, depois, virou ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Ambos, porém, romperam ou se distanciaram dos Bolsonaro logo no início da gestão. Em meados de 2019 os dois já estavam alinhados ao então governador de São Paulo João Doria (PSDB) -que também já percorria a rota que o tornar um dos ex-aliados mais combatidos pelo presidente e seu entorno.

Os documentos e informações obtidos pela Folha mostram que o chefe da inteligência da Receita acessou e extraiu cópia das declarações completas de Imposto de Renda do procurador Eduardo Gussem relativas a sete anos -2013 a 2019.

O Ministério Público do Rio denunciou Flávio e Queiroz em outubro de 2020, mas o caso teve reviravoltas favoráveis ao senador, com o STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulando em 2021 todas as decisões tomadas pela primeira instância da Justiça.

De Bebianno também foram acessados e extraídos, entre outros, os dados do IR relativos a sete anos, de 2013 a 2019.

Bebianno foi o primeiro ministro demitido do governo Bolsonaro, em fevereiro de 2019, ao se tornar o centro de uma crise instalada no Palácio do Planalto depois que a Folha revelou a existência de um esquema de candidaturas laranjas do PSL para desviar verba pública eleitoral.

Desde a demissão, passou a ser uma voz crítica a Bolsonaro e à interferência de seus filhos. Ele morreu em março de 2020, vítima de infarto, de acordo com a família.

Já Marinho teve os IRs de 2008 a 2019 acessados (a exceção de 2012) e copiados. Sua mulher, Adriana, os de 2010 a 2013.

O então chefe da inteligência da Receita vasculhou dados dos desafetos de Bolsonaro em outros três sistemas sigilosos da Receita, um que reúne ativos e operações financeiras de especial interesse do Fisco, um de comércio exterior e uma plataforma integrada alimentada por 29 bases de dados distintas.

No sistema de comércio exterior, houve acesso também à empresa ABM Consultoria, que tem a mulher de Marinho como sócia-administradora.

Marinho percorreu um longo caminho de distanciamento e atrito com a família Bolsonaro -em maio de 2020, por exemplo, afirmou que a Polícia Federal antecipou a Flávio Bolsonaro que Queiroz seria alvo de operação.

No dia da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Bolsonaro no segundo turno das eleições, 30 de outubro, ele publicou uma foto ao lado de Bebianno e a seguinte inscrição: “Acabou, Gustavo. Pagamos nossa penitência! Descanse em paz, meu irmão”.

Ricardo Feitosa trabalhava no escritório da Receita em Cuiabá antes de assumir o cargo de chefe nacional da inteligência do órgão, em 21 de maio de 2019.

Em 23 de setembro daquele mesmo ano, ou seja, com apenas quatro meses na função, foi exonerado do cargo e transferido para a Alfândega do Aeroporto Internacional de Brasília.

De acordo com o portal da Transparência do governo, atualmente é auditor-fiscal da administração aduaneira da Receita em Cuiabá.

O caso da devassa nos dados dos desafetos de Bolsonaro começou a ser investigado pela Receita em um procedimento preliminar, em janeiro de 2020.

Em uma segunda etapa, foi instaurada uma sindicância investigativa em março do mesmo ano, que concluiu pela abertura de um PAD (Processo Administrativo Disciplinar).

O PAD é a fase mais gravosa de procedimentos administrativos no funcionalismo, podendo resultar em arquivamento ou punição, com penas que vão de advertência a demissão do serviço público.

O PAD transcorreu os anos de 2020, 2021 e 2022 e, atualmente, de acordo com pessoas a par da situação, está na mesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com recomendação da demissão de Feitosa do serviço público.

Em 2020, a defesa de Flávio Bolsonaro mobilizou vários órgãos do governo do pai justamente sob a afirmação de que havia um esquema de acesso ilegal de seus dados fiscais, o que teria embasado a produção do Relatório de Inteligência Financeira do Coaf que deflagrou o caso das “rachadinhas”.

A Receita chegou a solicitar uma devassa em seus sistemas para tentar identificar acessos ilegais a dados fiscais do presidente, de seus três filhos políticos, de suas duas ex-mulheres e da primeira-dama, Michelle.

Como revelou a Folha, de outubro de 2020 a fevereiro de 2021 o órgão também mobilizou por quatro meses uma equipe de cinco servidores para apurar a acusação feita por Flávio. A conclusão foi a de que não havia indícios de atos ilegais de auditores contra o clã Bolsonaro.

De acordo com a Receita, servidores públicos que violam o sigilo fiscal de contribuintes estão sujeitos a penalidades de natureza criminal, administrativa e civil, como demissão (administrativa) e processo por danos materiais e morais (civil).

OUTRO LADO

Auditor diz que não vazou dados sigilos Ricardo Pereira Feitosa não respondeu diretamente às perguntas sobre se agiu sozinho ou por ordem de alguém, sobre por que efetuou os acessos sem que houvesse motivação formal para tanto e qual destinação deu aos dados sigilosos que coletou do procurador, de Bebianno, de Marinho e de sua mulher.

Em nota de sua defesa que encaminhou à reportagem, ele disse que exerceu diversos cargos de chefia em sua vida “sempre com seriedade, zelo, atenção ao interesse público e cumprimento estrito dos deveres legais, trabalhando no combate à prática de ilícitos tributários e exercendo seu poder-dever de atuar na inteligência fiscal”, em especial quando chefiou a inteligência do Fisco.

“Nesse sentido, o referido servidor sempre exerceu seus deveres legais dentro de suas atribuições funcionais de auditor fiscal de maneira impessoal, em prol do interesse público. Não promoveu a violação de dados fiscais e tributários e nenhuma forma de vazamento ou divulgação de informações, tendo todos os dados de inteligência mantidos sob a proteção do sigilo legal.”
A Receita não se manifestou, afirmando que “temas relacionados à área correcional correm sob sigilo, nos termos da legislação pertinente”. Questionada novamente, o órgão não informou a que legislação e a que termos se referia, especificamente.

Secretário da Receita Federal quando Feitosa exercia a coordenação de inteligência, Marcos Cintra afirmou que não teve conhecimento do caso e que também desconhece os procedimentos operacionais que Feitosa usava na área de investigação.

Deputado Ezequiel Neiva garante 29 tubos armcos para Vilhena, Cerejeiras e Corumbiara

Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, o deputado Ezequiel Neiva destinará mais uma remessa de bueiros armcos (tubos metálicos) aos municípios de Vilhena, Cerejeiras e Corumbiara. Os bueiros eliminarão pontes velhas de madeira, garantindo a melhoria da infraestrutura das estradas na região com a maior produção do Estado.

Ezequiel Neiva disse que os tubos metálicos já foram comprados e que nos próximos dias serão entregues aos municípios. “A chegada dos bueiros solucionará inúmeros problemas nas estradas, garantido o escoamento da produção agropecuária e o transporte escolar”, destacou o deputado.

De acordo com o parlamentar, serão 11 tubos armcos para Vilhena, 11 tubos para Corumbiara e outros sete para  Cerejeiras. “Esse investimento é fruto de uma parceria com o governador Coronel Marcos Rocha, que autorizou a liberação do recurso, e também com as prefeituras, que farão a instalação dos tubos”, explicou Ezequiel Neiva ao falar sobre a importância do trabalho conjunto em benefício da população.