28 C
Porto Velho
15 agosto 2022



VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o representante de Rondônia na Seletiva Nacional dos Jogos Escolares Mundiais – a Gymnasiade 2022. O jovem atleta, que está na 3º série do Ensino Médio da Escola Daniel Berg (DB), em Cacoal (RO), foi classificado para participar da Seletiva Nacional, entre os dias 7 a 10 de março, em Aracaju (SE). Luan compete pela modalidade de atletismo 100 e 200 metros.
ACOMPANHE MAISS VÍDEOS DE TREINAMENTOS DO ATLETA NO FIM DA MATÉRIA
A vaga na Seletiva Nacional foi conquistada após Luan vencer a Seletiva Estadual dos Jogos Escolares, que ocorreu em janeiro deste ano, em Rolim de Moura.
Em entrevista ao Segundo News, o pai de Luan, Marco Aurélio Nogueira, contou que desde os 7 anos o filho se dedicava ao futebol, porém, aos 14 anos, ele participou dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) pelo atletismo e venceu na fase estadual.  A partir daí passou a disputar outras competições pela modalidade, dentre elas, o Campeonato Caixa de Atletismo e os Jogos Abertos. Na maior das vezes terminou a participação  em 1ª ou na 2ª posição.
“Agora ele está muito confiante para representar Rondônia e obter um bom resultado, pois esse é o foco principal”, destacou o pai.
Desde o ano de 2018, Luan treina atletismo na Escola Daniel Berg, onde estuda e vem complementando a preparação para participar da sua primeira competição municipal.
Graças a sua dedicação ao esporte e aos estudos, Luan recebeu o reconhecimento e o apoio da escola DB. “A escola tem grande participação no currículo do Luan, tanto no incentivo ao aluno como no atleta. Sempre o apoiamos enquanto aluno da escola e nas competições esportivas”, afirmou a professora de Educação Física Ana Paula Baroni.
Preparação
Faltando poucos dias para a competição, a preparação do Luan segue rigorosa, com dieta calculada, treinos, academia, entre outros.
“Encaro toda competição como um novo desafio. Competidores diferentes, novas estratégias, local distante, mas mantenho pensamentos positivos de que vai dar tudo certo e que juntos traremos o título para Rondônia e Cacoal”, disse Luan confiante.

Ajuda do pai

Além dos treinamentos oferecidos na escola, o jovem atleta conta com a ajuda do pai e alguns parceiros para colocar em prática seu sonho de vencer através do esporte. Sem uma pista de atletismo adequada na cidade, Luan faz treinos nas ruas e no campo do bairro Village do Sol.
“Na verdade, eu que o levo no campo para dar o tiro de 100 e 200 metros e marcar o tempo para ver o desempenho dele. Sempre estou marcando o tempo no celular e incentivando ele”, contou o pai.

Junto com essa preparação e o apoio na escola, por meio da professora Ana Paula Baroni, a academia Petúnia Fitness o acompanha fazendo análises dos treinamentos. Também conta com a ajuda de um amigo atleta, que quando tem disponibilidade de tempo, lhe orienta na preparação.
“Hoje um atleta amador não tem o apoio que deveria ter. Tudo é feito no amor. Dinheiro é muito difícil, tanto que para comprar uma sapatilha é preciso gastar de R$ 500 a R$ 600,  e nem tem aqui em Rondônia”, revelou Marco Aurélio.
Se for classificado em 1º ou 2º lugar,  Luan entra na lista para competir nos Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade, que é a maior competição estudantil do mundo. Nessa próxima etapa ele representará o Brasil na França.
Fonte: Segundo News
Veja os vídeos:


Últimas Notícias