35 C
Porto Velho
15 outubro 2024

Estudante de Espigão do Oeste recebe carta de incentivo da Nasa e faz planos para astronomia

“Foi a coisa mais incrível que já me aconteceu na vida!”, comemora o estudante Alessandro Binow, 18 anos, morador da zona rural de Espigão do Oeste ao falar sobre a carta de incentivo que recebeu da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos.

Alessandro mandou uma carta à Nasa com a ajuda de um amigo que também tinha enviado uma carta.

‘‘Eu não esperava receber uma resposta da Nasa. Eu mandei uma carta para eles contando o meu interesse pela astronomia e o quanto sou fascinado pelo trabalho da Nasa, que é incrível e me inspira muito, tanto que eu quero trabalhar lá um dia, e também falei das curiosidades que eu tinha pelo Espaço desde pequeno, mas não esperava que eles fossem me responder, pois recebem milhares de cartas’’, disse.

Por fim, ele foi respondido, a Nasa enviou outra carta e incentiva Alessandro a continuar alcançando boas notas na escola e perseverar no sonho de ser astronauta. ‘‘Me disse para não desistir do sonho de um dia ingressar na Nasa e ajudá-los a desvendar os mistérios do espaço. Foi um incentivo muito grande’’, disse.

A alegria de receber a correspondência tão especial foi parar nas redes sociais do estudante e viralizou. ‘‘Eu postei uma foto com a carta da Nasa nas minhas redes sociais e chegou a quase 100 mil curtidas, e muitas pessoas importantes entraram em contato, e estão me oferecendo oportunidades, então ter recebido a carta irá me ajudar muito na realização dos meus sonhos’’, conta o estudante.

Paixão pela astronomia

A astronomia ainda não é considerada uma ciência tão popular no Brasil, principalmente em localidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, mas contrariando as perspectivas, Alessandro surpreendeu a todos, inclusive a família, que sobrevive da agricultura familiar, ao manifestar o interesse pelo Espaço desde criança. ‘‘Como moro na zona rural desde pequeno, eu sempre via o céu muito estrelado, ao contrário da cidade que tem muita luz e não é possível ver tão bem. Eu ficava olhando para elas e imaginando como é ver as estrelas de perto.’’

Aliado a isso, o interesse pela astronomia surgiu pela combinação de uma curiosidade aguçada e o amor pelos estudos. ‘‘Desde criança eu sempre fui muito curioso, não só em relação às estrelas e o espaço, mas em relação a tudo, indagava muito meus pais, minha mãe, principalmente, para explicar como as coisas funcionavam. Eu era uma criança muito estudiosa, deixava de brincar para ficar lendo e escrevendo, passava o dia fazendo isso, era tudo pra mim, era minha diversão diária. E o interesse pelo céu foi se desenvolvendo junto com isso’’, conta.

Quando ele ganhou o primeiro celular, ele passou a pesquisar na internet sobre o Espaço e eventos astronômicos, e hoje é um divulgador de conhecimento sobre essa área. ‘‘A paixão por estudar o Espaço foi aumentando com o passar dos anos, e há três anos eu ganhei de um amigo o meu primeiro telescópio, e o meu interesse pela astronomia cresceu ainda mais. E há dois anos, eu passei a trabalhar com divulgação científica, eu tenho uma página no Instagram, que já conta com praticamente 450 mil seguidores’’.

Estudos

Jane Rossmann foi professora presencial do Alessandro durante o Ensino Médio, e conta que destacava-se pelo empenho em aprender sempre mais. Ela conta que logo no 1° ano foi feito uma tarefa sobre foguetes, e Alessandro se destacou muito, e a partir daí começou a participar das edições da Olimpíadas Brasileiras de Astronomia (OBA).

‘‘Sempre foi excelente. Sua participação refletia em suas notas. Sempre foi questionador e buscava informações além das aulas. No início ele não tinha internet em casa, então se deslocava até um campo, distante cerca de 2 km, para acessar a internet e estudar além do tempo regular da escola’’, disse.

A professora conta que Alessandro tem ajudado a tornar a astronomia popular na região. ‘‘Ele tem uma página bem engajada e na escola onde ele estudou todos o conhecem a história dele que mostra a todos que é possível sim um jovem correr atrás dos sonhos. Ele realmente é uma inspiração. A astronomia é vista diferente aqui na região por causa do Alessandro’’, afirma Jane.

DIÁRIO DA AMAZÔNIA
- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner
Banner

Últimas Notícias