A Polícia Federal e a Gerência de Inteligência Penitenciária do Estado de Rondônia (GIP/SEJUS/RO), em operação conjunta, deflagraram na manhã desta terça feira (07), em Cerejeiras, a Operação SALUTIS, visando desarticular plano de atentado contra a vida de servidores públicos no cone Sul do Estado de Rondônia.
A PF representou junto a Vara Criminal de Cerejeiras pela realização de busca e apreensão em imóveis vinculados aos investigados, com o objetivo de angariar mais provas e cessar a atividade criminosa.
Durante levantamentos realizados em dezembro foi possível identificar um novo plano por facção criminosa para atentado contra a vida de servidores públicos.
As investigações comprovaram que membros de facção teriam vindo da capital Porto Velho para o Sul do Estado de Rondônia, pretendendo, ainda que presos, pôr em execução plano de atentado contra a vida de agentes da segurança pública do Estado.
Apesar de presos, por meio de mensagens escritas em sublinhas de livros de literatura, esses faccionados pretendiam transmitir mensagens e comandos para fora do Sistema Prisional, para que assim fossem executados os agentes do Estado por faccionados que estão em liberdade.
Contudo, em razão de recentes movimentações desses faccionados e das mensagens interceptadas, indicando-se que possível atentado se encontrava próximo de sua execução, primando pela segurança e vida de terceiros.
O nome da operação SALUTIS, também do latim SALUS, faz referência à salvação, ao afastamento do perigo.
Com informações da PF.