Mais uma vez o Sintero ( Sindicato dos Trabalhadores em Edeucação de Rondônia ) mostrou força, organização e competência na luta pela valorização e garantia de direitos dos trabalhadores em educação de Cerejeiras. Em estado de greve, o maior sindicato da educação rondoninse tem tido um papel fundamental em defesa da classe, reunindo os profssionais e levantando suas bandeiras de luta nos dias de greve.
Com város protestos realizados durante essa semana, houve avanços e negociações importantes com o Executivo Municipal para aprovação do Pìso do Magistério e a regulamentação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCR). Plano este que deve ser encaminhado na próxima semana à Câmara de Vereadores, devendo ser aprovado por unanimidade.
De acordo com a diretora executiva do Sintero no Cone Sul, professora Osnier Machado, o sindicato tem sido o apoio e a voz em defesa dos profissionais em educação que reinvindicam seus direitos, a exemplo da luta travada em Cerejeiras pela aprovação do Piso do Magistério e do Plano de Carreira.
Durante todo o movimento, a diretora executiva esteve mobilizada e presente nas manifestações, assembleias e na Câmara Municipal, momento em que se chamou a atenção dos vereadores para a classe. “Estamos mobilizados e aguardando os encaminhamentos que serão feitos pela Prefeitura, a exemplo do projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores, regulamentando o Piso Salarial dos Professores e o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCR)”, informou a diretora executiva do Sintero.