28 C
Porto Velho
24 outubro 2024

Coluna Porta Aberta

Correndo frouxo
A pandemia está em franca movimentação em todos os lugares, vitimando pessoas de diversas idades levando sempre à óbito. Mas, nos finais de semana na principal pista de caminhada, no centro da cidade, o que mais se observa, são dezenas de pessoas caminhando sem nenhuma proteção, como sem usar máscaras para se proteger e a outrem também. A equipe da Vigilância da Saúde, precisa fazer uma visita ao local, punindo e afastando os infratores, que não cumprem os protocolos recomendados pelos profissionais da área da saúde, que exigem os cuidados necessários. Pais circulando na pista, com crianças sem a mínima proteção, é rotina constante na praça Fernando Valtrik. Outra observação, é que está faltando claridade em vários pontos da pista, precisa que as luminárias sejam colocadas nos pontos cegos. Os banheiros também precisam de melhorias, pois o mau cheiro incomoda bastante e a lâmpada do banheiro também não funciona.

Praças
Na praça nova inaugurada a menos de um mês, apesar de ser um local aprazível para as pessoas curtirem e praticarem seus lazeres, o que está acontecendo é o inverso. Moradores que comparecem ao local, estão levando cães da raça Pitibull, e circulando tranquilamente no meio de adultos, jovens e crianças, levando perigo constante. Acho que quando alguém estiver circulando com animais dessa raça e até outra qualquer, os amantes do lazer, tem por obrigação telefonar para a Polícia Militar, para que tome as providências cabíveis e, tire esses elementos que não reconhecem o direito dos outros, até na hora do lazer. A praça nova que não fez parte do projeto básico da prefeitura, de construir sanitários feminino e masculino, acompanhou a mesma situação da outra praça, separada uma da outra por 15 metros, construída acerca de quinze anos que também não construíram sanitários, coisas sem lógicas.

Cobertura
As dezenas de academias ao AR Livre, esparramadas por diversos pontos da cidade de Rolim de Moura, poderia passar por outras transformações, visto, que foram construídas para recepcionar o pessoal da terceira idade. Acontece, que os horários frequentados pelos os idosos, geralmente é a partir das 16 horas, quando o sol está escaldante, batendo na casa de até trinta e cinco graus. Até mesmo os vereadores poderiam buscar parcerias junto aos seus deputados estaduais e federais, levando uma reinvindicação para que alocassem recursos para fazer a cobertura de todas as academias instaladas nos vários bairros da cidade. Outra atitude necessária também, seria a instalação de várias barras, para que os jovens pudessem exercitar melhor, visto, que na maioria das cidades do Brasil, existe essa preocupação com adolescentes e jovens que gostam de praticar manobras corporais em barras implantadas para melhoria do corpo.

Aumentar
Com a saída da autarquia de esportes da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, onde a mesma ocupava duas salas logo na entrada da Casa de Leis, já existe cogitações nos corredores de que nessa legislatura, vai ser votada o retorno de duas vagas, retornando por tanto para onze vagas. Na primeira eleição de Rolim de Moura, o, formato da Câmara de Vereadores, era composta em sua esfera por treze representantes, na segunda eleição em 1988, o quadro aumentou para quinze vereadores e, depois começou a decrescer esbarrando em nove membros no parlamento mirim. Nem mesmo ainda se traduziu em realidade sobre a vontade da Câmara de Vereadores, em aumentar em mais duas vagas, que seria efetuada em 2025, existem a corrente dos contras e dos favoráveis, visto que municípios do eixo da BR 364, como Jarú, possui menos habitantes, entretanto, tem 15 representantes no Poder Legislativo.

Até quando
Continua sem solução os postes que foram colocados na R0 010, sentido Nova Estrela, há quase um ano. Ninguém consegue obter uma informação mais precisa acerca dessa infeliz obra, onde a empresa não completou e, também não se sabe o valor e a razão porque a mesma abandonou e, vários postes já caíram em decorrência da péssima qualidade dos serviços. Doravante, quando a prefeitura licitar a obra e ter o vencedor, o correto é quando começar a realização dos serviços até o término, deve manter vigilância constante por parte da engenharia da prefeitura, para evitar absurdos dessa natureza. A iniciativa de fazer a obra foi maravilhosa, mas, técnicos da prefeitura não podem deixar de vistoriar do começo ao fim, senão, acontece essas situações vexatórias, como aconteceu na construção da recente praça de lazer, onde esqueceram de fazer os banheiros. Os postes caíram e outros ainda estarão por desmoronar, rezar para que não cause um acidente de grande proporção, principalmente que a rodovia é bastante movimentada por trabalhadores rurais, dos frigoríficos, que começam a trabalhar desde o amanhecer e utilizam suas motos para o deslocamento.

Pretensos candidatos
Como a paixão dos brasileiros é voltada para o carnaval, futebol e política, sobrou essa última, uma vez que o carnaval não aconteceu e os estádios sem torcedores, perdeu por completo a sensação do futebol. Faltando ainda dezoito meses para as eleições, o cardápio a nível de Brasil, sem dúvida continua sendo as eleições de 2022 e, em Rondônia, a efervescência política já começa quando termina a votação. Extraindo o nome do casal Raupp, os nomes dos prováveis pretensos candidatos são figurinhas bastante conhecida no cenário estadual, Expedito Júnior, Confúcio Moura, Marcos Rogério, Ivo Cassol e o estreante Marcos Rocha, que no momento goza por possuir a caneta. Mesmo contando com ainda alguns empecilhos jurídicos de ordem eleitoral, o ex-governador Ivo Cassol, acredita que tudo será realizado antes das convenções e, terá seu nome à disposição do eleitorado rondoniense, que, por sinal, vem ganhando muita força de seus simpatizantes. Confúcio Moura e Marcos Rogério, concorrem mais de forma tranquila, posto, que se receberem cartão vermelho, retomam suas vagas de senadores por mais quatro anos.

Performance política
O ex-governador Ivo Cassol, disputou cinco eleições em toda sua carreira política, deixando uma marca bastante positiva, duas de prefeito, seguidamente, duas para governador no mesmo estilo e a de senador da República, todas vitoriosas, com uma observação, a primeira para governador em 2002, saiu na frente no primeiro turno e, disparadamente no segundo turno, contra o ex-governador Bianco. Em 2006, Cassol reinou absoluto se reelegendo no primeiro turno, demonstrando sempre uma boa performance em suas participações eleitorais. Em 2010, logo no início daquele ano, desincompatibilizou do Governo do Estado, para se candidatar ao Senado Federal, ocupando, portanto, a segunda vaga, a primeira foi ocupada pelo senador Valdir Raupp. Não tenham dúvida, que diante de todas essas análises, o ex-governador Ivo Cassol, demonstra muito carisma político, quando coloca o seu nome em apreciação popular, principalmente no interior do Estado, onde manteve presença constante, quando estava à frente do Governo.

Sem alardes
Apesar de ter muitas promessas de emendas para o município de Rolim de Moura, tanto a nível estadual e concomitantemente federal, o prefeito Aldo Júlio, não está fazendo alardes antes que as emendas sejam depositadas em contas correntes da prefeitura. E tem que manter-se firme, porque outros prefeitos que fizeram barulho em canais de comunicações, alardeando que tinha certa quantia para chegar, acabaram ficando olhando para a lua. Como já é de conhecimento de todos, promessas de políticos não tem validade, muitas vezes acertam tudo no almoço e, na sobremesa muda todo o rumo da prosa anterior, alegando que o Ministro caiu, ou então porque votou contra a matéria do presidente e foi retaliado, alegações que todos já sabem como funciona a máquina administrativa.

Política da boa vizinhança
Depois de vários anos, enfim, a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O prefeito, “Aldo Júlio, foi bastante enfático em suas palavras, principalmente quando lembrou da luta de várias pessoas no intuito da concretização da unidade de saúde, citando o ex-secretário Diniz, o empenho das deputadas Jaqueline Cassol, Mariana e o deputado federal Léo Moraes e da incansável ex-deputada federal Marinha Raupp. O prefeito certamente demonstrou habilidades políticas, agradecendo a luta de todos sem distinção partidária, buscando sempre o melhor para à redenção do município de Rolim de Moura e, evidentemente sabe que outras lutas estão por vir, para conseguir o tão almejado credenciamento na esfera federal, junto ao Ministério da Saúde, a qualificação e a habilitação, fatores preponderantes para alavancar a Unidade de Pronto Atendimento. Essa maturidade política do prefeito Aldo Júlio, se faz necessário para estreitar os laços entre os poderes e, isso, ele foi bastante sucinto, agradecendo ao Vice-governador, Zé da Jodan, o governador Marcos Rocha e não esqueceu de suavizar os representantes do poder legislativo mirim.

Socorro de bancada
Mesmo com à atitude louvável da nova administração, em inaugurar a UPA, muitos problemas estarão por vir, até que tudo normalize junto ao poder central, na questão de credenciamento para que possa ter acesso aos recursos para contratação de profissionais que tenham especialidades. Mas há de convir, que foi realmente um grande avanço para os rolimourenses, apesar de que, as despesas nesse momento cairão sobre o cofre municipal, precisando aguardar um bom período de funcionamento para depois poder reivindicar à nível de Brasília, que certamente são cheios de exigências para o cumprimento das obrigações. Acredito que doravante, o prefeito terá que pedir socorro a bancada senatorial, Confúcio Moura, Acir e principalmente o senador Marcos Rogério, que está próximo ao presidente da República, agora, vamos medir a temperatura política dos nossos representantes em Brasília.

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner
Banner

Últimas Notícias