A prevenção para qualquer doença é primordial para salvar vidas. Neste mês de novembro não pode ser diferente. A Secretaria de Estado de Saúde – Sesau orienta a população, principalmente no tocante à realização de exames preventivos para a saúde do homem. Esta data faz alusão ao público masculino para o entendimento e comprometimento com os cuidados referentes ao câncer, alertando sobre a importância de realizar o check-up anual e estar atento aos sinais que o corpo apresenta com o decorrer da idade.
Segundo o Ministério da Saúde – MS, o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata no Brasil, atrás somente do câncer de pele. Para ter um diagnóstico precoce é necessário que homens que tenham histórico de doença na família; comecem a realizar os exames preventivos a partir dos 40 ou 45 anos, segundo estimativas médicas. Ademais, homens sem histórico devem realizar o exame periodicamente aos 50 anos de idade.
Alguns sintomas são importantes para detectar a doença, como: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria), sangue na urina ou no sêmen, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés, dentre outros.
O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode melhorar os resultados do tratamento. Por isso, é fundamental manter os exames clínicos e periódicos em dia e sempre seguir as orientações de um médico. O médico urologista, Cid Scarpa enfatiza a importância do homem estar atento aos sinais e os devidos cuidados, caso o diagnóstico da doença seja positivo. “Recomendo que se você tiver o diagnóstico do câncer, procure o tratamento adequado. Se você tiver menos de 70 anos, não tenha medo de fazer a cirurgia, e se tiver mais de 70 anos, faça o tratamento de radioterapia. Qualquer sintoma procure imediatamente, a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Não tenha medo, o câncer de próstata tem cura”, ressaltou o urologista.
HÁBITOS PARA PREVENIR A DOENÇA
Existem alguns fatores de risco que podem influenciar no câncer de próstata, como: histórico de câncer na família, obesidade, sobrepeso e a idade. Mas a doença pode ser evitada com alguns hábitos saudáveis, como:
- Exercício físico;
- Alimentação correta;
- Evitar fumo; e
- Evitar alto consumo de bebidas alcoólicas.
ONDE PROCURAR AJUDA?
Em casos de sintomas da doença, o paciente deve procurar a unidade Básica de Saúde – UBS mais próxima da sua casa, para solicitar um exame de sangue ou uma ultrassonografia.
O Estado de Rondônia também realiza procedimento cirúrgico de urologia, especialidade responsável por tratar de rins, bexiga, uretra e órgãos reprodutivos masculinos.
Os procedimentos de alta complexidade são realizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. Somente neste ano, de janeiro a outubro, 958 cirurgias de urologia foram realizadas.