25.6 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 460

Preso candidato tentando fraudar concurso do TSE com ponto eletrônico

A Polícia Federal prendeu em flagrante um candidato às vagas do concurso público do Tribunal Superior Eleitoral/TSE, realizado neste domingo (8), na cidade de Recife.

A ação foi levada a efeito, objetivando identificar e prender suspeitos de estarem utilizando equipamentos de recepção de sinais de radiofrequência, popularmente conhecidos como ponto eletrônico.

O suspeito ainda tentou fugir do local de prova, portando o caderno de questões, com o objetivo de fraudar o concurso, mas foi logo contido e preso.

Com a lavratura do flagrante, a Polícia Federal prosseguirá com a investigação buscando identificar outros envolvidos com a referida prática criminosa. O indiciado responde, inicialmente, pelo crime de fraude em certame de interesse público, que prevê pena de reclusão de um a quatro anos e multa, acrescido de 1/3 por se tratar de funcionário público.

PF

Acusados de executar dentista começam a ser ouvidos em Vilhena

Mídia Rondônia – O julgamento dos envolvidos no assassinato do dentista Clei Bagattini começou nesta segunda-feira, 9, em Vilhena. O crime, ocorrido em 12 de julho dentro do consultório da vítima, mobilizou um dos maiores aparatos policiais da história de Rondônia para capturar o autor dos disparos, Maico Raimundo, que permanece foragido.

Mais de 15 testemunhas estão sendo ouvidas no processo, que tem como réus Raqueline Lemes e seu namorado, Maiko Sega Araújo. Raqueline é acusada de planejar a execução, enquanto Maiko Sega teria intermediado a contratação do pistoleiro. Ambos estão presos e respondem por participação indireta no homicídio.

O assassinato foi marcado pela audácia e frieza do executor, que invadiu o consultório e disparou contra Clei Bagattini à queima-roupa. A polícia acredita que o crime foi encomendado, mas as investigações ainda não identificaram publicamente o mandante.

As buscas por Maico Raimundo, autor material do crime, envolveram forças policiais de Rondônia e estados vizinhos, além do uso de tecnologias avançadas e grande contingente de agentes. Durante as operações, armas relacionadas ao caso foram apreendidas, e Raqueline Lemes e Maiko Sega foram detidos. Apesar dos esforços, Raimundo segue foragido.

Durante as oitivas, testemunhas e os réus fornecerão informações que serão decisivas para a conclusão do caso. A Justiça decidirá, ao final dessa fase, se Raqueline e Maiko Sega serão levados a júri popular.

Quanto ao mandante do crime, a Polícia Civil segue investigando e mantém sigilo sobre o andamento das apurações para preservar a integridade do processo.

O jornal Mídia Rondônia segue acompanhando o caso de perto.

MP recomenda pela improcedência de ações contra o prefeito de Vilhena

Mídia Rondônia – O Ministério Público Eleitoral de Rondônia (MPRO) emitiu uma recomendação pela improcedência das ações movidas contra o mandato do prefeito reeleito de Vilhena, Delegado Flori Cordeiro. O posicionamento veio após a análise de acusações envolvendo supostas irregularidades durante o pleito eleitoral de 2020.

As ações questionavam a conduta de Flori Cordeiro em episódios relacionados à campanha e à gestão, alegando práticas que poderiam caracterizar abuso de poder político e econômico. No entanto, após ampla investigação, o MPRO concluiu que as provas apresentadas não sustentam as alegações de forma consistente.

De acordo com o parecer emitido pelo órgão, “não houve comprovação de que as ações do prefeito tenham influenciado de forma determinante o resultado das eleições”. O documento enfatizou que os indícios apresentados pelas partes acusatórias eram insuficientes e careciam de fundamentação jurídica robusta.

Com a recomendação pela improcedência das ações, o prefeito reeleito Flori Cordeiro mantém a estabilidade de sua gestão e a continuidade de projetos voltados para o desenvolvimento de Vilhena. Reeleito com ampla aprovação popular, ele afirmou que as ações judiciais eram baseadas em interpretações equivocadas e reforçou seu compromisso com a transparência e legalidade no exercício do mandato.

O parecer do MPRO não é vinculativo, mas possui grande peso nas decisões judiciais. A recomendação será encaminhada à Justiça Eleitoral, que avaliará o caso antes de emitir um veredito final. A expectativa é que o julgamento seja concluído ainda neste semestre.

Enquanto isso, a administração de Flori Cordeiro segue empenhada na execução de projetos prioritários para a cidade, incluindo melhorias em infraestrutura, saúde e educação.

 

MP denuncia acusados de atentado contra sede de jornal eletrônico em Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) ofereceu denúncia contra duas pessoas investigadas na Operação Tango, deflagrada no dia 2/8/2023, fruto de atuação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com a Polícia Federal, tendo como finalidade apurar o atentado contra o prédio do jornal eletrônico Rondoniaovivo, ocorrido no dia 12/11/2022, em Porto Velho.

A denúncia foi apresentada na 4ª Vara Criminal na última sexta-feira (6), imputando aos denunciados a prática dos crimes de dano qualificado pelo emprego de grave ameaça e disparo de arma de fogo em via pública (art. 163, parágrafo único, inciso I, do Código Penal e art. 15 da Lei 10.826/2003).

A investigação foi inicialmente aberta na Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), mas acabou deslocada para a Polícia Federal, em razão da suspeita de os fatos estarem envolvidos no contexto das manifestações que eclodiram logo após o resultado das eleições de 2022, quando grupos de pessoas inconformadas com o resultado do pleito presidencial iniciaram uma série de protestos consistentes em formação de aglomerações e acampamentos nas frentes ou imediações de quartéis militares e bloqueios de rodovias.

No âmbito da Polícia Federal, a investigação passou a tramitar em conjunto com o Gaeco, até que, no dia 2/8/2023, foi deflagrada a Operação Tango, visando cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo de Direito da 4ª Vara Criminal da Comarca de Porto Velho/RO contra os investigados, entre eles os dois suspeitos agora denunciados à Justiça.

O inquérito foi encerrado neste ano de 2024 apontando que o atentado foi praticado por duas pessoas, agora denunciados, e um dos prováveis motivos seriam por conta de publicações anteriores do jornal eletrônico Rondoniaovivo contra um dos suspeitos revelando que ele utilizava uniforme da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), apresentava-se publicamente como policial e supostamente participava de ações policiais, embora não fosse integrante da corporação.

Já o segundo e possivelmente maior motivo seria uma forma de represália por parte de ambos os denunciados contra reportagens e matérias veiculadas pelo Jornal Eletrônico Rondoniaovivo, manifestando oposição e críticas ao movimento que eclodira à época, composto por eleitores inconformados com o resultado das eleições de 2022, o qual findou nacionalmente conhecido como “atos antidemocráticos”.

Agora, com o oferecimento da denúncia, inicia-se a fase processual, assegurado o contraditório e ampla defesa dos denunciados, até a final decisão, pelo Tribunal de Justiça de Rondônia sobre a condenação ou absolvição dos acusados e as penas eventualmente aplicáveis para cada um deles.

Além do pedido de condenação dos denunciados às penas privativas de liberdade, o MPRO requer a fixação de um valor mínimo a título de indenização pelos danos materiais causados ao jornal eletrônico Rondoniaovivo, além de outra indenização a título de dano moral coletivo inerente à grave ofensa à liberdade de manifestação, expressão, imprensa e ao direito de informação, considerando a motivação do crime, o contexto em que foi praticado em vista da evidente finalidade mirada pelos denunciados para constranger, amedrontar e silenciar, não apenas a vítima direta do atentado, mas todos os profissionais da imprensa rondoniense ou quaisquer outras pessoas que possuíam convicção ideológica divergente daquela violentamente defendida pelos denunciados.

MP-RO

Homem é morto a facadas no centro de Cabixi

Mídia Rondônia – Na noite deste domingo, 8, um homicídio foi registrado em Cabixi. Um homem identificado como Paulo Correia de Almeida, de 39 anos, foi morto a facadas em um espetinho localizado no centro da cidade.

O suspeito, identificado como J.A.M., de 44 anos, fugiu e procurou atendimento médico por conta de um corte profundo no antebraço esquerdo.

Polícia Militar foi acionada por populares e, ao chegar ao local, encontrou a vítima caída, recebendo atendimento de emergência da equipe de ambulância do hospital local. A vítima não resistiu aos ferimentos.

Abordado, o agressor disse aos policiais que a faca usada no crime estava dentro de seu veículo. Após receber atendimento médico, ele foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Colorado do Oeste.

Rondônia avança na alfabetização e conquista Selo Ouro do MEC

Mídia Rondônia – Rondônia foi reconhecida com o Selo Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, uma das mais importantes distinções na área educacional no Brasil. Apenas 14 estados receberam o título, conforme relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 4 de dezembro. A premiação destaca o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na alfabetização de crianças e celebra os significativos avanços obtidos ao longo do ano.

O reconhecimento é atribuído, em grande parte, ao Programa de Alfabetização de Rondônia (Proalfa), instituído há 10 meses. A iniciativa contempla ações robustas, como a formação de mais de 2.400 professores, avaliações por meio do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero) e o lançamento do Prêmio Excelência com Equidade, que apoia técnica e financeiramente 100 escolas das redes estadual e municipal.

Entre os critérios avaliados pelo MEC, Rondônia se destacou no alinhamento com o Compromisso Nacional pela Alfabetização, contemplando eixos fundamentais como:

  • Formação continuada de educadores;
  • Monitoramento por indicadores de desempenho; e
  • Reconhecimento e incentivo às boas práticas pedagógicas.

Desde 2019, Rondônia investiu quase R$ 900 milhões em educação nos municípios, consolidando avanços no setor. A secretária adjunta da Seduc, Débora Rapôso, enfatizou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo e parcerias, como a do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). “Superamos desafios importantes este ano e, para 2025, temos ações planejadas para beneficiar ainda mais os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental”, destacou.

Para a secretária da Seduc, Ana Pacini, o Selo Ouro é um marco na educação infantil. “Esse reconhecimento valida a política inclusiva que já beneficia mais de 53 mil alunos e projeta novas melhorias para o próximo ano.”

O governador Marcos Rocha também celebrou a conquista, destacando o impacto social da educação. “Rondônia prova que, com parcerias e gestão eficiente, é possível transformar a vida de milhares de crianças”, afirmou.

Entre as próximas ações estão a ampliação da rede de formadores, aquisição de materiais pedagógicos e o fortalecimento da governança do Proalfa, com vistas ao amadurecimento da política estadual de alfabetização. Rondônia avança como referência nacional em educação básica, reafirmando o compromisso com o futuro de suas crianças.

Com informações da Secom

Semana começa com sol e chuva em Rondônia

A segunda-feira, 9, será marcada por variações no clima em Rondônia. Durante a manhã, o sol deve aparecer entre muitas nuvens, proporcionando temperaturas agradáveis. À tarde, há previsão de pancadas de chuva, que podem ser intensas em algumas regiões do estado.

À noite, o clima volta a se estabilizar, e a chuva deve cessar, deixando o céu com poucas nuvens.

Diva da Janela do avião faz primeira pub e ultrapassa 2 milhões de seguidores

Jennifer Castro, mulher que viralizou após ser filmada se negando a trocar de lugar com uma criança em um avião, ultrapassou a marca de dois milhões de seguidores na sua conta do Instagram. O episódio gerou diversos memes nas redes sociais e seguiu como um dos assuntos mais comentados no ambiente digital nesta semana.

Com a repercussão, a hoje influenciadora fechou sua primeira publi, na qual faz referência ao episódio. “O que eu estou conseguindo responder eu estou respondendo e estou curtindo também. O pessoal está me perguntando como que eu consegui me sentir tão plena naquela situação. Na verdade, eu estava super distraída, não sabia o que estava acontecendo”, disse ela em vídeo-anúncio publicado na rede social.

Revista Fórum

Shopping tira o vermelho da roupa do Papai Noel por causa do PT

O Floripa Shopping está provocando controvérsia ao tomar uma decisão estúpida em relação ao traje tradicional do Papai Noel na decoração de Natal.

Vídeo do empresário Miguel Angelo Gonçalves de Gregório mostra como “acabaram com as cores por causa da política”. “Que coisa feia”, diz ele, mostrando o saguão.

A administração do shopping optou por não permitir que o Papai Noel usasse seu habitual traje vermelho.

Essa decisão gerou debates e discussões entre os frequentadores do shopping e na comunidade online, com muitas pessoas questionando a necessidade e a adequação de politizar uma figura tão central e alegre às celebrações natalinas como o Papai Noel.

A medida foi vista por alguns como um excesso de precaução, enquanto outros expressaram apoio à decisão do shopping.

Já em Balneário Camboriú, uma estátua gigante do Papai Noel situada na praça Almirante Tamandaré, na avenida Atlântica, vem chamando atenção por um motivo igualmente idiota.

O Bom Velhinho está vestido de verde e amarelo, um autêntico patriota. A cidade é administrada por Fabrício Oliveira do Partido Liberal (PL) e considerada um reduto bolsonarista no Sul do Brasil.

Thiago Velasques, secretário de Turismo de Balneário Camboriú, afirmou que a escolha das cores foi uma inovação e negou qualquer conotação político-partidária.

DCM

Prefeita interina de Guajará-Mirim sofre atentado durante evento religioso

Mídia Rondônia – A prefeita interina de Guajará-Mirim (RO), Mary Granemann, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite do último sábado (7), durante sua participação na Marcha para Jesus, realizada no bumbódromo da cidade. O incidente ocorreu em meio ao evento, quando um tumulto próximo à prefeita chamou a atenção do público.

Conforme relatos, uma mulher que estava no local percebeu a movimentação suspeita e, em um ato rápido, conseguiu afastar Mary Granemann da área de perigo. O suspeito foi imediatamente contido por populares e entregue à polícia.

Em entrevista, a prefeita revelou que o episódio a deixou assustada e que, até o momento, não registrou boletim de ocorrência. “Eu sei quem ele é, mas nunca tive nenhum problema com ele. Inclusive, há quem diga que ele foi servidor da prefeitura, o que não é verdade. Estou muito assustada com tudo isso”, disse Mary.

O suspeito permanece detido, e a Polícia Civil investiga as motivações do ataque. A prefeita afirmou não ter conhecimento de desavenças anteriores com o autor, o que torna o caso ainda mais intrigante.

O atentado gerou grande repercussão em Guajará-Mirim, especialmente por ter ocorrido durante um evento religioso com ampla participação popular. Mary Granemann expressou alívio por não ter sofrido ferimentos e agradeceu a intervenção rápida de quem a ajudou.

As autoridades seguem trabalhando para esclarecer o ocorrido, enquanto a prefeita busca retomar suas atividades em meio à tensão gerada pelo episódio.