24.7 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 473

Mulher é condenada a 27 anos de prisão por envenenar companheiro em Cerejeiras

Mídia Rondônia – O Tribunal do Júri de Cerejeiras condenou, nesta quinta-feira (28), uma mulher de 53 anos a 27 anos de prisão pelo assassinato de seu companheiro, um idoso de 71 anos, por meio de envenenamento. O crime ocorreu em setembro de 2023, na zona rural do município, localizado no Cone Sul de Rondônia.

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Rondônia (MPRO), a ré premeditou o homicídio ao adquirir a substância tóxica dias antes e misturá-la na comida da vítima. Durante o jantar, o idoso ingeriu o veneno, começou a passar mal durante a madrugada e, apesar de procurar atendimento médico, não resistiu.

A investigação revelou que um sobrinho da vítima, ao buscar seus documentos, encontrou a cachorra de estimação do idoso morta. A suspeita era de que o animal havia lambido o vômito da vítima. Laudos periciais confirmaram a presença do mesmo veneno tanto no corpo do idoso quanto no animal. Testemunhas também relataram que a mulher foi vista comprando o veneno em um comércio local antes do crime.

Os jurados reconheceram que o assassinato foi praticado por motivo torpe, em um ambiente de confiança e vulnerabilidade para a vítima. A sentença destacou a traição da ré, que se aproveitou da convivência íntima no lar do companheiro, lugar que deveria representar segurança.

O julgamento foi presidido pelo juiz Paulo Juliano Rosa Teixeira, e a ré recebeu pena de 27 anos de reclusão em regime fechado, sem direito de recorrer em liberdade.

O caso chamou atenção pela crueldade e planejamento meticuloso do crime, reforçando a importância da atuação das autoridades para elucidar crimes graves como este.

Operação mira membros de facções em Vilhena

A Polícia Civil de Rondônia por meio da DRACO2, deflagrou nesta sexta-feira (29/11) uma grande operação de combate ao crime organizado e facções em cinco municípios do Estado. A ação resultou no cumprimento de 8 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão que tem como escopo localizar 30 alvos nas cidades de Porto Velho, Vilhena, São Miguel do Guaporé, Jaru e Cacaulândia.

A operação foi coordenada pela *2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2)*, contou com apoio de outras unidades de Vilhena, Monte Negro, São Miguel e DEI. A ação faz parte da Operação Renorcrim, uma iniciativa nacional de enfrentamento às organizações criminosas. Trata-se de um esforço coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), através da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado (CGOI).

O trabalho desenvolvido em Rondônia é parte de uma estratégia mais ampla estabelecida pela Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), subordinada à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).

“Esta operação apresenta um trabalho integrado de nossas equipes demonstrando o compromisso da Polícia Civil em proteger nossa sociedade e combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública”, destacou o Delegado-Geral da Polícia Civil, Samir Fouad Abboud.

Ex-detentos são após roubo e tentativa de fuga em Pimenta Bueno

Na noite desta quinta-feira (28), uma operação da Força Tática da Polícia Militar resultou na prisão de quatro ex-detentos, suspeitos de envolvimento em um roubo e em posse de arma de fogo, na região da RO-010, próximo à ponte do Rio Pimenta Bueno.

A equipe da PM estava em patrulhamento quando avistou os indivíduos caminhando em atitude suspeita. Reconhecidos como ex-detentos recém-libertados da cadeia pública local, eles desobedeceram a ordem de parada e tentaram fugir.

Três dos suspeitos foram rapidamente imobilizados, mas o quarto tentou escapar descendo por um barranco, portando uma arma de fogo. Apesar de inicialmente conseguir se esconder, foi localizado em um estabelecimento nas proximidades, debaixo de um barco, com o apoio de cães do local. A arma, uma garrucha calibre .22 com munição percutida, foi abandonada durante a fuga e apreendida pela polícia.

Durante a abordagem, os policiais encontraram com os suspeitos dois cartões bancários e um celular. Mais tarde, a Central de Operações informou sobre um roubo ocorrido horas antes, na Estrada do Aeroporto, onde vítimas foram rendidas, amarradas e tiveram seus pertences, incluindo uma caminhonete F-4000, roubados. Os itens apreendidos foram reconhecidos pelas vítimas como parte do material roubado.

Os quatro homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno, onde ficarão à disposição da Justiça. As investigações continuam para determinar a participação dos detidos no roubo e localizar outros possíveis envolvidos.

A ação demonstra o compromisso da Polícia Militar em coibir crimes e reforçar a segurança na região.

Jovem é executado a tiros em Cerejeiras

Mídia Rondônia – Na madrugada desta sexta-feira, 29, Wesley Lanes, de 26 anos, foi executado a tiros em Cerejeiras. Ele estava em sua residência, localizada na rua Paraná, bairro Primavera, por volta das 5h, quando foi surpreendido pelos matadores.

De acordo com as primeiras informações, os autores do crime invadiram a casa da vítima e efetuaram os disparos. Lanes não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para a realização da perícia.

Ainda não há informações sobre a motivação do assassinato ou a identidade dos responsáveis pelo ataque. O caso será investigado pela Polícia Civil de Cerejeiras, que busca pistas para elucidar o crime.

O jornal Mídia Rondônia segue acompanhando o caso e trará atualizações assim que novas informações forem divulgadas.

Foto: WhatsSapp

Escolas de Vilhena realizam culminância de projetos nesta sexta-feira (29)

Nesta sexta-feira, 29, as escolas estaduais Machado de Assis e Wilson Camargo, em Vilhena, promoverão a culminância dos projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo de 2024. Os eventos destacarão o empenho de alunos e professores na execução de atividades educacionais inovadoras e interdisciplinares.

Na Escola Estadual Wilson Camargo, as atividades começam a partir das 13h, com foco em empreendedorismo, sustentabilidade e o projeto “Dia de Ler. Todo Dia”. Durante o evento, os alunos apresentarão iniciativas que promovem a consciência ambiental, práticas empreendedoras e a valorização da leitura como pilar da educação. O trabalho busca conectar a teoria à prática, evidenciando a importância de soluções sustentáveis e da criatividade para o futuro da sociedade.

Já na Escola Estadual Machado de Assis, as apresentações ocorrem em dois turnos e abordam os temas bullying, crise hídrica e o projeto “Dia de Ler. Todo Dia”. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes têm o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os impactos sociais do bullying e a urgência de enfrentar a crise hídrica. Além disso, o evento reforça a leitura como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Preso homem acusado de estuprar ex-candidata em Rondônia

A audiência de instrução do caso Lili Rodrigues, ex-candidata a vice-prefeita que denunciou ter sido estuprada dias antes das eleições de 2024, foi agendada para o dia 9 de dezembro. O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) confirmou que o processo tramita sob sigilo absoluto, e todas as partes envolvidas – réu, vítima e testemunhas – serão ouvidas.

Segundo a defesa de Lili Rodrigues, o suspeito está preso preventivamente. A advogada da vítima informou que a audiência será realizada de forma sigilosa, respeitando a delicadeza do caso e a segurança das partes.

Entenda o caso

Dias antes das eleições municipais de 2024, Lili Rodrigues denunciou publicamente, através das redes sociais, que havia sido estuprada por um homem enquanto participava de uma reunião política em uma residência. De acordo com seu depoimento, ela se deitou para descansar devido ao cansaço e acordou sendo abusada.

Assustada, Lili se trancou em um banheiro e, em seguida, deixou o local em estado de choque. Posteriormente, procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Porto Velho para registrar a denúncia.

Em um desabafo nas redes sociais, a vítima expressou sua indignação e desejo de justiça:

“Esse monstro precisa pagar, ele precisa entender que não se pode fazer o que ele fez. Eu estava dormindo na casa da minha companheira onde ele não foi convidado a entrar. Eu só espero que a justiça seja feita.”

O caso gerou grande repercussão, destacando a importância do enfrentamento à violência contra a mulher e da busca por respostas na justiça. As informações são do Portal SGC.

 

 

 

 

 

 

 

 

Governo paga servidores em Rondônia nesta sexta (29)

Os recursos são do Fundo Estadual de Erradicação e Combate a Pobreza

 

O Governo de Rondônia anunciou que o pagamento dos servidores estaduais foi realizado nesta sexta-feira, 29 de novembro. A medida reafirma o compromisso da administração estadual com a pontualidade e valorização dos funcionários públicos, garantindo que os recursos sejam disponibilizados ainda dentro do mês trabalhado.

Com a liberação da folha de pagamento, a economia de Rondônia recebe um estímulo significativo. O pagamento beneficia milhares de servidores, incluindo ativos, aposentados e pensionistas, injetando recursos que movimentam o comércio, o setor de serviços e outros segmentos econômicos no estado

Secretário da Sejucel segue em silêncio após ser alvo de operação

O secretário afastado da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Lourival Júnior de Araújo Lopes, permanece em silêncio após as denúncias que resultaram em seu afastamento. As investigações fazem parte da Operação Dionísio, deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO), que apura um possível esquema de corrupção envolvendo crimes como contratação direta ilegal, peculato desvio, fraude em licitações e falsidade ideológica.

Conforme o MP-RO, há indícios de que práticas irregulares ocorreram na gestão da Sejucel, com suposto desvio de recursos públicos por meio de manipulação em processos licitatórios e contratos. A ação resultou no afastamento de Lourival Júnior, por decisão judicial, para garantir o andamento das apurações.

Enquanto o titular da pasta segue sem se pronunciar, o Governo de Rondônia divulgou uma nota oficial destacando que “não compactua com a corrupção” e que mantém compromisso com a transparência e lisura na administração pública.

Nota do Governo de Rondônia 

O Governo do Estado de Rondônia vem a público manifestar seu apoio às ações deflagradas pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção (GAEC), com apoio do Grupo de Atuação Especial de combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX), divulgadas nesta quinta-feira, 28.

A Administração Estadual reafirma seu compromisso com a transparência e a integridade na gestão pública e assegura que irá colaborar ativamente com todas as fases e desdobramentos da operação. As informações necessárias para o devido esclarecimento dos fatos serão prontamente apresentadas, pois é de interesse da administração que todos os questionamentos sejam esclarecidos de forma precisa e que qualquer eventual ato ilícito seja rigorosamente investigado.

O Governo de Rondônia reitera que não compactua com atos de corrupção em nenhuma de suas esferas e mantém vigilância constante sobre a correta utilização dos recursos públicos, para promover uma administração pautada pela ética e responsabilidade, sem tolerância para práticas que desvirtuem esses princípios. Nos últimos anos, o Estado tem adotado e fortalecido mecanismos de prevenção e combate a ilícitos relacionados aos recursos públicos.

Essas ações resultaram no aumento dos índices de transparência e no aperfeiçoamento de políticas públicas que visam ao uso responsável e eficiente dos recursos públicos. A gestão estadual trabalha para garantir que seus investimentos sejam aplicados exclusivamente em benefício da população rondoniense e em projetos que contribuam para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Governo de Rondônia

Sexta-feira com possibilidade de chuvas irregulares em Rondônia

A previsão do tempo para esta sexta-feira, 29, em Rondônia, indica a possibilidade de chuvas irregulares em várias regiões do estado. As condições climáticas serão marcadas por períodos de calor intenso e instabilidade típica da época.

As temperaturas variam entre a mínima de 22,9°C e a máxima de 39°C, com maior aquecimento durante a tarde. Apesar da previsão de chuva, essas devem ocorrer de forma isolada, sem abrangência uniforme, característica comum nesta estação.

O clima segue oscilando entre dias de forte calor e momentos de alívio com chuvas localizadas, mantendo o padrão típico do período pré-chuvoso em Rondônia.

Em nota, governo de Rondônia diz não compactuar com atos de corrupção

 

O Governo do Estado de Rondônia vem a público manifestar seu apoio às ações deflagradas pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção (GAEC), com apoio do Grupo de Atuação Especial de combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX), divulgadas nesta quinta-feira, 28.

A Administração Estadual reafirma seu compromisso com a transparência e a integridade na gestão pública e assegura que irá colaborar ativamente com todas as fases e desdobramentos da operação. As informações necessárias para o devido esclarecimento dos fatos serão prontamente apresentadas, pois é de interesse da administração que todos os questionamentos sejam esclarecidos de forma precisa e que qualquer eventual ato ilícito seja rigorosamente investigado.

O Governo de Rondônia reitera que não compactua com atos de corrupção em nenhuma de suas esferas e mantém vigilância constante sobre a correta utilização dos recursos públicos, para promover uma administração pautada pela ética e responsabilidade, sem tolerância para práticas que desvirtuem esses princípios. Nos últimos anos, o Estado tem adotado e fortalecido mecanismos de prevenção e combate a ilícitos relacionados aos recursos públicos.

Essas ações resultaram no aumento dos índices de transparência e no aperfeiçoamento de políticas públicas que visam ao uso responsável e eficiente dos recursos públicos. A gestão estadual trabalha para garantir que seus investimentos sejam aplicados exclusivamente em benefício da população rondoniense e em projetos que contribuam para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Governo de Rondônia