24.7 C
Porto Velho
22 junho 2026
Início Site Página 472

Motel é flagrado furtando energia elétrica em Rondônia

Um motel em Porto Velho foi flagrado com uma ligação clandestina de energia elétrica durante uma operação conjunta entre as Polícias Militar, Civil, Técnico-Científica (Politec) e a equipe de fiscalização da Energisa.

A irregularidade foi descoberta após uma denúncia anônima, que levou os agentes ao estabelecimento. A Politec confirmou a existência do desvio de energia, configurando o crime de furto de energia, previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de 1 a 4 anos de reclusão, além do pagamento do consumo desviado.

A Energisa destacou que a manipulação não autorizada da rede elétrica é perigosa e pode gerar graves consequências, como acidentes fatais e sobrecarga no sistema, prejudicando outros consumidores. A concessionária reforça que apenas equipes autorizadas podem realizar intervenções na rede elétrica e incentiva a população a denunciar práticas ilegais.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 190 (Polícia Militar) ou 0800 647 0120 (Energisa).

O proprietário do motel será responsabilizado judicialmente e poderá responder também por danos ao sistema elétrico. A operação visa coibir ações semelhantes, que representam riscos à segurança e prejuízos à sociedade.

Com informações da Energisa

Matador de aluguel é preso pela Polícia Civil em Rondônia

 

Mídia Rondônia – Nesta sexta-feira (29), a Polícia Civil de Jaru prendeu um homem acusado de envolvimento em um homicídio ocorrido em Nova Brasilândia. O suspeito, conhecido por sua ligação com crimes de pistolagem e execuções por encomenda, já respondia por feminicídio e estava em liberdade monitorada com uso de tornozeleira eletrônica.

O homem, classificado como de alta periculosidade, foi investigado pela equipe da Polícia Civil de Nova Brasilândia, que reuniu provas apontando sua possível participação no homicídio. O delegado responsável pelo caso solicitou sua prisão temporária, que foi autorizada pela Vara Única de Nova Brasilândia.

A operação de captura foi conduzida por agentes da Polícia Civil em Jaru, que localizaram o suspeito e o encaminharam para realização de exame de corpo de delito. Posteriormente, ele foi transferido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça enquanto as investigações prosseguem.

 

Sábado de chuva e calor em Rondônia

Mídia Rondônia – A presença de ventos em médios e baixos níveis da atmosfera, trazendo umidade para a região sul da Amazônia, mantém o clima de instabilidade em Rondônia neste sábado, 30. A combinação dessa umidade com as altas temperaturas favorece a formação de nuvens, provocando pancadas de chuva de intensidade leve a moderada em várias áreas do estado.

No centro-leste de Rondônia, o dia será predominantemente nublado, com chuvas intercaladas por períodos de sol. Há também a possibilidade de trovoadas isoladas durante a tarde.

Nas demais regiões, o céu ficará nublado a parcialmente nublado, com ocorrência de chuvas esparsas ao longo do dia.

A umidade relativa do ar será elevada pela manhã, alcançando 95%, e diminuirá para cerca de 70% à tarde, o que poderá intensificar a sensação de calor.

Em Vilhena, as temperaturas variam entre 22°C e 29°C, refletindo o padrão de clima abafado e instável previsto para o estado.

PF encontra cofre de Bolsonaro com recibos de pagamentos milionários

 

 

A Polícia Federal encontrou recibos milionários do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma cofre na sala de seus assessores na sede do PL, em Brasília. Os documentos mostravam dois pagamentos de R$ 3.383.331,45, totalizando quase R$ 6,8 milhões, a advogados.

Os comprovantes de transferências estavam no mesmo local em que o esboço do “discurso pós-golpe” foi encontrado. Os recibos foram achados em fevereiro de 2024, cerca de um ano depois de ele receber R$ 17,2 milhões em Pix de apoiadores para pagar multas judiciais.

A PF cumpriu mandado de busca e apreensão na sede do partido em 8 de fevereiro deste ano. “Foi destacado pela equipe de busca os elementos encontrados em cofre na sala de assessoria do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro: i) passaporte ; ii) telefone e iii) comprovantes de 2 (duas) transferências de aproximadamente 6 (seis) milhões de reais”, diz relatório da PF.

Um dos recibos encontrados em cofre de Bolsonaro na sede do PL. Foto: Reprodução

Um dos beneficiários dos depósitos foi Paulo Amador Cunha Bueno, que defende o ex-presidente justamente no inquérito que apura plano golpista. Ao UOL, o defensor afirma que “não comenta sobre honorários porque é um assunto privado da relação entre cliente e advogado”.

O segundo comprovante corresponde a uma transferência para o escritório D. B. Tesser Sociedade de Advogados. Daniel Tesser defende o ex-presidente no caso das joias.

“A relação entre nosso escritório e o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro trata de relação cliente-advogado que está pautada em premissas do código de ética e disciplina da OAB, bem como em contrato que prevê confidencialidade de todos os parâmetros que permeiam tal relação e, especialmente, a defesa do cliente”, afirmou o escritório

Fonte: DCM

Senador rondoniense critica indiciamento de Bolsonaro por golpe

O senador Marcos Rogério (PL-RO), em pronunciamento no Plenário na quarta-feira (27), manifestou indignação com o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Polícia Federal, por tentativa de golpe de Estado. O parlamentar questionou a fundamentação do processo que levou a essa decisão e alertou para o risco de “uso político” do sistema judiciário, que colocaria em risco a democracia brasileira.

— Estamos observando uma narrativa que tomou conta de todo o noticiário: a narrativa do golpe. Onde estão as evidências? Estamos diante do que, no direito, se chama de “teoria do crime impossível”. Sem forças, sem armas não tem ameaça, não tem tentativa, não tem golpe — disse.

Marcos Rogério afirmou que as investigações devem ser conduzidas com transparência, seriedade e respeito ao devido processo legal. Ele alertou que, sem esses princípios, processos judiciais podem se transformar em “instrumentos de perseguição política”, comprometendo a integridade das instituições democráticas.

O senador também defendeu a imunidade parlamentar e o direito à crítica, e observou que discordâncias sobre decisões judiciais ou autoridades não devem ser tratadas como crime.

— Indiciar alguém, especialmente um ex-chefe de Estado, é algo grave, que só se justifica quando há indícios claros e concretos da prática criminosa. O que vimos até agora não atende a esse critério. As acusações parecem baseadas mais em conjecturas do que em provas robustas. Afirmações genéricas e superficiais não podem ser suficientes para justificar medidas tão drásticas — protestou.

Crime violento em Guajará-Mirim: dois homens são mortos a tiros e mulher é baleada

Midia Rondônia – Na tarde desta sexta-feira (29), um crime violento abalou a cidade de Guajará-Mirim (RO). Dois homens foram executados a tiros dentro de um veículo Fiat Strada branco na estrada do Palheta, próximo a um balneário popular da região.

Além das duas vítimas fatais, uma mulher foi atingida por disparos, sendo baleada no ouvido. Ela foi socorrida rapidamente por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhada para atendimento médico de urgência. Até o momento, sua identidade e estado de saúde não foram divulgados.

As motivações e circunstâncias do crime ainda são desconhecidas. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil isolaram a área para a realização da perícia e deram início às investigações.

jornal Mídia Rondônia acompanhará o caso e trará novas informações assim que disponíveis.

Foto: Portal SGC

MEC concede Selo de Ouro de Criança Alfabetizada a Colorado do Oeste

O município Colorado do Oeste foi reconhecido com o Selo Ouro Nacional “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, pelo Ministério da Educação. Esta constatação e reconhecimento pelo Ministério da Educação, destaca as cidades que se dedicam a garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação-PNE.
A conquista do Selo Ouro reflete o empenho e a seriedade do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação com investimentos consistentes em formação continuada, adoção de métodos pedagógicos inovadores e acompanhamento próximo e permanente das nossas crianças no seu desenvolvimento educacional.
O “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024” é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados e reconhece municípios que alcançam entre 85 e 100 pontos, premiando os esforços para que nenhuma criança fique para trás no processo de alfabetização.
A cerimônia de entrega do selo será realizada em Brasília, em data a ser confirmada, destacando ainda mais o prestígio dessa conquista. A secretária de Educação, Elisangela, ressaltou o trabalho coletivo que levou a esse resultado. “Essa é uma conquista de toda a nossa comunidade escolar e de cada cidadão que acredita na educação como o principal pilar para um futuro melhor.
Essa conquista não é apenas um marco para Colorado do Oeste, mas um reflexo real do fortalecimento das políticas públicas educacionais implementadas no município, como base para que a alfabetização seja instrumento de transformação na vida das crianças e no desenvolvimento da sociedade.

Prefeito

Para o Prefeito Prof. Ribamar, o Selo Ouro concedido pelo Ministério da Educação-MEC por meio da Secretaria de Educação Básica-SEB, ao município de Colorado do Oeste é o reconhecimento ao elevado nível de comprometimento que a gestão teve ao longo dos últimos oito anos em implementar políticas públicas educacionais efetivamente de qualidade, transformadora da vida das nossas crianças e, consolidando um legado educacional de excelência.
Gratidão a todos que fazem a Educação em nosso município, secretária, gestores, professores, servidores, funcionários, pais e alunos, que juntos convergem esforços para elevar a cada dia o nível da Educação em nosso município de forma a garantir um futuro promissor para as nossas crianças.

 

Mulher é condenada a 27 anos de prisão por envenenar companheiro em Cerejeiras

Mídia Rondônia – O Tribunal do Júri de Cerejeiras condenou, nesta quinta-feira (28), uma mulher de 53 anos a 27 anos de prisão pelo assassinato de seu companheiro, um idoso de 71 anos, por meio de envenenamento. O crime ocorreu em setembro de 2023, na zona rural do município, localizado no Cone Sul de Rondônia.

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Rondônia (MPRO), a ré premeditou o homicídio ao adquirir a substância tóxica dias antes e misturá-la na comida da vítima. Durante o jantar, o idoso ingeriu o veneno, começou a passar mal durante a madrugada e, apesar de procurar atendimento médico, não resistiu.

A investigação revelou que um sobrinho da vítima, ao buscar seus documentos, encontrou a cachorra de estimação do idoso morta. A suspeita era de que o animal havia lambido o vômito da vítima. Laudos periciais confirmaram a presença do mesmo veneno tanto no corpo do idoso quanto no animal. Testemunhas também relataram que a mulher foi vista comprando o veneno em um comércio local antes do crime.

Os jurados reconheceram que o assassinato foi praticado por motivo torpe, em um ambiente de confiança e vulnerabilidade para a vítima. A sentença destacou a traição da ré, que se aproveitou da convivência íntima no lar do companheiro, lugar que deveria representar segurança.

O julgamento foi presidido pelo juiz Paulo Juliano Rosa Teixeira, e a ré recebeu pena de 27 anos de reclusão em regime fechado, sem direito de recorrer em liberdade.

O caso chamou atenção pela crueldade e planejamento meticuloso do crime, reforçando a importância da atuação das autoridades para elucidar crimes graves como este.

Operação mira membros de facções em Vilhena

A Polícia Civil de Rondônia por meio da DRACO2, deflagrou nesta sexta-feira (29/11) uma grande operação de combate ao crime organizado e facções em cinco municípios do Estado. A ação resultou no cumprimento de 8 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão que tem como escopo localizar 30 alvos nas cidades de Porto Velho, Vilhena, São Miguel do Guaporé, Jaru e Cacaulândia.

A operação foi coordenada pela *2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2)*, contou com apoio de outras unidades de Vilhena, Monte Negro, São Miguel e DEI. A ação faz parte da Operação Renorcrim, uma iniciativa nacional de enfrentamento às organizações criminosas. Trata-se de um esforço coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), através da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado (CGOI).

O trabalho desenvolvido em Rondônia é parte de uma estratégia mais ampla estabelecida pela Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), subordinada à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).

“Esta operação apresenta um trabalho integrado de nossas equipes demonstrando o compromisso da Polícia Civil em proteger nossa sociedade e combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública”, destacou o Delegado-Geral da Polícia Civil, Samir Fouad Abboud.

Ex-detentos são após roubo e tentativa de fuga em Pimenta Bueno

Na noite desta quinta-feira (28), uma operação da Força Tática da Polícia Militar resultou na prisão de quatro ex-detentos, suspeitos de envolvimento em um roubo e em posse de arma de fogo, na região da RO-010, próximo à ponte do Rio Pimenta Bueno.

A equipe da PM estava em patrulhamento quando avistou os indivíduos caminhando em atitude suspeita. Reconhecidos como ex-detentos recém-libertados da cadeia pública local, eles desobedeceram a ordem de parada e tentaram fugir.

Três dos suspeitos foram rapidamente imobilizados, mas o quarto tentou escapar descendo por um barranco, portando uma arma de fogo. Apesar de inicialmente conseguir se esconder, foi localizado em um estabelecimento nas proximidades, debaixo de um barco, com o apoio de cães do local. A arma, uma garrucha calibre .22 com munição percutida, foi abandonada durante a fuga e apreendida pela polícia.

Durante a abordagem, os policiais encontraram com os suspeitos dois cartões bancários e um celular. Mais tarde, a Central de Operações informou sobre um roubo ocorrido horas antes, na Estrada do Aeroporto, onde vítimas foram rendidas, amarradas e tiveram seus pertences, incluindo uma caminhonete F-4000, roubados. Os itens apreendidos foram reconhecidos pelas vítimas como parte do material roubado.

Os quatro homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno, onde ficarão à disposição da Justiça. As investigações continuam para determinar a participação dos detidos no roubo e localizar outros possíveis envolvidos.

A ação demonstra o compromisso da Polícia Militar em coibir crimes e reforçar a segurança na região.