32.2 C
Porto Velho
23 junho 2026
Início Site Página 483

PF de Rondônia prende delegado da Polícia Civil de Humaitá em operação contra corrupção

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Triunvirato, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso envolvendo a venda ilegal de bens apreendidos, como madeira e cassiterita, além de pagamento de propina e lavagem de dinheiro no município de Humaitá.

A investigação revelou um esquema de corrupção que contava com a participação de um Delegado de Polícia Civil, um Secretário Municipal de Infraestrutura e um advogado. Os envolvidos utilizavam-se de suas posições de confiança para desviar e comercializar bens apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal e que eram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil em Humaitá.

Naquela unidade policial, então, os proprietários dos carregamentos apreendidos, através do advogado alvo da operação, realizavam pagamento de propina, parte do qual era destinado ao Delegado de Polícia investigado, com o fito de reaver seus bens.

Para garantir o sucesso da empreitada criminosa, além de ludibriar o Ministério Público e o Poder Judiciário, os envolvidos simulavam a destinação das apreensões à Secretaria Municipal de Obras em Humaitá, em conluio com o secretário da pasta.

O trabalho investigativo apontou, ainda, a venda ilegal de aproximadamente três toneladas de cassiterita, minério responsável para produção de estanho, os quais também estavam sob custódia da Polícia Civil.

Entre os métodos fraudulentos, destacava-se a utilização de empresas de fachada para ocultar a origem dos valores ilícitos. O esquema gerou prejuízos significativos ao patrimônio público e ao meio ambiente.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva expedido em desfavor do Delegado de Polícia Civil, além da determinação de sequestro de bens, que totalizam aproximadamente R$ 10 milhões, valores estes obtidos pelos criminosos. As ações ocorreram simultaneamente em Manaus/AM, Itacoatiara/AM e Humaitá, visando a coleta de provas e a desarticulação completa do grupo criminoso.

Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com penas que poderão chegar a 34 anos de reclusão, segundo informa o Rondoniagora.

Com chuvas, tempo segue instável em Rondônia nesta quinta-feira

O tempo em Rondônia nesta quinta-feira, 21, será influenciado pelos ventos úmidos provenientes do sul da Amazônia, que deixam o clima instável em grande parte do estado. O dia começa com densa nebulosidade, cenário que prevalece em muitas regiões ao longo do dia.

No oeste do estado, o céu permanece nublado, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas durante a manhã e tarde. Nas demais áreas, o céu deve oscilar entre parcialmente nublado e nublado.

Na capital Porto Velho e em outras localidades no norte do estado, as chuvas acompanhadas de trovoadas também devem ocorrer pela manhã e à tarde. Já no centro-sul rondoniense, essas condições são mais prováveis nos períodos da manhã e da noite.

Os ventos, de fraca a moderada intensidade, sopram predominantemente entre as direções norte e leste, trazendo a sensação de frescor em alguns momentos. As temperaturas no estado variam entre 23 °C e 33 °C, mantendo o clima quente e úmido característico da região amazônica.

A instabilidade atmosférica segue como destaque, e a população deve estar atenta a mudanças rápidas no tempo, especialmente nas áreas com maior probabilidade de chuvas intensas.

Quadrilha usa dados de clientes e causa prejuízo de R$ 40 milhões ao Banco do Brasil

 

A Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Estado (MPRJ) realizaram, nesta quinta-feira (21), uma operação contra um sofisticado esquema de fraudes no Banco do Brasil, que causou prejuízo estimado em R$ 40 milhões. A ação, divulgada pelo G1, mobilizou agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) para cumprir 16 mandados de busca e apreensão contra 11 suspeitos, incluindo funcionários e terceirizados da instituição financeira.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava dispositivos eletrônicos clandestinos para acessar sistemas internos de agências bancárias e obter dados sigilosos de clientes. Os ataques começaram a ser identificados em dezembro de 2023, em agências localizadas em bairros e cidades como Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Vila Isabel, Centro do Rio, Niterói, Tanguá, Nilópolis e Duque de Caxias.

Estrutura hierárquica e divisão de tarefas

O esquema era altamente organizado, com funções bem definidas entre os integrantes:

  • Aliciadores recrutavam colaboradores e terceirizados do banco, oferecendo pagamento em troca de senhas funcionais.
  • Aliciados cederam suas credenciais para viabilizar os acessos ilegais.
  • Instaladores eram responsáveis por conectar os dispositivos clandestinos aos sistemas do banco.
  • Operadores financeiros movimentavam os valores desviados para dificultar a rastreabilidade.
  • Chefes coordenavam todas as etapas, desde o recrutamento até a execução das fraudes.

A complexidade e o alcance da quadrilha indicam um planejamento detalhado, com a aquisição de equipamentos de alta tecnologia para viabilizar as fraudes.

Acidente com quatro veículos é registrado em avenida movimentada de Vilhena

Mídia Rondônia – Um acidente envolvendo quatro veículos foi registrado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em Vilhena, na noite desta quarta-feira, 20. Apesar da gravidade da colisão, não houve feridos, apenas danos materiais nos veículos envolvidos.

O acidente ocorreu em uma área movimentada da cidade, próxima a lanchonetes e bares, onde o fluxo de pessoas é intenso, especialmente durante o período noturno. Segundo testemunhas, o motorista responsável pelo acidente aparentava estar embriagado.

A Polícia Militar de Trânsito foi acionada e rapidamente chegou ao local para organizar o tráfego e realizar os procedimentos necessários. O condutor foi submetido à abordagem policial e, devido aos sinais evidentes de embriaguez, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.

General afirma que Bolsonaro autorizou golpe de Estado

 O general da reserva Mário Fernandes, um dos alvos da Operação Contragolpe deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (19), declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria dado aval para um plano golpista até o dia 31 de dezembro de 2022, último dia de seu mandato. A operação busca prender cinco militares suspeitos de planejar impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice, Geraldo Alckmin.


Segundo relatório da PF, Mário Fernandes revelou, em áudio enviado ao ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, que o ex-presidente teria afirmado que ações poderiam ocorrer até o final de seu governo. “Durante a conversa que eu tive com o presidente, ele citou que o dia 12, pela diplomação do vagabundo, não seria uma restrição, que qualquer ação nossa pode acontecer até 31 de dezembro”, disse Fernandes na mensagem de voz, em referência à diplomação de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fernandes, que durante o governo Bolsonaro foi secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, é apontado pela PF como autor de um documento intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, que supostamente detalhava um plano de sequestro ou homicídio do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), além de Lula e Alckmin. A PF afirma que o documento foi impresso no Palácio do Planalto e posteriormente levado ao Palácio da Alvorada, residência oficial de Bolsonaro.

Embora as investigações mencionem o envolvimento de Bolsonaro no contexto dos relatos, o ex-presidente não é formalmente investigado no caso. “A investigação identificou que o documento contendo o planejamento operacional denominado ‘Punhal Verde Amarelo’ foi impresso pelo investigado Mário Fernandes no Palácio do Planalto e levado ao Palácio da Alvorada”, detalhou a Polícia Federal em comunicado.

O ex-presidente ainda não se manifestou publicamente sobre a operação. No entanto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, saiu em defesa nas redes sociais. “Por mais que seja repugnante pensar em matar alguém, isso não é crime. E para haver tentativa, é preciso que sua execução seja interrompida por alguma situação alheia à vontade dos agentes”, declarou. Flávio citou ainda um projeto de lei de sua autoria que busca criminalizar atos preparatórios de crimes graves.

O caso segue sob investigação e reforça a tensão em torno das alegações de conspiração golpista durante o período de transição presidencial no Brasil.

Fonte: Notícias ao Minuto

Deputado de Rondônia diz que plano para matar Lula e Alexandre de Moraes é ‘conversa furada’

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) utilizou suas redes sociais nesta terça-feira (19) para criticar as investigações da Polícia Federal sobre o plano de militares e um agente da corporação que teria como objetivo assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita por meio de um vídeo publicado no Instagram e um texto que reforça sua posição.

No post, o deputado escreveu:

“Essa coisa que algumas pessoas e a imprensa estão dizendo que estão tentando matar Lula, Alckmin e Moraes… A única verdade que o Brasil sabe é que Adélio Bispo tentou matar Jair Bolsonaro e muitas instituições fazem vista grossa. Isso é real. A esquerda faz de conta que nada aconteceu!”

Em vídeo, Chrisóstomo reforçou o discurso, afirmando que as denúncias são infundadas:

“Olha, essa coisa de dizer que não sei quem está tentando matar e não sei o que e tal, gente, é um monte de conversa furada. A única coisa que o Brasil sabe, e é verdadeiro, foi o Adélio Bispo, que tentou matar o presidente Bolsonaro. Isso é real. Isso é verdadeiro.”

Ele também fez críticas à postura de partidos de esquerda e ao presidente Lula, a quem chamou de “mentiroso”:

“Essa esquerda faz de conta que nada aconteceu, porque é um bando de irresponsável. Está lá o presidente Bolsonaro com a marca na barriga, porque essa esquerda é covarde, é mentirosa. Há exemplo desse senhor que anda mentindo, que tirou 24 milhões de famílias da pobreza. Só um maluco acredita nisso. Vai mentir assim lá não sei onde. Pelo amor de Deus, perdoai esse mentiroso.”

 

Militares usavam condinome para conversar sobre plano de capturar Moraes / Reprodução

Plano descoberto pela Polícia Federal

As declarações do parlamentar contrariam diretamente os elementos apresentados pela Polícia Federal, que deflagrou a operação “Punhal Verde e Amarelo”. O inquérito revelou um plano que envolvia quatro militares do Exército e um agente da PF. Segundo a PF, o grupo teria discutido ações para assassinar Lula, Alckmin e Moraes com o uso de armas de fogo ou envenenamento. Os detalhes foram encontrados em documentos impressos no Palácio do Planalto e em mensagens trocadas entre os envolvidos.

De acordo com o relatório da investigação, o plano golpista previa também a formação de um “gabinete de crise” com a participação de generais que integraram o governo Bolsonaro. Documentos apreendidos indicaram que o grupo chegou a se posicionar em locais estratégicos de Brasília para capturar Alexandre de Moraes, mas a ação foi abortada.

O relatório aponta ainda que o arsenal descrito pelos suspeitos incluía armas de guerra como lança-granadas, lança-foguetes e metralhadoras de alta capacidade destrutiva.

Chrisóstomo não comentou as provas apresentadas pela PF e focou em reiterar sua tese de que apenas a tentativa de homicídio contra o ex-presidente Jair Bolsonaro seria “real e comprovada”. O caso segue em investigação, e os suspeitos presos estão sendo interrogados pela Polícia Federal.

Rondoniadinamica

 

Militar foi à residência de Alexandre de Moraes para sequestrá-lo, revela PF

Investigações da Polícia Federal apontam que um militar foi a quadra onde fica a residência do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para sequestrá-lo no final de 2022, informa o Metrópoles. O agente, como codinome “Gana”, participou de uma operação que previa os assassinatos de Moraes e do presidente Lula (PT) para posterior execução de um golpe de Estado bolsonarista.

De acordo com as apurações, seis militares participaram dos preparativos para sequestrar e matar Moraes. O grupo se organizou para investir contra a vida do magistrado no dia 15 de dezembro de 2022. “Conforme exposto, de acordo com as mensagens analisadas, Gana estava inicialmente no final do bairro Asa Sul. Em uma das mensagens ele diz: ‘Andei a Asa Sul inteira’. Nesse sentido, os dados obtidos pela investigação confirmaram que o ministro Alexandre de Moraes, em dezembro de 2022, tinha residência funcional [no local]”, diz um trecho do relatório da PF.

“Ou seja, o ministro residia no final da Asa Sul, endereço que tem pertinência geográfica com a localização de Gana no período da realização da ação clandestina […] O local inicial, onde a pessoa com o codinome Gana estava para cumprir a ação planejada, reforça que os investigados estavam executando um plano para, possivelmente, prender o ministro Alexandre de Moraes”, completa o documento.

As investigações mostram que o plano de sequestrar Alexandre de Moraes só não foi colocado em prática por uma alteração na pauta do STF. “Considerando que a ordem para abortar a missão foi dada às 20h59min”, resume o relatório, e há a “contextualização do conteúdo e horários das mensagens, são convergentes com a possibilidade de ‘Gana’ estar nas imediações da residência funcional do Ministro”, diz o documento.

PM mata estudante de medicina com tiro à queima-roupa

– Um policial militar deu um tiro à queima-roupa em um estudante de medicina durante uma abordagem policial nesta quarta-feira (20) na escadaria de um hotel na Rua Cubatão, na Vila Mariana, Zona Sul da cidade de São Paulo (SP). Dois policiais estavam com as câmeras corporais no uniforme, mas o equipamento não foi acionado, apontou o Boletim de Ocorrência. A informação foi publicada no Portal G1.

O jovem Marco Aurélio Cardenas Acosta, de 22 anos, teria dado um tapa no retrovisor da viatura que fazia patrulhamento. O estudante teria fugido. Ele cursava medicina na Universidade Anhembi Morumbi.

Pelas informações do boletim de ocorrência, Marco Aurélio correu para o interior do Hotel Flor da Vila Mariana, onde estava hospedado com uma mulher. Ele entrou no saguão do hotel sem camisa.

O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) registrou o caso como morte consequente de intervenção policial e resistência.

Estudante de Medicina que morava em Rondônia morre em grave acidente na Ponte da Amizade

A estudante de medicina Larissa Moura de Paula\, 30 anos, morreu nesta quarta-feira (20), em um acidente na Ponte da Amizade, na divisa entre o Brasil e o Paraguai. Ela morava , atualmente em Foz do Iguaçu, após sair de Ji-Paraná e atravessava o local todos os dias para ir à faculdade, em Ciudad del Este.

Pelas imagens de câmeras de segurança que monitoram a fronteira e também de populares, é possível ver que a colisão envolveu duas motos e uma van, usada no transporte de passageiros e mercadorias vendidas no país vizinho.

Larissa de Paula trafegava na garupa do marido, o também estudante Daniel Victor de Paula. A moto em que os dois estavam pegou fogo e ficou completamente destruída. De acordo com socorristas do Corpo de Bombeiros, o rapaz sofreu queimaduras e fratura exposta. Ele foi encaminhado ao hospital Municipal de Foz.

A estudante passou por um protocolo de reanimação no interior da ambulância do Siate, que também participou do atendimento. De acordo com a equipe médica, foram pelo menos 40 minutos de tentativa, mas ela não resistiu e faleceu no interior do veículo.

O trânsito na ponte e em um bom trecho da BR-277 ficou totalmente interrompido, no sentido ao Paraguai.

Fonte:  O Bem Dito

Penitenciárias de Rondônia recebem novos escâneres por Raio-X, munições e pistolas

Na última quinta-feira (14), a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Diretoria Administrativa da Polícia Penal (DAPP), realizou a entrega de materiais e equipamentos essenciais às penitenciárias de Rondônia. A ação ocorreu no Almoxarifado da Sejus, em Porto Velho, e faz parte de um pacote de investimentos que totalizam R$ 3.303.573,50.

Os itens entregues incluem aparelhos de ar-condicionado, mesas, cadeiras, escâneres por Raio X, munições e pistolas. Esses recursos visam aprimorar as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e melhorar as condições para os internos, dentro dos padrões de segurança e respeito aos direitos humanos. O total do investimento foi dividido entre R$ 1.566.809,20 provenientes do Fundo Penitenciário Nacional (Fupen) e R$ 1.736.764,30 do governo estadual.

Os aparelhos de ar-condicionado, mesas e cadeiras foram distribuídos para as unidades prisionais e os setores administrativos da Sejus, enquanto os escâneres por Raio X serão instalados nas unidades prisionais, visando garantir maior eficiência nos processos de segurança. As munições e pistolas foram entregues aos gestores das unidades para reforçar o trabalho de vigilância.

Além disso, a Geres (Gerência de Ressocialização e Ensino Social) entregou 34 centrais de ar para salas destinadas a projetos de reinserção social, incluindo salas de aula, laboratórios de informática e oficinas. O investimento foi de R$ 149.030,00, também oriundos do Fupen. O objetivo é proporcionar melhores condições para os reeducandos, promovendo a reabilitação e o retorno à sociedade