27.9 C
Porto Velho
24 junho 2026
Início Site Página 498

Criança que viu mãe sendo esfaqueada morre atropelada em Rondônia

Uma criança identificada como Afonso Furtado Braz, morreu após ser atropelada por um caminhão na avenida Chianca em Costa Marques (RO). O menino era filho de uma jovem que foi assassinada pelo ex-marido minutos após a justiça autorizar a medida protetiva.

De acordo com o boletim de ocorrências, o menino estava acompanhado da avó, mas ao avistar um caminhão que seguia em sua direção ele soltou a mão dela para correr e acabou sendo atropelado pelo veículo.

Uma viatura que passava pelo local parou para prestar socorro, mas ao se aproximar, a equipe constatou que o corpo havia sido esmagado pelo veículo. Uma ambulância municipal também foi acionada ao local do acidente e o médico confirmou o óbito.

Ao ser questionado pela polícia, o motorista informou que não possuía habilitação e que a documentação do caminhão estava na empresa onde ele trabalhava. Diante das informações, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.

Após o corpo da vítima ser liberado para a funerária, a via foi liberada e o caminhão apreendido pela polícia.

G1

Vereador é preso acusado de incêndio florestal em Rondônia

o vereador Jurandir Rodrigues de Oliveira, o “Jurandir Bengala” (Republicanos), foi preso nesta quinta-feira (31), acusado de incêndio florestal em uma área no distrito de Rio Pardo, zona rural de Porto Velho. Ele negou a acusação, pagou fiança de R$ 10 mil e vai responder ao crime em liberdade.

De acordo com da ocorrência, equipes da PM e Corpo de Bombeiros realizavam patrulhamento pela Operação Queimadas apoio ao CBMRO desencadeada pelo Governo do Estado. Na altura da linha 67, Km 21, os agentes públicos observaram fogo em andamento e ao chegar ao local encontraram o vereador saindo de dentro da mata com um filho.

Abordados, os policiais encontraram um isqueiro no bolso de “Jurandir Bengala”. Ele alegou que era fumante, mas nenhuma carteira de cigarro foi encontrada nas vestes e nem no veículo dele.

O vereador disse que a propriedade pertence a esposa e a PM informou no registro de ocorrência que havia quase 10 hectares de florestas desmatadas. “Jurandir Bengala” acabou preso pela destruição a floresta e por provocar incêndio.

Na delegacia, o vereador afirmou que por volta das 16h30, viu fumaça saindo da propriedade da esposa, foi ao local ver sobre riscos de propagação, mas como não constatou nada, já ia embora quando foi abordado. Ele pagou fiança e foi liberado.

Rondoniagora

Bando que furtou mais de R$ 200 mil em banco de Rondônia é alvo da PF

Um grupo suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em furtos em agências Bancárias foi alvo de uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO-RO), nesta sexta-feira (1º) em Porto Velho. De acordo com as investigações, os envolvidos furtaram em 2023 aproximadamente R$ 221.950 em quatro dias

A PF conta que o grupo arrombou o prédio da agência bancária no dia 17 de novembro de 2023 e, sempre que o alarme disparava, o grupo deixava a agência e retornava no dia seguinte. Os suspeitos voltaram ao local outras três vezes para realizar o furto.

Os responsáveis pelo banco eram acionados por conta do alarme, mas, segundo a PF, apenas visualizavam pelo vidro e não via nada fora do comum.

A PF conta que há evidencias de que presos de outros estados do Brasil aliciaram um indivíduo em Porto Velho e que esse suspeito recrutava outras pessoas para integrarem o grupo criminoso. De acordo com a PF, foram identificados nove pessoas na capital de Rondônia suspeitas de praticarem os furtos.

Ao todo, foram expedidos dez mandados de busca e apreensão. Os investigados poderão responder por integrar organização criminosa e furto qualificado. A pena pode chegar a 15 anos de prisão.

Os trabalhos investigativos foram conduzidos por policiais da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) que é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), tendo como objetivo a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado em Rondônia.

Em entrevista ao Jornal de Rondônia, superintendente de Educação fala do Enem em Vilhena

Neste domingo, dia 3, estudantes de Rondônia e de todo o Brasil darão início ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com a segunda etapa marcada para o dia 10 de novembro. Em entrevista ao Jornal de Rondônia 1ª Edição na manhã desta sexta-feira (1), a Superintendente Regional de Educação de Vilhena, professora Anandreia Trovó, compartilhou detalhes sobre as ações que o governo estadual implementou para apoiar os estudantes nesta reta final de preparação. Ela foi entrevistada pela jornalista Andréia João.

A professora destacou que, em uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e as superintendências regionais, foram oferecidos plataformas educativas, como o “Revisa+” para alunos do 1º e 2º ano e o “Revisa Enem” para o 3º ano. Essas plataformas proporcionam um ambiente interativo em que os estudantes podem trocar experiências, esclarecer dúvidas e motivar-se mutuamente. “A preparação envolve não só o conteúdo, mas também a confiança e o apoio emocional que os alunos necessitam”, explicou Anandreia, enfatizando a importância da abordagem abrangente no aprendizado.

Para o primeiro dia de prova, neste domingo, os participantes enfrentarão um total de 45 questões de linguagens, abrangendo língua portuguesa, literatura, artes, educação física e tecnologias da informação, além de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Serão aplicadas também 45 questões de ciências humanas, que incluem história, geografia, filosofia e sociologia, além da redação, que deverá ser desenvolvida em até 30 linhas. A estrutura das provas busca avaliar não só o conhecimento, mas também a capacidade analítica e crítica dos candidatos, atributos valorizados nos processos seletivos para o ensino superior.

A professora Trovó reforçou a importância do Enem como porta de entrada para diversas oportunidades educacionais no Brasil, e lembrou aos estudantes que a preparação intensa dos últimos meses deve agora se somar ao cuidado com a saúde emocional. “O Enem é mais uma etapa e, com foco e tranquilidade, os nossos estudantes estão prontos para fazer o seu melhor”, concluiu.

Esquema de grilagem de terras com participação de servidores é alvo da PF

A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira (1), uma operação para desmantelar uma organização criminosa especializada em grilagem de terras públicas na região da fazenda Palotina, em Lábrea (AM). Segundo as investigações, o grupo atua ilegalmente na área desde 2007, utilizando documentos falsificados e contando com o apoio de servidores públicos corruptos e de milícias privadas para intimidar e expulsar moradores locais, incluindo comunidades extrativistas de castanha.

O local, que pertencente à União, tem sido cenário de desmatamento ilegal, conflitos armados e ameaças frequentes à segurança dos moradores locais.

De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso utiliza um esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina a agentes públicos para legitimar a posse das terras e garantir proteção armada para suas operações.

Com base nas provas coletadas ao longo das investigações, a Polícia Federal solicitou mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares e assecuratórias, para interromper as atividades da associação criminosa. A ação busca cessar o esquema de grilagem que já gerou um prejuízo estimado em mais de R$ 68 milhões ao patrimônio público e levou graves consequências para os direitos humanos e meio ambiente na região.

Dezembro começa com clima instável em Rondônia

Mídia Rondônia – O primeiro dia de dezembro em Rondônia será caracterizado por instabilidade climática, com presença de áreas de nebulosidade e ventos moderados que favorecem a formação de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, especialmente na região centro-leste do estado.

A umidade relativa do ar se mantém elevada, com índices de aproximadamente 90% nas primeiras horas da manhã, reduzindo para cerca de 60% à tarde.

O padrão climático observado no estado segue típico para o período, marcando a transição entre a primavera e o verão na região amazônica.

Novembro começa com mudanças de assessores na Prefeitura de Vilhena

Após as eleições, a Prefeitura de Vilhena passará por uma série de mudanças de assessores, com diversas pastas sendo renovadas como parte de um processo de fortalecimento das alianças firmadas durante a campanha. Segundo uma fonte do Poder Executivo Municipal, os novos nomes deverão ser apresentados ao longo do mês, em um esforço para impulsionar projetos e atender às demandas dos setores de forma estratégica e alinhada aos compromissos assumidos pela gestão.

As alterações nas secretarias refletem a intenção de consolidar parcerias e de criar uma equipe que represente as alianças políticas construídas ao longo do período eleitoral. Com essa reestruturação, a prefeitura espera promover uma gestão mais integrada e orientada para os desafios dos próximos anos, contando com novos nomes em diversas áreas.

A expectativa é de que os novos ocupantes tragam experiências e propostas que reforcem o atendimento público, incentivando ações voltadas ao crescimento de Vilhena. A mudança no secretariado também vem sendo vista como uma oportunidade para aprimorar projetos em andamento e desenvolver novas iniciativas que contemplem as demandas prioritárias da cidade.

A oficialização dos novos secretários promete movimentar o cenário político local, com cada nomeação refletindo o apoio e a confiança do prefeito e das lideranças envolvidas no governo municipal.

Matadores de “Juninho Laçador” serão julgados em Vilhena

O julgamento de Ana Clara Messias Marquezini, Fellype Gabriel Campos da Silva e Kaio Cabral da Silva Pinho, acusados do assassinato de Carlos Pedro Garcia dos Santos Júnior, conhecido como “Juninho Laçador”, e da tentativa de homicídio de Carlos Mendes, está marcado para o dia 29 de novembro, às 8h30, no Tribunal do Júri de Vilhena. O caso, que chocou a comunidade, levanta graves acusações de planejamento e execução do crime, com base em evidências detalhadas coletadas pela Polícia Civil.

De acordo com as investigações, Ana Clara, então com 18 anos, teria arquitetado o crime motivada pelo término de um relacionamento duradouro com Juninho, que, após quatro meses de separação, havia iniciado um novo namoro e aparentava estar feliz. Ao perceber que não conseguiria reatar, Ana teria, segundo as investigações, instigado seu atual namorado, Fellype, e o amigo dele, Kaio, a atacarem Juninho.

Em 29 de dezembro de 2022, Ana, Fellype e Kaio supostamente colocaram o plano em prática. No dia do crime, Ana buscou uma camiseta para que Kaio cobrisse as tatuagens e o ajudou a se posicionar em uma mata próxima ao haras, onde Juninho trabalhava e costumava treinar laço. O objetivo era emboscar Juninho e forçá-lo a parar o veículo ao bloquear ambas as saídas do local.

Ao ser surpreendido, Juninho foi atingido por 11 tiros, vindo a falecer no local. Carlos Mendes, que havia começado a trabalhar no haras poucos dias antes, também foi alvejado. Ele sobreviveu após uma cirurgia de alto risco, mas teve danos graves em órgãos vitais e em uma artéria, resultando em complicações de saúde severas. O atentado ocorreu enquanto ambos estavam dentro do carro, estacionado em frente ao haras.

Os investigadores conseguiram rastrear os envolvidos a partir de evidências deixadas no local. Pegadas de tênis e marcas de pneus coincidiram com as do veículo utilizado por Ana para dar suporte ao crime e com os calçados de Fellype, encontrados em sua residência. A arma usada nos disparos, que teria sido descartada em uma lagoa, não foi localizada, apesar das buscas intensas realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

O caso levanta questões importantes sobre as consequências de relacionamentos abusivos e as motivações psicológicas por trás do crime, especialmente no que diz respeito à instigação de terceiros para ações violentas. A expectativa é de que o julgamento traga à tona detalhes adicionais do caso e determine as responsabilidades de cada acusado, oferecendo algum conforto à família das vítimas e à comunidade de Vilhena.

Juninho Laçador foi morto na saída do Haras Marquezini

.Fellype Gabriel Campos da Silva

Kaio Cabral da Silva Pinho

Carlos Marino ficou ferido na emboscada

Mulher apanha por olhar celular do marido em Chupinguaia

Na quarta-feira, 30, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar prenderam um suspeito e com ele apreenderam uma arma de fogo e munições no município de Chupinguaia. O homem, envolvido na prática do ilícito, foi conduzido à Unidade Integrada de Segurança Pública Unisp de Vilhena

Ocorrência policial

Por volta das 23 horas, uma equipe da Polícia Militar recebeu uma denúncia relatando que no bairro Cidade Nova havia um homem  agredindo a esposa.

Os policiais foram ao local e, em contato com a vítima, ela relatou que estava em sua residência com seu marido e um amigo da família ingerindo bebidas alcoólicas quando resolveu olhar o celular de seu marido, momento em que ele a pegou pelos cabelos e começou a agredi-la com socos na cabeça até que desmaiasse.

A vítima alegou ter acordado do desmaio no momento em que os policiais estavam chegando na residência, e declarou estar com medo de que seu esposo a matasse, vez que possui arma de fogo.

Indagado sobre os fatos, o agressor assumiu ter cometido o delito e, ao realizarem buscas na casa, os militares encontraram uma espingarda, sem marca, modelo ou numeração aparente, provavelmente de fabricação artesanal, cal .22 e 12 munições do mesmo calibre.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido e apresentado, juntamente com a arma e munições apreendidas, na Unidade Integrada de Segurança Pública Unisp de Vilhena

Fonte: 3°BPM

Rondoniense tem mal súbito durante treino e está em estado grave

Mídia Rondônia – A ciclista Andreia Araújo, esportista dedicada e bem conhecida em Jaru, encontra-se em estado grave após sofrer um mal súbito durante um treinamento. Andreia foi encontrada na tarde desta quarta-feira, 30, caída em frente ao estabelecimento Zé Alagoano. De imediato, ela foi socorrida e levada para uma unidade hospitalar local.

Devido à gravidade de seu quadro, a ciclista foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Porto Velho, onde permanece sedada e com suporte de aparelhos. A transferência foi realizada para garantir que Andreia recebesse o atendimento necessário em um centro médico especializado, dadas as complicações associadas ao mal súbito.

A situação de Andreia mobilizou familiares, amigos e a comunidade esportiva de Jaru, que reconhece nela uma referência de perseverança e paixão pelo ciclismo. Nas redes sociais, muitos manifestaram apoio e orações pela recuperação da ciclista, cuja trajetória inspira vários outros esportistas locais.