23.1 C
Porto Velho
24 junho 2026
Início Site Página 497

No Dia de Finados, tanque de caminhão explode e dilacera trabalhador em Vilhena

Mídia Rondônia – Na manhã deste sábado (2), uma tragédia marcou o Dia de Finados no Setor 12, em Vilhena, com a explosão de um tanque de caminhão que causou a morte de um trabalhador e deixou outros feridos. Segundo informações preliminares, o caminhão passava por reparos quando ocorreu a explosão fatal. A vítima, que estava limpando a estrutura interna do tanque no momento do acidente, teve o corpo dilacerado pela força da explosão, e fragmentos do seu corpo foram projetados pela área. Outro trabalhador também sofreu queimaduras graves.

Imagens do local começaram a circular nas redes sociais, chocando os internautas pela gravidade da situação. No entanto, o jornal Mídia Rondônia optou por não divulgar essas imagens, respeitando a dignidade da vítima e de seus familiares. Autoridades locais foram acionadas. O Jornal Mídia Rondônia continuará acompanhando o desenrolar do caso e trará atualizações sobre o estado de saúde dos feridos e eventuais comunicados oficiais emitidos pelas autoridades.

Condenados executores de motorista de aplicativo em Rondônia

Mídia Rondônia – A Justiça condenou Eduardo G. da Silva e Matheus W. dos Santos a 21 anos de reclusão, em regime fechado, pelo latrocínio do motorista de aplicativo Reginaldo Souza Leite, crime ocorrido em 23 de junho de 2024. Conhecidos como integrantes do grupo “Bonde do 7”, os acusados foram responsabilizados pelo homicídio e roubo de pertences da vítima, que foi forçado a dirigir até a zona rural de Ouro Preto do Oeste, onde foi brutalmente assassinado a tiros.

A ação criminosa teve ainda a participação de dois outros indivíduos, incluindo D.O., que foi condenado a 2 anos, 7 meses e 15 dias de reclusão em regime semiaberto por porte ilegal de arma. De acordo com a decisão proferida pelo juiz Carlos Roberto Rosa Burck, da Comarca de Ouro Preto do Oeste, a condenação de Eduardo e Matheus também incluiu a acusação de corrupção de menor, dado que um dos envolvidos era menor de idade na época dos fatos.

No dia do crime, após o latrocínio, os criminosos fugiram com o carro e os pertences de Reginaldo, mas foram localizados e presos no mesmo dia, graças ao trabalho conjunto da Polícia Militar e à colaboração de outros motoristas de aplicativo. A polícia também apreendeu a arma utilizada no assassinato, facilitando o avanço das investigações.

A Justiça caracterizou o crime como hediondo e, em sua decisão, o tribunal negou o direito de recurso em liberdade a Eduardo e Matheus, destacando a gravidade do ato e o risco que sua soltura representaria à ordem pública.

PM combate violência contra mulher em Vilhena

 

No cumprimento de suas atividades que visam mitigar atos de violências cometidos contra as mulheres, a Patrulha Maria da Penha do 3º Batalhão de Polícia Militar de Vilhena, se reuniu no dia 25 de outubro com o Conselho Municipal do Direito da Mulher a fim de estabelecerem objetivos e metas para o enfrentamento da violência que ocorre em âmbito doméstico. O trabalho realizado em rede é de fundamental importância para que haja eficácia no emprego de ações relativas à proteção das mulheres.

No mesmo dia, a Patrulha juntamente com o Proerd compareceram na aldeia indígena Aroeira, onde, através de palestras instruíram um público de aproximadamente 40 pessoas, entre aldeões e alunos da Escola Estadual Indígena Pirineus de Souza, sobre assuntos relacionados à Lei Maria da Penha, os tipos de violência que se cometem contra as mulheres, os danos provocados pelo uso de drogas e uso abusivo de álcool e aspectos preventivos para se combater a violência doméstica, além de temas relacionados aos cuidados essenciais que se devem ter em relação à saúde física e emocional.

Homem morre na porta de hospital após ser espancado em Rondônia

Um homem identificado como Fábio Xavier de Lima, de 45 anos, morreu no hospital João Paulo II, em Porto Velho (RO), na noite da última quinta-feira (31), após ter sido espancado. A vítima chegou ao hospital em um carro particular e, sem portar documentos, foi identificada posteriormente por meio de análise de impressão digital.

Até o momento, não há detalhes sobre a motivação do crime, tampouco sobre a identidade do agressor. A Polícia Civil iniciou as investigações para esclarecer as circunstâncias do espancamento e identificar possíveis suspeitos.

O caso segue em investigação, e a Polícia Civil busca pistas para poder esclarecer o que ocorreu antes do atendimento à vítima no hospital.

Portal SGC

Sábado nublado com pancadas de chuva em Rondônia

Neste sábado, Rondônia estará sob influência de uma área de baixa pressão atmosférica no sul, combinada com um fluxo de umidade vindo do norte da Amazônia, o que deve favorecer condições de instabilidade e chuvas isoladas em diversas regiões do estado. De acordo com as previsões meteorológicas, o dia amanhecerá com céu claro a parcialmente nublado, mas a partir da tarde haverá aumento da nebulosidade, acompanhado por pancadas de chuva e trovoadas isoladas, especialmente nas regiões central e sul do estado.

A convergência de umidade da floresta amazônica traz umidade que, ao interagir com a baixa pressão, forma nuvens mais densas e propensas a descargas elétricas. As chuvas podem ser mais intensas em áreas urbanas e rurais ao final da tarde, e as trovoadas, embora passageiras, podem trazer rajadas de vento e possibilidade de acúmulo de água em curto período.

Moradores de cidades como Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena devem estar preparados para mudanças rápidas nas condições do tempo, principalmente durante a tarde e início da noite. Mesmo com as pancadas de chuva, a previsão é que a temperatura permaneça alta, com máximas podendo chegar aos 34°C em algumas áreas. A umidade relativa do ar ficará em torno de 70% ao longo do dia, com quedas temporárias antes das chuvas.

 

Pé-de-Meia Licenciatura pagará mais de R$ 500 para futuros professores

Estudantes que utilizarem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursar licenciaturas poderão receber bolsas mensais de mais de R$ 500. A medida faz parte do Pé-de-Meia para Licenciaturas que será oficialmente anunciado este mês. A intenção é que a bolsa comece a ser paga já em 2025. As informações foram antecipadas, nesta sexta-feira (1º), pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Segundo Santana, os estudantes serão selecionados para o programa com base na nota do Enem. A ideia, segundo o ministro, é atrair bons alunos para que possam ser futuros professores nas escolas brasileiras. “A gente quer que os bons alunos possam fazer a licenciatura, está faltando professor de matemática, de física, de química, de biologia”, disse.

O ministro não divulgou ainda o valor exato do benefício, mas explicou que, assim como o Pé-de-Meia para o ensino médio, os estudantes receberão recursos que ficarão retidos em uma poupança, que poderão acessar quando concluírem a formação.

“Vai ser apresentado este ano, já para começar no próximo ano, porque a gente quer ver se a gente consegue usar o Enem agora. A gente já quer que o aluno no Enem, ele já saiba que ele vai receber uma bolsa, se ele escolher a licenciatura. Ele já vai entrar na universidade com uma bolsa paga pelo governo. É uma forma de estimular. Além de uma bolsa, ele vai ter uma poupança”, antecipou o ministro.

Mais professores

O Pé-de-Meia para Licenciaturas faz parte de um conjunto de ações do governo para valorizar os professores brasileiros da educação básica.

Santana pretende também criar incentivos para os professores que já estão em sala de aula. A pasta pretende criar o Mais Professores, inspirado no programa Mais Médicos, que oferece incentivos aos médicos para trabalharem em locais onde há maior demanda por profissionais de saúde e pouca assistência.

“[Programa no qual] o professor possa receber um plus a mais no salário dele, para ele ir para aquela escola, para aquela cidade que não tem um professor, como o Mais Médico. O governo federal paga ele para ir para um município que não tem médico. Então é mais ou menos na lógica”, disse o ministro.

Segundo Santana, é preciso valorizar a profissão docente no país. “Tem países que reconhecem como a principal profissão, no Brasil as pessoas não estão querendo mais ser professoras, não só por questão de remuneração, mas por falta de reconhecimento, de valorização. A ideia também aqui é criar uma cultura nesse país que as pessoas reconheçam o papel do professor, até porque todos nós passamos por ele, desde criança”, defendeu.

Pesquisas mostram que, por conta do desinteresse, o país corre o risco de um apagão de professores sobretudo nas escolas. Dados do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) mostram que, até 2040 o Brasil, poderá ter uma carência de 235 mil professores de educação básica.

Orçamento

As ações anunciadas dependerão, no entanto, de disponibilidade orçamentária. Em relação a quantidade de bolsas que serão ofertadas pelo Pé-de-Meia das Licenciaturas, o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, disse, em entrevista nesta semana, que a quantidade de bolsas dependerá de quanto houver disponível no orçamento da pasta para o próximo ano.

Em um momento de revisão de gastos obrigatórios do governo federal, o ministro garantiu, nesta sexta-feira, que “nenhuma política e programa que está em andamento será atingida por conta de qualquer medida do governo federal”.

“O candidato sou eu”, diz Jair Bolsonaro

247 – O ex-presidente Jair Bolsonaro, que perdeu seus direitos políticos e está inelegível, concedeu entrevista à revista Veja, em que afirmou que será o candidato da direita na sucessão presidencial de 2026, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve disputar um quarto mandato. A entrevista deixa claro que Bolsonaro aposta numa anistia e não pretende abrir espaço para outros nomes da direita, como os governadores Tarcisio de Freitas, de São Paulo, Romeu Zema, de Minas Gerais, Ronaldo Caiado, de Goiás, ou Ratinho Júnior, do Paraná.

Em 30 de junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos, até 2030. A decisão foi baseada na acusação de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O caso centralizou-se em uma reunião realizada em julho de 2022, no Palácio da Alvorada, onde Bolsonaro, então presidente e pré-candidato à reeleição, reuniu embaixadores estrangeiros e fez declarações infundadas que colocavam em dúvida a segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral brasileiro. Essa reunião foi transmitida ao vivo pela TV Brasil e pelas redes sociais oficiais, ampliando o alcance das alegações sem provas.

A maioria dos ministros do TSE entendeu que Bolsonaro utilizou a estrutura pública e os meios de comunicação oficiais para disseminar desinformação, configurando abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Com essa decisão, Bolsonaro está impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo até 2030, o que o exclui das eleições municipais de 2024 e 2028, além das eleições gerais de 2026. A defesa do ex-presidente ainda pode recorrer da decisão ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas, até o momento, a inelegibilidade permanece em vigor.

Amostradinho: homem é preso ao receber dinheiro falso em Rondônia

A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (31), um homem pelo crime de moeda falsa, em Porto Velho. A ação teve início após investigações indicarem o envio de moedas falsas para a cidade.

Na ação, os policiais federais realizaram a abordagem do destinatário logo após a entrega da encomenda e confirmaram a suspeita de que se tratava de 20 notas falsas de R$ 100.

Diante dos fatos, o indivíduo poderá responder pelo crime de moeda falsa.

A negociação, na maioria das vezes, ocorre por meio de aplicativos de mensagens, principalmente em grupos. As notas falsas têm origem em diversas regiões do Brasil.

Criança que viu mãe sendo esfaqueada morre atropelada em Rondônia

Uma criança identificada como Afonso Furtado Braz, morreu após ser atropelada por um caminhão na avenida Chianca em Costa Marques (RO). O menino era filho de uma jovem que foi assassinada pelo ex-marido minutos após a justiça autorizar a medida protetiva.

De acordo com o boletim de ocorrências, o menino estava acompanhado da avó, mas ao avistar um caminhão que seguia em sua direção ele soltou a mão dela para correr e acabou sendo atropelado pelo veículo.

Uma viatura que passava pelo local parou para prestar socorro, mas ao se aproximar, a equipe constatou que o corpo havia sido esmagado pelo veículo. Uma ambulância municipal também foi acionada ao local do acidente e o médico confirmou o óbito.

Ao ser questionado pela polícia, o motorista informou que não possuía habilitação e que a documentação do caminhão estava na empresa onde ele trabalhava. Diante das informações, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.

Após o corpo da vítima ser liberado para a funerária, a via foi liberada e o caminhão apreendido pela polícia.

G1

Vereador é preso acusado de incêndio florestal em Rondônia

o vereador Jurandir Rodrigues de Oliveira, o “Jurandir Bengala” (Republicanos), foi preso nesta quinta-feira (31), acusado de incêndio florestal em uma área no distrito de Rio Pardo, zona rural de Porto Velho. Ele negou a acusação, pagou fiança de R$ 10 mil e vai responder ao crime em liberdade.

De acordo com da ocorrência, equipes da PM e Corpo de Bombeiros realizavam patrulhamento pela Operação Queimadas apoio ao CBMRO desencadeada pelo Governo do Estado. Na altura da linha 67, Km 21, os agentes públicos observaram fogo em andamento e ao chegar ao local encontraram o vereador saindo de dentro da mata com um filho.

Abordados, os policiais encontraram um isqueiro no bolso de “Jurandir Bengala”. Ele alegou que era fumante, mas nenhuma carteira de cigarro foi encontrada nas vestes e nem no veículo dele.

O vereador disse que a propriedade pertence a esposa e a PM informou no registro de ocorrência que havia quase 10 hectares de florestas desmatadas. “Jurandir Bengala” acabou preso pela destruição a floresta e por provocar incêndio.

Na delegacia, o vereador afirmou que por volta das 16h30, viu fumaça saindo da propriedade da esposa, foi ao local ver sobre riscos de propagação, mas como não constatou nada, já ia embora quando foi abordado. Ele pagou fiança e foi liberado.

Rondoniagora